Comportamento, Dicas, Moda, Publi, Sapatos

A VERSATILIDADE DAS SAPATILHAS

Oi gente linda 🙂

Vamos conversar sobre os mitos e verdades sobre as sapatilhas? Vocês sabem como usar um dos sapatos mais versáteis do guarda-roupa feminino?

Quando a discussão sobre moda chega aos sapatos, as sapatilhas costumam causar a divisão entre as mulheres que amam e as que odeiam, sem meio-termo. E confesso: eu sou uma das que já odiou! Apesar de ser um dos calçados mais populares no mercado brasileiro, elas são também um dos mais polêmicos, fazendo com que muitas meninas hesitem em arriscar nos diversos modelos desse sapato feminino. No entanto, a sapatilha é uma excelente opção para praticamente todas as ocasiões, sendo necessário apenas observar modelos e estilos que mantêm a harmonia com o visual completo.

Antes de começar nossa discussão de hoje, é essencial desmistificar essa noção de que “moda” é uma espécie de regra para se vestir que limita o que pode ou não ser usado. A moda vai muito além dessa visão polarizada do que é “bonito” e o que é “feio”, ou então o que pode ou não ser usado em certos corpos e certas ocasiões. A moda é – e sempre deve ser – sobre tendências que ganham visibilidade para que você ouse tentar algo fora da sua zona de conforto, fazendo com que você descubra sempre a melhor versão de você.

Os sapatos em si representam uma visão meio dualizada, já que tem muita gente que acredita que eles não ganham destaque ou não acrescentam tanto ao visual. Por outro lado, há quem julgue (tipo eu! rs) que os calçados podem ser a alma do visual, transformando completamente a produção. Um exemplo claro disso é o uso de vestidos. É quase impossível que você não tenha pelo menos um vestido casual pendurado no seu guarda-roupa. Para ver como um sapato muda tudo, tente experimentá-lo com três opções de sapato: um tênis de solado reto, um sapato de salto alto e uma sapatilha. O primeiro visual é uma tendência nova, fortemente inspirada pelo streetstyle, o resultado da produção tem uma pegada mais jovem, fashionista e despojada que pode ser usada tanto para ir à faculdade quanto para aproveitar um passeio em um dia mais ensolarado. A segunda produção tem um estilo mais glamouroso e poderoso, que tende a valorizar o corpo feminino. No entanto, é bem menos usual que a primeira. A opção de vestido com sapatilha, por outro lado, une o melhor dos dois mundos, já que quebra o glamour excessivo do salto alto e traz a pisada confortável oferecida pelos tênis, tudo isso sem perder um traço super feminino, arejado e romântico.

Viu só? Cada sapato tem um efeito específico e saber como usá-los é uma ferramenta poderosa para versatilizar o guarda-roupa, mesclando diferentes tipos e estilos diferentes no seu visual. Mas voltemos às sapatilhas.

Criadas ainda na década de 60, as sapatilhas são uma importação do ballet que caiu no gosto feminino em pouco tempo. O calçado que se popularizou com divas como Andrey Hepburn e Brigitte Bardot foi rapidamente explorado pelas mulheres, que buscavam versões elegantes e confortáveis para substituir os saltos tradicionais. Hoje em dia, as sapatilhas continuam sendo vistas como uma versão substituta dos saltos, mas ganham seu espaço próprio cada vez mais rápido. Quer saber como usá-las e não errar? Vamos conferir os mitos e verdades então:

“Sapatilha é brega e parece sapato de vó”

Na-na-ni-na-não! Esse tipo de afirmação vai diretamente de encontro à nossa pequena discussão sobre moda. Apesar das tendências serem cíclicas, é sempre possível encontrar versões super modernas e atuais desse tipo de calçado. Se você pensar nos modelos de couro com franzido do lado e lacinho, até vale pensar que é um pouco “antiquado” demais. Mas esse é só um modelo entre dezenas deles. Os modelos de sapatilha com ponta fina de dois tons, por exemplo, são uma super tendência que alcançou as passarelas da Chanel, uma das marcas mais influentes do mercado mundial. Tire um tempinho para conhecer mais modelos de sapatilha e você verá um novo mundo se abrir a sua frente. Spoiler: não tem nada de “moda para vó” nele!

“Sapatilha só pode ser usada no verão”

Se você não sabe como usá-las, é bem provável que elas fiquem escondidinhas dentro do guarda-roupa nos dias mais frios. Uma opção super viável é usar as sapatilhas mais discretas combinadas com uma meia-calça. Completando o visual com saias e vestidos junto à casacos compridos e sobretudos e você terá um visual super moderno à la fashionista francesa. A dica fica ainda melhor se você quiser se jogar nas meias-calças diferentes, criando visuais únicos e totalmente atuais. Encontre peças harmônicas, descubra qual será o foco do visual e pronto: pode arrasar com a sua sapatilha no frio! Eu amo meia-calça: lisas, estampadas e quentinhas!

“Quem tem x tipo de corpo não pode usar sapatilha”

Esse é um dos maiores mitos da moda em geral. Não tem essa de “não pode usar x coisa”, você pode tudo! Se você não sente que aquilo te valoriza, a história é outra. Nesses casos, você pode resolver o problema encontrando uma variação da peça que valoriza seu biotipo. No caso das sapatilhas, é possível estabelecer essas ‘regrinhas’ que ajudam a escolher versões que valorizam seu corpo, atuando até no visagismo. Para quem tem pernas grossas, a melhor escolha são as sapatilhas de bico fino que ajudam a alongar a silhueta. Essas eram as sapatilhas que eu mais tinha “implicância”!!! Até que comprei uma dourada para um ano novo, e me senti uma rainha, mesmo sem salto! ha ha ha Desde então, apaixonei pelo biquinho, e acho que dão um visual completamente elegante. Quem tem pernas finas deve evitar os modelos muito fechados, já que eles acabam afinando os pés também. Para quem tem pés gordinhos e largos, basta escolher modelos mais fechados nas laterais e, para as meninas com pézinhos finos, é só escolher os modelos mais abertos e com ponta arredondada. Olha a Ju arrasando no visual, pra variar:

“Sapatilha é muito feminina”

E isso é positivo, né? A sapatilha é um sapato que surgiu para substituir os saltos, versões de calçados vistas como as mais femininas. No entanto, é totalmente possível montar um visual despojado e moderno com as sapatilhas. Se você curte um visual streetstyle então, é super fácil montar uma combinação super fashionista e moderninha com esse sapato. Quer saber como? Tira aquele short hot pants do guarda-roupa, veste uma t-shirt mais larguinha por dentro e finaliza com uma sapatilha. Como acessórios, as gargantilhas e argolas estão super em alta e finalizam o look com perfeição, se você quiser ousar, pode até investir na produção com uma bandana amarradinha que tá super na moda. Se você não é adepta dos shortinhos, basta investir nos mom jeans ou boyfriend jeans que mantém essa pegada moderna e quem sabe até completar o visual com um cropped. Look pronto, moderno e, olha só: usando sapatilha!

Essas que fecham com cordinha ou cordãozinho no tornozelo, são as minhas preferidas! Conseguiu desconstruir todas as suas inseguranças quanto às sapatilhas? Então vai lá, menina! Se joga e explora esse mundão da moda sem medo de ser feliz. Depois conta como foi! 😉

Super beijo!

Apenas alguém feliz! 🙂

E que acredita que #juntassomosmelhores ♥

Previous Post Next Post

Posts Relacionados

No Comments

Leave a Reply


CAPTCHA Image
Reload Image