Daily Archives

08/02/2011

Ação Social / Utilidade Pública, Moda, Reciclagem

♥ SUSTENTABILIDADE E MODA: TEM A VER? ♥

CLARO!
Prova disso é a EcoFashion!
Desde que a idéia começou a “fervilhar” na minha cabecinha “fértil”, eu tenho lido bastante a respeito.
E tenho visto muita coisa legal, embora o “tchan” da coisa seja justamente o “inverso”: ENCARECER o produto! Porque quando as grandes empresas se propõem a “ajudar”, EU ACHO que deveriam arcar com isso, não passar o gasto para o cliente, entendem? Claro que reformular toda uma estrutura gera transtornos, baixa na produtividade (inevitável) e consequentemente menor arrecadação financeira. Mas as empresas poderiam pensar lá na frente… que fosse pelo “marketing” mesmo, de “ganhar” o cliente através de uma AÇÃO VOLUNTÁRIA cujo resultado seja melhorar o MEIO DE TODOS!!! Afinal, cuidar do meio ambiente é uma coisa que tem que ser divulgada o tempo todo… e tem que ser incentivada sempre!
Por exemplo:
A H&M fez a coleção Garden Party, com materiais reciclados, sutentáveis e com baixo impacto ambiental, como poliéster reciclado, linho e algodão orgânicos. A iniciativa foi legal, e embora a  marca seja de “fast fashion”, e continue lançando  CENTENAS de outras peças de materiais sintéticos, destinadas ao consumo rápido, que irão levar mais de 200 anos para se degradar no meio-ambiente, fez uma “pequena parte”!!! 
Olha, claro que é “alguma coisa”, mesmo sendo pouco… Eu mesma, em casa, poderia fazer muito mais pelo planeta, e as vezes, não o faço!!! Simples assim!!! Seja por educação, por hábito mesmo… enfim, eu sei que poderia fazer mais… Então, não vou criticar empresas que de repente, lançam UM produto “ecológico” enquanto continuam fazendo MIL prejudiciais ao meio ambiente. Mas acho sinceramente que é possível a sustentabilidade e a moda andarem juntas SIM!
O triste da moda é o fato das grandes redes varejistas estarem intimamente relacionadas à contratação de mão-de-obra barata em países em que os direitos trabalhistas não são respeitados, com salários irrisórios, semi escravidão e outros “detalhes” que rodeiam os trabalhadores, globalmente!!! Aliás, esse é um outro assunto, vamos deixar para o próximo post da moda! =)
A Levi’s com a linha “Water Less”, reduziu o consumo de água no processo final do denim até 96%. Enquanto uma calça jeans tradicional necessita de 42 litros de água para a lavagem, este novo processo inclui um tratamento de ozônio para reduzir esse montante. Ou seja, utilizando o mesmo material consegue-se cuidar do meio ambiente! Tá bom, fazem o restante TODO da pior forma, mas são anos e anos AGINDO da mesma forma. Imagina investir uma vida em alguma coisa, e depois de tudo pronto, alguém falar que está tudo errado??? É difícil, não é? Então, acho que a gente tem que criticar com “consciência” que nem sempre fez ou faz o nosso melhor também!
Aos poucos, estamos vendo um crescimento pela moda “eco-friendly” e também a preferência por roupas feitas de fibras naturais (biodegradáveis e recicláveis), muito mais duradouras e menos poluentes do que suas contrapartes sintéticas.
E agora o que me chamou atenção foi o Tênis Ecológico da OAT Shoes:

Dentro da filosofia dos R´s, a marca lançou um “tênis sustentável”, que após usar, você pode plantá-lo para nascer uma árvore!!!
Os tênis são feitos com material biodegradável e possui sementes embutidas em cada pé, para que depois de usá-los, você possa plantá-los!!! Owh, que fofo!
No nosso país essa tendência  começou a surgir entre as mais conhecidas marcas de roupa. O porquê do crescimento LENTO desta moda não é a falta de sensibilização dos consumidores, mas o alto custo desses produtos e as dificuldades dos processos de produção.
Mas a gente pode chegar lá… todo mundo pode!
E AJUDAR NUNCA SAI DE MODA!!!

Ação Social / Utilidade Pública, Crianças / Filhos, Diário da Si

♥ NOVIDADES! ♥

Essa semana está agitada!!! Reorganizando horários… escola nova dos filhotes…reunião, lista de material, tênis e etc, etc, etc…
Bem, não pintou nenhuma escola para “aflorar” meu lado professora, então nesse ano letivo, vou desempenhar tal papel apenas com meus 2 alunos particulares mesmo… he he he
E agora também tenho que me dedicar a EcoFashion, estou suuuuuuuuper empolgada e em breve vou mostrar muita coisa legal por aqui!!!
Mas voltando ao assunto: mãe / educadora! rsrs
Acabei de me tornar uma Embaixadora Pritt!. Sim, aquela marca de cola… aquela cola que só a Pritt tem!!! rsrsrs Tá legal, já tentaram copiar, mas nenhuma é a mesma coisa, né? rsrs
Desde 1969, Pritt é o produto ideal para colar papel, papelão e fotos, de maneira limpa, rápida e precisa. Pritt é líder de mercado e a primeira cola em bastão do mundo.
Pritt está disponível em três versões:
“Pequeno” (10g) é indicado para crianças e para colar áreas pequenas, cantos e bordas.
“Médio” (20g) indicado para atividades diversas no escritório, na escola e em casa.
“Grande” (40g) é indicado para quem usa muita cola e para colar áreas grandes.
Agora o que vc não sabe, é que a cola Pritt além de não possuir solventes, PVC, e não ser tóxica, ela é lavável a 30ºC.  Para trabalhos em casa até com colagem de tecido ela faz grandes transformações!!! Sem fazer aquela “melequeira”!!! Ainda mais com criança, né? rs
Quer sugestões para curtir com suas crianças e aproveitar cada momento, clique na imagem:

 Conheça a causa e divulgue!
Bjks!