Blogs Parceiros, Bombril para blogs, Dicas, Diversos

10 DICAS PARA COMEÇAR UM BLOG DE SUCESSO

Oi lindonas!!! 🙂

Quando eu começo a falar do nosso #EBSA, eu recebo ainda mais e-mails e mensagens pedindo ajuda de como iniciar e/ou manter um blog. Dicas de como aumentar engajamento, como conseguir parcerias, enfim… são tantas as dúvidas, que eu resolvi fazer um novo post para ajudar quem está começando. Mas você pode procurar outras dicas como essa por aqui, tá? E lá no canal tem algumas dicas também. Vamos lá… Normalmente os questionamentos começam assim:

Como posso começar um blog de sucesso?

Bem, primeiro você precisa começar um blog (plantar), depois trabalhar nele (semear), e só depois de todo o cuidado e tempo suficientes, que irá colher o esperado sucesso. Já disse aqui algumas vezes que sucesso é uma coisa muito pessoal e relativa. O ideal é que você tenha na sua mente suas próprias metas, anote ideias, se dê prazos, planeje ações…  Quem já começa pensando no sucesso, normalmente se desanima com mais facilidade também. E mirar no sucesso dos outros nunca é o melhor caminho para começar. Aí que entra aquela frase linda: “faça com amor!” E por incrível que pareça, é só assim que dá certo. Começar algo porque a gente gosta, porque a gente quer, já é bem mais favorável.

amo blogar-blogueira s/a-simone aline-dicas para blogs-ajuda para blogs iniciantes-blog de sucesso

Seguindo as perguntinhas que chegam, separei as mais comuns, e fiz uma lista com as 10 principais dúvidas na hora de criar um blog:

1) Fazer um blog para falar de que? Bem, se quiser (e souber) falar de um assunto específico, focar nele pode ser um diferencial e tanto. Pode fazer com que seu trabalho se torne referência. Por outro lado, pode limitar também. Então, se você é do tipo expansiva, e gosta de várias coisas a ponto de escrever sobre elas,  não ter um só assunto será bem melhor, e não irá limitar sua inspiração.

2) Um blog gratuito, ou um domínio próprio com hospedagem paga? Eu sou mão de vaca, né gente?! Eu acho que pra começar, deve-se experimentar os serviços gratuitos. Se acostumar com a ideia, cativar o leitor, fazer amizades, e ter a certeza que é o que realmente quer fazer.

3) Como escolher um nome e um layout? Nome tem que ser a sua cara. Algo da moda pode não interessar daqui há algum tempo… E layout, bato novamente na tecla do gratuito. Tem vários lindinhos por aí. Além de ser bacana ir treinando a mexer no html, lendo mais sobre o assunto, até que tudo fique do seu jeito. Não esqueça que aparência atrai. Ninguém gosta de uma “embalagem” feia. Seu blog tem que ter a sua cara, mas tem que ser acolhedor para que o leitor queira voltar. Quem não gosta de um cantinho aconchegante?

4) Sobre o que escrever? Se quer blogar pelo carinho e não pelo glamour, fale de você, da sua história… abrir seu coração, e mostrar quem você é de verdade, é sempre o melhor caminho! A internet é pra isso mesmo: pra fazer amizades, pra conhecer as pessoas, pra se distrair, falar da vida, bater papo… É a realidade atual, é a forma como as pessoas se expressam. Ou crie uma temática (algo que conheça, que domine, que goste).

4) Frequência de posts e respostas – De nada adianta tudo isso, se você vai fazer um post a cada semestre. A internet é veloz. E ninguém gosta de gente de lua, que simplesmente vira eclipse e some!!! Seja presente. Simpatia é tudo! Responder e tentar ajudar quem lhe visitou é primordial. Converse com quem chega. Acolhimento é fundamental! Não poupe palavras, essa é a dica! ha ha ha

5) Imagens ruins – Não precisa ter foto profissional. Mas ter um pouco de bom senso ajuda bastante. Fotos tremidas, borrões, e etc, não pegam nada bem e causam uma péssima impressão em quem visita! Tente tirar fotos com uma boa luz, tente aproximar ao máximo para mostrar detalhes, enfim… tente! E diga que está tentando. As pessoas tem que saber de suas condições reais, isso aproxima seu leitor. Todo mundo vai aprendendo com o tempo! Se a foto está ruim, mas você quer falar sobre aquilo, e não tem como tirar outra… explique, fale a verdade para quem vai ler. Diga o quanto queria mostrar uma foto melhor, mas que infelizmente não tem. Enfim… tudo é a forma como a gente escreve! O feio pra quem ama, bonito lhe parece! 😉

6) Português – Já quanto a escrita, perdoem-me… mas porque raios uma pessoa quer fazer um blog se não curte escrever???? Deus!!! Gostar de ler e escrever é imprescindível para uma blogueira. Se não é sua praia, melhor investir seu tempo apenas no Youtube ou Instagram. Blog  PRECISA de uma boa escrita sim. Não precisa ser exímia, mas vejo blogs por aí, que sinceramente, não tem como ler um post inteiro! Assim como vejo blogs que um post inteiro tem apenas uma frase! Oi???? Blogueira preguiçosa não rola!

7) CRIAR E NÃO COPIAR!!! Criar seu conteúdo parece básico, mas nem todo mundo pensa assim! Se for usar alguma coisa de alguém, peça, crie link, avise e dê os créditos!

8) Divulgue-se – Use suas redes sociais da melhor forma (e claro, com bom senso). Mas não é legal manter algumas redes no automático. Facilita muito associar todas as contas. Daí, aquilo que você publica no instagram, vai para o face, para o twitter e etc. Mas se as pessoas perguntarem alguma coisa nessas redes? Se você não visitar por lá também, não adiantará nada divulgar o blog. Isso ainda afastará um leitor. Então, as redes estão aí para ajudar na divulgação. Mas presença é fundamental!

9) Não faça SPAM – Recadinhos prontos, Ctrl C + Ctrl V em vários locais, ou comentários pedindo visita ou se divulgando apenas, são pontos negativos para um blog. As pessoas estão na internet para serem vistas, ouvidas, e claro, para interagirem!

10) Organização – Tudo sempre fica melhor quando está organizado. Tente seguir um roteiro. Anote tudo. Faça um cronograma de ideias e metas. Organize não apenas visualmente, mas também internamente, para que você mesma possa se achar. Quanto maior sua organização, mais otimizará seu tempo. Faça posts frios (resenhas, makes, e etc, que poderão ser publicados a qualquer hora). Se está inspirada, escreva.  Mas não fique esperando a inspiração. Sente-se no pc, e deixe sua imaginação fluir um pouco. Quem exercita a escrita, nunca fica sem assunto e palavras! 😉

Bem, são 10 dicas bem básicas, mas que se praticadas, podem colaborar muito com quem está tentando alcançar seu lugar ao sol! A estrada é longa, o caminho nem sempre tem apenas flores. Mas siga em frente, pare para descansar ou ajudar quem está no caminho… esqueça as pedras, os espinhos (porque eles fazem parte da caminhada também). Foque no horizonte, em onde você quer chegar. E apenas vá!

Bjks!

Previous Post Next Post

Posts Relacionados

10 Comments

  • Reply Maridão 05/02/2016 at 11:13

    Linda a postagem! Por isto sei que você esta no caminho certo! Te amo hoje mais do que ontem e bem menos que amanhã!

  • Reply Dicas da Mônica 05/02/2016 at 11:14

    Amei o post, suas dicas são ótimas me ajudou muito.
    Beijos

    • Reply Simone Aline 05/02/2016 at 20:43

      Olá Mônica, que bom que ajudou! Estamos aqui para isso, para ajudarmos umas as outras! 😉 #JuntasSomosMelhores Bjks!

  • Reply Daniele 05/02/2016 at 12:11

    É por todo esse carinho que você tem em ajudar o próximo que cada dia me identifico mais com você!
    Seguindo as dicas em 3, 2, 1!!!!

    Beijos

    • Reply Simone Aline 05/02/2016 at 20:47

      Ohwn Dani… obrigada!!! A gente sempre tem alguma coisa pra ensinar e pra aprender, acho sinceramente que o que falta mais na blogosfera de hoje, é de gente querendo interagir! #JuntasSomosMelhores Super beijo!

  • Reply Maria Ulhôa 05/02/2016 at 14:06

    Não é atoa que acompanho seu blog, você é você, como costumo dizer para algumas meninas gente como a gente, adorei sua postagem e por incrível que pareça estou na montagem de um que fala sobre como meu blog tem conseguido mais views, obrigada por compartilhar conosco, essa semana na madrugada estava estudando a blogosfera vendo seu vídeo com seu esposo, onde diziam para sermos nós mesmo e não mentirmos números.

    Beijos
    http://www.mariaulhoa.com

    • Reply Simone Aline 05/02/2016 at 20:52

      Mas não é????? Pra que mentir? Em especial se as pessoas tem como descobrir a verdade. Fica feio pra quem mente! Aos pouquinhos, com dedicação e trabalho, tudo vai melhorando, vai fazendo as visualizações aumentarem. Quanto mais a gente estuda, pesquisa, e interage com outros blogs, mais a gente cresce! #JuntasSomosMelhores Super beijo!

  • Reply Érica Cruz 05/02/2016 at 21:49

    Ótimas dicas, Simone!
    Beijinhos

  • Leave a Reply