PARQUE DAS AVES E MARCO DAS 3 FRONTEIRAS

Oi gente linda :)

Um dos passeios turísticos mais importantes de Foz do Iguaçu é o Parque das Aves. Sem nenhum subsídio ou parceria governamental, o parque é particular, e a história de vida de seus fundadores é simplesmente linda! Amo ouvir histórias de pessoas que fazem a diferença, que realizam sonhos e fazem as demais pessoas sonharem com isso também.

A cada 10 animais "roubados" da natureza, para venda ilegal, apenas 1 sobrevive!

TODOS os papagaios do parque sofriam maus tratos e foram resgatados do tráfico de aves. E por serem mantidos em ambientes extremamente pequenos, suas asas foram danificadas e eles não conseguem voar...  :(

A história do Parque das Aves começa no sudoeste da África, em uma cidade costeira na Namíbia, onde a família Croukamp ganhou um filhote de Papagaio-do-Congo, o qual logo despertou o amor pelas aves em Dennis Croukamp.

Anos depois, a família mudou-se e um amigo sugeriu a Dennis que se mudassem para Foz do Iguaçu para construir um parque de crocodilos. Dennis replicou: "Eu gosto de aves. Iremos criar um Parque das Aves."

Aliado a seus amigos, Dennis viajou para o Brasil e, após receber todas as licenças necessárias, adquiriu 16 hectares de floresta subtropical entre o rio Iguaçu e a rodovia que leva às Cataratas do Iguaçu, ao lado de onde hoje fica o Parque Nacional do Iguaçu. Sua esposa Anna, médica-veterinária, adquiriu uma cópia do livro "Português em três meses" e estudou nossa língua.

O primeiro desafio foi remover do terreno as toneladas de detritos acumulados ao longo dos anos. Toda vegetação invasora foi retirada e, em seu lugar, foram plantadas centenas de árvores nativas. O prédio administrativo, a loja e a lanchonete foram construídos por um empreiteiro.

Anna adentrou na mata fechada em busca dos lugares ideais para os recintos e criou trilhas pela floresta para uni-los. Graças ao esforço de diversas pessoas que se uniram à causa, o Parque ganhava forma. Em 1º de novembro de 1993, Dennis e Anna começaram a construção do que se tornaria o Parque das Aves.

As primeiras aves chegaram a partir de doações ou empréstimos de zoológicos brasileiros; animais confiscados foram enviados pelo Ibama. Espécies subtropicais de todos os continentes foram importadas.

O Parque das Aves foi inaugurado no dia 7 de outubro de 1994, 11 meses após Dennis e Anna terem desembarcado no Brasil. Desde então, o Parque não para de crescer graças a um time de brasileiros que se dedica a continuar os sonhos de Dennis.

Atualmente o Parque das Aves é o maior parque de aves da América Latina.

E o local é simplesmente encantador!!! Muito bem administrado.

Nosso passeio foi guiado por uma bióloga do parque, que explicava cada detalhe dos animais: espécie, reprodução, como foram resgatadas, sobre suas cores, hábitos... nooooooossa, dá vontade de fazer mil vezes o passeio, só pra ouvir de novo, e apreciar mais e mais, tamanha a exuberância da natureza.

Dentro do Parque das Aves vivem mais de 1300 aves de cerca de 200 espécies diferentes preservadas em espetaculares 16,5 hectares de Mata Atlântica! Além das aves, há tartarugas, crocodilos e cobras.

O Parque das Aves possui três viveiros de imersão e um borboletário, nos quais a gente pode entrar e ficar lado a lado de tucanos, guarás, corujas, araras, gralhas, patos e sabiás. Uma delícia inexplicável.  Os animais "sabem" do cuidado que recebem, tem "amor" nos olhos!!!

No final do passeio, há um delicioso restaurante/lanchonete, com vista exclusiva para o Lago dos Flamingos e um espaço com araras também resgatadas, num viveiro aberto, para tirarmos foto com elas no braço! Ohwn... que amor! ♥ 

Depois dessa aventura maravilhosa, o Combo Iguassu nos levou para conhecer o Marco das 3 Fronteiras. Confesso que imaginei que era um marco só, e que a gente pudesse dar apenas um passo e mudar de país!!! rsrsrsrsrs Mas não! O marco é um rio, entre os 3 países, e do lado de cada país há seu próprio marco! ha ha ha

Querem acompanhar mais esses passeios deliciosos, só apertar o play:

0 CLIQUE AQUI!:

Postar um comentário

Ficarei muito feliz ao ler seu comentário. Mesmo que seja uma crítica, feita com educação, é bem-vinda para que o conteúdo do blog possa sempre melhorar!

Atualizações do Instagram

Subir