♥ CARTA DE UMA MÃE ♥

"Querida  filha...
Espero que com o passar dos anos, no dia em que eu não for mais a mesma, tenhas paciência e me compreendas. Quando derramar comida sobre a minha roupa e não conseguir calçar os meus sapatos, que tenhas paciência comigo e te lembres das horas que passei ensinando-te a fazer as mesmas coisas.
Se, quando conversares comigo, eu repetir as mesmas histórias que sabes de sobra como terminam, não me interrompas e escuta-me. Quando eras pequena, para que dormisses, tive que te contar milhares de vezes a mesma história até que fechasses os olhinhos.
Quando estivemos reunidas e, sem querer, fizer as minhas necessidades, não fiques com vergonha. Compreende que não tenho culpa disso, pois já não as posso controlar. Pensa, quantas vezes, pacientemente, troquei as tuas roupas para que estivesses sempre limpinha e cheirosa. Não me reproves se eu não quiser tomar banho, sê paciente comigo.
Lembra-te dos momentos em que te persegui e os mil pretextos que inventava para te convencer a tomar banho. Quando me vires inútil e ignorante na frente das novas tecnologias que já não poderei entender, suplico-te que me dês todo o tempo que seja necessário e que não me machuques com um sorriso sarcástico. Lembra-te que fui eu quem te ensinou tantas coisas. A comer, a vestir e como enfrentar a vida tão bem como hoje o fazes. Isso é o resultado do meu esforço e da minha perseverança.
Se, em algum momento, quando conversarmos, eu me esquecer do que estamos a falar, tem paciência e ajuda-me a lembrar. Talvez a única coisa importante para mim naquele momento seja o facto de te ter perto de mim, dando-me atenção e não o que falávamos.
Se alguma vez eu não quiser comer, espero que saibas insistir com carinho. Assim como fiz contigo. Também espero que compreendas que, com o tempo, não terei dentes fortes e nem agilidade para engolir. E quando as minhas pernas falharem por estarem tão cansadas e eu já não conseguir mais me equilibrar… com ternura, dá-me tua mão para me apoiar, como eu o fiz quando tu começaste a caminhar com as tuas perninhas tão frágeis. E se algum dia me ouvires dizer que não quero mais viver, não te aborreças comigo. Algum dia entenderás que isto não tem a ver com o teu carinho ou com o quanto te amo. Compreende que é difícil ver a vida abandonando aos poucos o meu corpo e que é duro admitir que já não tenho mais o vigor para correr ao teu lado ou para te ter nos meus braços como antes.
Sempre quis o melhor para ti e sempre me esforcei para que o teu mundo fosse mais confortável, mais belo, mais florido. E até quando me for, construirei para ti outra rota num outro tempo, mas estarei sempre contigo e zelando por ti. Não te sintas triste ou impotente por me ver assim. Não me olhes com cara de dó. Dá-me apenas o teu coração, compreende-me e apoia-me como o fiz quando começaste a viver. Isso me dará forças e muita coragem. Da mesma maneira que te acompanhei no início da tua jornada, peço-te que me acompanhes para eu terminar a minha. Trata-me com amor e paciência, e eu te devolverei sorrisos e gratidão, com o imenso amor que sempre te devotei.
Um beijo, tua mãe."

Queridos amigos,
hoje faleceu o tio Áureo. Ele estava lutando contra um câncer, e na última vez que o visitamos já estava muito ruinzinho... e pior, extremamente lúcido! Deu dó porque era nítido que ele sabia que não adiantava mais lutar, não havia mais nada que ele pudesse fazer pelo seu próprio corpo... Ele conversava normal (bem normal até.. rsrs continuava contando suas piadas e fazendo "graça" com a cara de todo mundo), mas já quase não andava e estava sendo alimentado por sonda. Sabia que seu último dia estava próximo e isso deve ser horrível...

Há cerca de 1 ano faleceu meu tio Adilson (o único irmão da mamãe), e de lá pra cá mamãe já não é mais a mesma... Nesses últimos meses tem andado meio "confusa", confundindo as coisas, dizendo que quer dormir e não acordar mais... está tão desanimada com a vida e sua saúde também não está 100%... Eu tento animá-la, estou com ela sempre, ajudo no que posso, mas tem sido tão difícil...
Hoje li esse texto num blog lindo (http://www.gostospessoais.blogspot.com/), da Maria João, e trouxe pra cá! Todos os dias peço a Deus pela saúde da mamãe e que Ele abençoe ela e papai com muitos anos de vida ainda!!! Amém!

0 CLIQUE AQUI!:

Postar um comentário

Ficarei muito feliz ao ler seu comentário. Mesmo que seja uma crítica, feita com educação, é bem-vinda para que o conteúdo do blog possa sempre melhorar!

Atualizações do Instagram

Subir