Casa / Decoração, Dicas, Publi

DECORAÇÃO: COMO ESCOLHER O MELHOR JOGO DE SOFÁ

Por serem um dos itens de característica mais marcante em qualquer decoração para sala, escolher os tipos de sofás corretos não é uma tarefa fácil. Principalmente porque o sofá é o móvel que dá o tom em qualquer tipo de composição, já que possui uma infinidade de opções no mercado.

Nesse momento, todos os detalhes devem ser levados em consideração na hora de se eleger o modelo ideal, desde itens como tamanho, formato, tecido ou cor, chegando até mesmo a itens como conforto e preço. Pensando nisso, separei alguns passos importantes para você escolher o jogo de sofá para sua sala.

Dicas importantes para escolher o jogo de sofá certo

Uma das primeiras preocupações que se precisa ter é conciliar duas características que nem sempre andam juntas: beleza e conforto. Para não errar nesse momento, testar o produto na loja é sempre o ideal.

Qualquer outro tipo de compra do modelo de jogo de sofá, como a aquisição por catálogo, pode acabar em aborrecimentos futuros. Por isso, é sempre importante sentar e simular a utilização dos tipos de sofás escolhidos como se você estivesse em sua própria casa, justamente para eliminar qualquer insatisfação com o produto adquirido.

É sempre importante que o sofá tenha a cara dos donos da casa, refletindo o estilo de vida deles. Porém, outras questões também precisam ser pesadas na balança, como observar tamanho, proporções, cores e, principalmente, tecidos.

Os modelos naturais ou sintéticos que não adequem ao clima, assim como uma espuma muito densa ou mole demais podem acabar não só com a relação de quem utiliza esse móvel para sala, mas também com a própria saúde, criando dores na coluna ou na região lombar.

Na hora de escolher o conjunto de sofá, é extremamente importante se ter ideia de que tipo de utilização será feita para o móvel. Até porque nem sempre esse item para salas decoradas terá o mesmo uso, dependendo sempre do ambiente que ele irá compor.

Na maior parte das vezes que ele é colocado para harmonizar a decoração de sala, o sofá é utilizado para receber as visitas ou para ver televisão, tendo que prezar muito pelo conforto de seus assentos e almofadas. Ou seja, qualquer pequena mudança tende a influenciar na escolha final da peça.

Para um living, por exemplo, a profundidade dos móveis para decoração tende a ser menor. Em salas de televisão, o jogo de sofá geralmente é maior, contando com um mecanismo retrátil e reclinável, para um maior conforto. Em decorações que unam essas duas salas, é preciso ajustar o tipo e o tamanho relativo às pessoas que vão usufruir do local, sempre observando a quantidade de pessoas que moram na casa e o espaço que se dispõe a decoração.

Outro aspecto importante é verificar o espaço disponível para os sofás decorativos. É isso que vai determinar se será utilizada uma ou duas peças, já que é muito comum montar um jogo de 2 e 3 lugares na mesma decoração.

Além disso, é importante verificar o comprimento do móvel, já que é sempre necessário ter um espaço de 70 cm disponível para circulação em volta do sofá. Uma acomodação confortável dentro do ambiente vai depender do tamanho da sala, precisando sempre garantir boas proporções e um posicionamento correto.

Sobre o fato das cores e texturas, o mercado ainda oferece uma infinidade delas. As maiores tendências atuais são a utilização de cores neutras, com paletas de beges e cinzas. Por conta de sua presença marcante no ambiente decorado, além do investimento relativamente alto em relação a outros móveis, cores fortes, como vermelho, amarelo, azul e outras estampas, sofás chamativos precisam ser utilizados com cautela, para não comprometer a decoração para sala.

Já no caso do tecido do jogo de sofá, a atenção precisa ser especial, já que é ele que garante o conforto. Um toque mais macio e texturas mais suaves acabam tornando o sofá mais convidativo. Seja tramas de algodão, camurças, veludos ou sedas, o conforto é extremo.

sofás-decoração-jogo de sofá

Além delas, ainda existem duas texturas que facilitam o dia a dia. Elas são o couro natural e o sintético, pois facilitam a manutenção, sobretudo em casas que possuem crianças ou animais domésticos. Como eles são impermeáveis, os sofás decorativos criados com esses tecidos garantem uma limpeza mais fácil, além de serem ótimas opções para pessoas alérgicas.

Depois de pensar em todos esses pequenos detalhes, chegou a hora de decidir qual será o tipo de sofá ideal para a decoração de sala. É uma variedade extremamente grande, com o mercado dispondo de modelos de jogo de sofá para todos os gostos e bolsos.

Apenas alguém feliz! 🙂

E que acredita que #juntassomosmelhores ♥

Previous Post Next Post

Posts Relacionados

No Comments

Leave a Reply


CAPTCHA Image
Reload Image