♥ ORGANIZANDO UMA FESTA INFANTIL ♥

Festa tem que ter alegria, imaginação, brincadeiras, bolo, brigadeiro e refrigerante. Mas o mais importante disso tudo, é que haja muita, mas muita disposição!

1- Conte com a “colaboração” da criança (de acordo com a faixa etária), afinal a festa é dela! Deixe ela escolher o tema, participar da escolha das lembrancinhas, brincadeiras, enfeites de mesa, guloseimas... tudo dentro do seu orçamento. Nada de levá-lo a melhor casa de festas da cidade para depois dizer: “Aqui a mamãe e o papai não poderão fazer”.

2- Decidam onde será a festa, dia e horário e façam juntos a lista dos convidados.
Os Convites:
Se for numa casa de festas infantis, provavelmente eles serão da casa. Aí é só escrever e entregar. Se decidir fazê-lo, procure por algo original, que tenha a ver com o tema, mas não gaste muito com isso, pois são jogados fora após o evento! Há também convites prontos com cada tema, encontrados facilmente em lojas especializadas e internet. Entreguem os convites com cerca de 10 dias de antecedência. Se a criança já souber escrever o nome, deixe-a assinar os convites.

3- Se sua festa será em casa de festas especializada, você não terá que se preocupar com muita coisa, mas lembre-se de perguntar tudo nos mínimos detalhes. Saiba exatamente o que está incluído e o que não estiver, como você deve proceder para que não tenha nenhuma surpresa ou gasto maior do que o previsto.

4- Se a comemoração será realizada em um espaço residencial (casa, play, salão de condomínio), decida o buffet ou se você mesma fará essa parte. Hora também de comprar o material descartável, de acordo com a lista de convidados já elaborada.
O Buffet:
Se for contratado, combine tudo nos mínimos detalhes. Pergunte, sempre. Quantos garçons, copeira, fritadeira, material descartável, óleo (para frituras), louças e material de cozinha e etc. Veja se tudo está incluído no serviço.
O consumo de comidas e bebidas varia de acordo com o ambiente, a idade e a facilidade que o convidado encontra para se servir. Serviços do tipo self-service também são muito admirados tanto pelos pequenos como pelos adultos. É uma forma de economizar em alguns serviços (como vários garçons, por exemplo) e deixar que os convidados se sintam a vontade para se servir. O horário também é muito importante. Você pode servir além dos salgadinhos e/ ou lanches, um almoço ou jantarzinho (Massas e Strogonoff agradam muito e rendem. Para os acompanhamentos: batata palha e um tipo de salada são suficientes). Se for a tarde, pode optar por só servir lanchinhos. Lojas especializadas vendem em quantidade num ótimo valor. Mini-pizza, mini-hamburguer, cachorro-quente, batatas-fritas e etc são os preferidos da garotada!
Numa festa de criança a preocupação deve ser sempre em agradar o aniversariante e seus amiguinhos. Se não puder comprar cerveja (porque pesa no orçamento e a criança mesmo nem bebe), compre apenas refrigerantes. Não esqueça da água mineral e, se quiser, pode até acrescentar algum suco.
Vamos colocar um cálculo de buffet para 100 pessoas (adultos e crianças), e você pode adaptá-lo para a sua quantidade de convidados.
Refrigerante: 70 litros
Água: 10 litros
Sucos: 10 litros
Salgados: 2500 (ou 2000 se for colocar "lanchinhos")
Docinhos: 400

5- Tenha em mente que “é melhor sobrar do que faltar”, mas que isso não deve se aplicar a tudo! O que não pode faltar é:
- refrigerante
- cachorro-quente
- bolo
O restante é “extra” para a criançada. E para eles é melhor a quantidade do que a qualidade. Então, se acabou o brigadeiro, sirva outro docinho... Acabou-se o bombom na mesa de guloseimas, coloque balas... Com certeza, a criançada ficará feliz do mesmo jeito! Importante: outra coisa que não pode faltar é lembrancinha. É melhor fazer a mais e sobrar do que alguma criança não levar... isso deixa um amiguinho muito triste!
Uma mesa muito utilizada hoje em dia é a de Guloseimas, e que as crianças realmente adoram! Normalmente os serviços de decoração, oferecem também a decoração da mesa de guloseimas, e em nosso álbum de fotos você pode ver algumas de nossas montagens. As guloseimas normalmente não são incluídas no valor da decoração, e se forem, novamente pergunte sobre tudo! Quantidades, marca, variedade e etc. Recomendamos investir em maior variedade de itens do que em quantidade pois uma mesa diversificada além de mais bonita agrada à todos os convidados. Também é interessante providenciar potinhos ou saquinhos vazios para que os convidados possam levar os doces para casa. Tenha em vista sempre o número total de convidados e não só as crianças pois os adultos são os que mais aproveitam as guloseimas. Lembre-se, também, de conferir a data de validade dos produtos e seus aspectos gerais como cor, forma, etc. Pois, na pressa podem vir doces melados, amassados, abertos ou vencidos. Por último, deixe os doces em local fresco, longe do sol e insetos.
Vamos colocar um cálculo também para 100 pessoas (adultos e crianças), e você pode adaptá-lo para a sua quantidade de convidados.
Base de Cálculo: Embalagens com 50 unidades.
Dois sacos de Jujuba, 1 saco de Marshmellow, 2 sacos de Pirulitos, 1 saco de balas sortidas, 1 saco de Caramelo (balas ao leite, recheadas, “Gamadinho” ou similares), 1 caixa de chicletes, 2 caixas de Confete ou Disquete, 3 caixas de bombons sortidos, 5 caixas de Bis (cada caixa contém 20 unidades), 2 caixas de Chocolates (“Batom”, “Tortuguita”, “mini-Talentos” ou similares), 2 potes de Paçocas, 2 potes de Doces de Leite (“Chup-Chup”), 2 potes de Pingo de leite e 1 saco de Amendoim. Se quiser investir um pouco mais na mesa de guloseimas, inclua chocolates diferenciados (Chokito, Milkybar, Prestígio, NascauBall) ou importados do tipo goma em formatos diferentes (dentaduras, frutas, minhocas e etc.)

6- Depois dessa parte, decidam a animação, tipo de música, e todas as brincadeiras para o grande dia! E brinquem, brinquem bastante, porque festa de aniversário é para isso mesmo! E quando chega a hora, o tempo voa...

Se você ainda tem alguma dúvida ou se precisa de alguma indicação de qualquer serviço, é só deixar um recadinho, ok? 
'Image

5 comentários:

  1. coloco paquenas caixinhas de sucos variados?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colocar pequenas caixinhas onde? Só se forem para as "lembrancinhas", daquelas que vão em baldinhos... a pipoca, o suco e um doce. Tipo um 'kit cinema', sabe? Mas para servir na hora da festa, o melhor são os sucos em jarras mesmo, para irem direto nos copos, igual ao refrigerante! ;) Até porque, para servir em caixinhas...creio que sairá muito caro, dependendo da quantidade de crianças.
      Bjks!

      Excluir
  2. Adorei as dicas e com certeza irei utilizar, mas estou c uma dúvida, o cálculo de Buffet que passou é para festa self service? Pois a festa de minha filha será nesse estilo e como as comidas estarão à disposição tenho medo de errar na quantidade. Serviremos lanchinhos e alguns salgados assados pois a festa é de tarde com tema pic nic. Teria como me ajudar nesse cálculo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      o cálculo descrito é para serviço de buffet, com garçons. Para comidas expostas, do tipo self service, essa quantidade diminui um pouco. Embora as pessoas se sintam mais a vontade para pegarem o que quiserem, acabam parando ao se satisfazerem, o que não acontece quando há garçons... Mesmo saciados, quando estão conversando, e o garçom oferece mais alguma coisa, acabam aceitando. rsrsrs O picnic pode ter opção de bolos variados, biscoitos, pães e salgadinhos de forno. O ideal é calcular 1 bolo grande (aquela forma com furo no meio) para até 25 pessoas. E uma variedade de 3 sabores, pois tendo uma variedade grande, acaba que o mais gostoso vai primeiro (e nem todos comem). 5 a 6 salgados (incluindo os pães), já deixa todo mundo satisfeito! E para os picnics, as gelatinas e saladas de frutas também fazem muito sucesso! ;)
      Bjks!

      Excluir
  3. Muito obrigada!!! Suas dicas são valiosas!!! Bjbjbj

    ResponderExcluir

Ficarei muito feliz ao ler seu comentário. Mesmo que seja uma crítica, feita com educação, é bem-vinda para que o conteúdo do blog possa sempre melhorar!

Atualizações do Instagram

Subir