Diário da Si

QUANDO A DEPRESSÃO CHEGA

Bem, quem me acompanha no instagram, ou até mesmo há algum tempo aqui no blog, sabe que mamãe já passou por problemas de depressão há algum tempo atrás. Nada tão intenso como agora.

A idade talvez possa ter agravado isso, pois hoje mamãe está com 79 anos. E nunca esteve tão pra baixo. Só fala que quer morrer, que não tem vontade de sair da cama, quer ficar no escuro, deitada… não se anima com quase nada. Nem comida, que sempre foi algo que a animou bastante!

Estar triste é diferente de estar com depressão, já que a tristeza é um sentimento normal de qualquer pessoa, sendo um estado desconfortável gerado por situações como um desapontamento, lembranças desagradáveis ou o término de um relacionamento, por exemplo, que é passageiro e não precisa de tratamento.

Já a depressão é uma doença que afeta o humor, gerando tristeza profunda, persistente e desproporcional, que ultrapassa 2 semanas, e que não tem um motivo justificável para acontecer. Além disso, a depressão pode vir acompanhada de sintomas físicos adicionais, como diminuição da atenção, perda de peso e dificuldade em dormir, por exemplo.

Estas diferenças podem ser sutis, e até, difíceis de perceber, portanto caso a tristeza persista por mais de 14 dias, é importante passar por uma avaliação médica, que poderá definir se há depressão e orientar um tratamento, que inclui o uso de antidepressivos e a realização de sessões de psicoterapia.

Tristeza Depressão
Tem um motivo justificável, e a pessoa sabe por que está triste, podendo ser um desapontamento ou um fracasso pessoal, por exemplo; Não tem uma causa que justifique os sintomas, sendo comum a pessoa não saber o motivo da tristeza e achar que tudo está sempre ruim. A tristeza é desproporcional aos acontecimentos;
É temporária, e diminui à medida que o tempo passa ou a causa da tristeza se afasta; É persistente, dura a maior parte do dia e todos os dias por, pelo menos, 14 dias;
Há sintomas de vontade de chorar, sentimento de impotência, desmotivação e angústia. Além dos sintomas de tristeza, há perda do interesse por atividades agradáveis, energia diminuída, além de outros, como pensamento suicida, baixa auto-estima e sensação de culpa.

 

Assim, a depressão pode classificada como:

  • Leve – quando apresenta 2 sintomas principais e 2 sintomas secundários;
  • Moderada – quando apresenta 2 sintomas principais e 3 a 4 sintomas secundários;
  • Grave – quando apresenta 3 sintomas principais e mais de 4 sintomas secundários.*

Mamãe já passou mais uma vez por uma avaliação, porque eu logo noto quando a depressão está chegando. Pra mim, fica bem nítido a diferença entre o desânimo, a tristeza. Sim, por ser idosa, mamãe as vezes está mais devagar. Mas em tristeza profunda, eu já logo lembro das outras vezes… e trato logo de retornar ao médico. A depressão da mamãe sempre foi leve, nunca chegou a moderada. E dessa vez, foi logo para uma depressão grave e profunda. 🙁

Medicada, antes ela logo melhorava. Pouco, mas melhorava. E com o tempo, tudo ia fluindo. Dessa vez, porém, tem sido mais resistente. Eu tenho ficado com ela todos os dias, assim que os filhotes saem pra escola. Levo pão, faço café, limpo o quintal, as sujeiras da Gaya… Cuido da louça, vejo o que falta, vou ao mercado. Volto, converso mais um pouquinho. E o banho??? Mamãe tem ficado resistente a isso, coisa que nunca havia acontecido. Mas eu coloco ela no box, e fico lá… olhando ela tomar banho, ajudando, enquanto ela reclama que agora eu sou desobediente com ela! rsrsrs ♥ 

A verdade é que tanto mamãe quanto papai, estão uma gracinha idosos! É difícil cuidar de idosos, ainda mais sendo os nossos pais. Eles tem experiência de vida, resistem um pouco a serem cuidados como crianças. E querem continuar “mandando” e não recebendo ordens, ainda mais dos filhos!!! rsrsrs Mas confesso que: NUNCA perco a paciência com eles (mesmo perdendo a paciência “lá dentro” de mim, entendem?). Não é fácil, não mesmo. Mas embora cansada com minha nova rotina, estou muito feliz com eles!


E o que eu puder fazer para ver esses dois assim, por muitos e muitos anos ainda, eu farei:

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, close-up

São os meus filhotes idosos! AMO demais!

 

 

*Referência: www.tuasaude.com

Apenas alguém feliz! 🙂

E que acredita que #juntassomosmelhores ♥

Previous Post Next Post

Posts Relacionados

4 Comments

  • Reply Samara Alves 21/08/2018 at 20:52

    Excelente Artigo !! Eu estou adorando visitar blog, sempre tem conteúdo de muita qualidade …. São muitos legais, e interessante ….

    Parabéns !!!!

    Posso compartilhar este artigo no meu Facebook ?

    Meu Blog : https://www.apostandonaloteria.com.br

    [Reply]

    Simone Aline Reply:

    Olá Samara, obrigada! Pode sim, claro! Super beijo

    [Reply]

  • Reply Mariana 05/11/2018 at 16:58

    Muito bom Artigo, estou adorando visitar seu blog, sempre com um conteúdo inovador com muita qualidade,
    exelente trabalho irei seguir vc Parabéns!

    Adoraria compartilhar este artigo no meu Facebook, posso ?

    Meu Blog : http://loteriadossonhos.net/

    [Reply]

    Simone Aline Reply:

    Olá Mariana, muito obrigada! Pode compartilhar sim, sem problemas! Super beijo

    [Reply]

  • Leave a Reply


    CAPTCHA Image
    Reload Image