Bombril para blogs, Dicas, Diversos, Fala Pra Mãe: perguntas e respostas, Negócios, O Blog

TUTORIAL DE MIDIA KIT: APRENDA A FAZER O SEU!

Oi gente linda! 🙂

Prometi para vocês que falaria sobre Midia Kit, e cá estou, para tirar algumas dúvidas que ainda surgem:

O que é Midia Kit?

Um “currículo” do seu blog/canal, onde você mostra o que faz, o que sabe fazer, e a experiência que adquiriu até o momento.  Se você tem a intenção de monetizar seu blog, fazer um midia kit é imprescindível!

Para que ele serve?

Para ser apresentado à empresas e marcas com quem poderá fazer parcerias, fechar campanhas e participar de ações remuneradas.

Como fazer um Midia Kit?

Power Point é o mais prático, rápido e permite uma personalização bem bacaninha. Mantenha sua “identidade”: logo na capa, tons semelhantes, fontes… mas nada de exageros! Lembre-se: é um currículo!

Que estatísticas devo incluir no meu Midia Kit?

Além dos dados básicos e sua experiência, os dados de acesso são importantíssimos. Querendo ou não, antes de remunerar seu blog, terá que ter um nº considerável de leitores, inscritos, seguidores… Claro que esse não é um fator absoluto, mas é óbvio que para uma marca, é melhor fechar negócio com alguém com mais visualizações, certo? Mas o mais importante, é falar a verdade! Não adianta mentir nos números do seu midia kit, porque a empresa tem como buscar essas informações. E daí, pode até abrir uma porta… e fechar todas as outras pela frente! Se você não quer isso, não minta sobre o seu alcance. Outro ponto importante é que interação conta muito também! Então, redes “automáticas” acabam gerando resultado inverso do que se deseja. Mas isso vai ser tema do próximo post! 😉

DICA DE MÃE: Fale do SEU trabalho, não do trabalho da coleguinha! 😉 Isso fica feio pra você mesma! Então, nada de comparações, positivas ou negativas (pior ainda!!!).

Clipping ou Portfólio?

Clipping é a seleção de notícias (impressas, televisivas, online e etc) que já saíram em algum canal de mídia sobre seu trabalho e seu blog. Portfólio é uma coleção de trabalhos já realizados! Resumindo, não importa se vai chamar de clipping ou portfólio, é aí que vai mostrar os trabalhos importantes que já tenha feito com seu blog/canal. As marcas com as quais já fez alguma campanha. Jornais e revistas que já publicaram algo a seu respeito. Palestras, programas de rádio ou tv e eventos em que já foi convidada para falar sobre o seu trabalho, também são bem-vindos!

DICA DE MÃE: O ideal é não se perder nessa hora! É bacana participar da platéia de algum programa de televisão? É… a família vibra, acha o máximo!!! Mas para um portfólio, ser “platéia” não tem nada de especial. 😉 Coloque nessa parte somente algo relacionado ao seu “trabalho”!

Outro fator importante, é que esse clipping não precisa estar obrigatoriamente no seu midia kit. Eu, por exemplo, prefiro deixá-lo aqui no blog mesmo, e quando envio meu midia kit para alguma empresa, passo a informação e o link desse meu portfólio.

Quando atualizar um Midia Kit?

Mensalmente! Sim, você vai ter que perder um tempinho, todo início de mês, para fazer isso! Mas depois do modelo pronto, o arquivo editável (eu uso em PPT), só alterar uma coisinha ou outra. Novos seguidores, novos trabalhos ou qualquer informação a acrescentar. Após as alterações, salve em PDF (mais utilizado) para enviar. Fiz um modelo básico que você pode baixar clicando nesse link: https://goo.gl/FmCY2y e editar de acordo com o seu próprio blog. 😉 O meu, sempre que atualizo (todo início de mês), eu coloco aqui mesmo no blog, junto com o meu portfólio.

Como colocar valores?

Esse é um outro item que não coloco no meu. Primeiro porque valores são negociáveis, sempre! E segundo porque acho mais bacana a empresa primeiro saber o meu “valor” não monetário. E depois de demonstrar o interesse dela em um possível trabalho, aí sim, falar de dim dim!  E quanto cobrar? Seja realista consigo mesma! Se você fosse uma empresa, pagaria quanto para anunciar num blog como o seu? Que tipo de retorno acha que teria?

DICA DE MÃE: não se subestime e nem superfature! Essa eu peguei no post da minha guru, que é leitura fundamental para quem quer trabalhar com blog! E claro, Loma Sernaiotto (que tem até um curso de midia kit AQUI).

E se precisar de ajuda, pode contar com a mãezica aqui!

Bjks!

Previous Post Next Post

Posts Relacionados

7 Comments

  • Reply Agatha Alfeu Cavalcanti 09/06/2016 at 11:11

    Nossa Si, você me ajudou e muito, eu já ia te caçar pra tirar essas duvidas haha. Muito obrigado s2

  • Reply Isis Duarte 09/06/2016 at 11:30

    Olá Si, adorei esse post, bem explicadinho, mas tenho uma dúvida, quando você acha que é a hora certa de fazer um mídia? Você acha que tem um número minimo de inscritos para montar um? Me ajuda com isso, um super beijo e admiro muito seu trabalho.

    • Reply Simone Aline 09/06/2016 at 11:42

      Oi Isis, acho que a partir do momento que você deseja trabalhar com seu blog, é a hora de fazer o seu midia kit. Não há um mínimo de inscritos. Quando você já tem leitores que sempre te visitam, já é um público! E pode ser interessante para uma marca. Tudo vai depender do seu nicho, da interação, da qualidade de seu trabalho mesmo. Usar a criatividade e a sinceridade, acima de tudo, pode contar pontos também na hora de buscar uma parceria. 😉 Super beijo!

  • Reply Maria Ulhôa 09/06/2016 at 13:11

    Arrasou, já vou melhorar algumas coisas no meu.

    Beijos
    http://www.mariaulhoa.com

  • Reply Tatiana da Silva 28/08/2016 at 15:59

    Oi Si, como é complicado esse midia kit… Algumas informações como visitante único é difícil de encontrar? Fica no blog? Beijos.

    • Reply Simone Aline 30/08/2016 at 22:17

      Oi Tatta, normalmente nos painéis de visita tem essa informação, junto com as pageviews 😉 Se não, no analytics você pode encontrar essa informação.
      Super beijo!

    Leave a Reply