Daily Archives

01/10/2018

Comportamento, Datas Comemorativas, Diário da Si

DIA MUNDIAL DO IDOSO

A revolução demográfica está em curso em todo o mundo. Hoje, em todo o mundo, existem cerca de 600 milhões de pessoas com 60 anos ou mais; Desse total vai dobrar até 2025 e chegará a praticamente dois bilhões até 2050 – a grande maioria deles em países em desenvolvimento.

Não é apenas nos países em desenvolvimento que o papel dos idosos é fundamental. Na Espanha, por exemplo, cuidar de pessoas dependentes e doentes (de todas as idades) é feito principalmente por pessoas mais velhas (especialmente as mulheres mais velhas); o número médio de minutos por dia gastos na prestação de tais aumentos de cuidados exponencialmente com a idade dos cuidadores: 201 minutos se o cuidador é na faixa etária 65-74 e 318 minutos se idade 75-84 – em comparação com apenas 50 minutos se o cuidador é na faixa etária 30-49 (Durán H, Fundación BBVA, 2002).

Tais contribuições para o desenvolvimento só pode ser garantida se os idosos beneficiam de níveis adequados de saúde, para os quais as políticas adequadas precisam estar no lugar. Em linha com o Plano de Acção Internacional de Madrid, a Organização Mundial da Saúde lançou em 2002 um documento “Envelhecimento Activo – Um enquadramento político”, delineando suas abordagens e perspectivas para um envelhecimento saudável ao longo da vida.

Os idosos que sentem que são um fardo também podem perceber que suas vidas são menos valiosas, colocando-os em risco de depressão e isolamento social. Pesquisas realizadas por Levy et al mostram que adultos mais velhos com atitudes negativas em relação ao envelhecimento podem viver 7,5 anos menos do que aqueles com atitudes positivas. 
(Levy BR et al. Longevidade aumentada por autopercepções positivas do envelhecimento. Revista de Personalidade e Psicologia Social 2002 83 (2): 261-270)

FONTE

Graças a Deus, mamãe está melhorando a cada dia! E meus filhotes idosos estão uma fofura só:

Apenas alguém feliz! 🙂

E que acredita que #juntassomosmelhores ♥

Comportamento, Diário da Si

APENAS UM DIA DIFÍCIL

Oi gente linda 🙂

Hoje foi um dia cheio… e complicadinho! Filhote mais novo amanheceu com febre e gargante inflamada, “gota” atacou no marido, que não está aguentando nem andar direito.

Eu até tinha me empolgado para fazer o #VEDO, e até queria ter gravado o primeiro vídeo ontem, para abrir com estilo, com uma make da melhor: minha #BFF Mas acabou que não deu.

Aí pensei, vou deixar para a última semana então. Até porque avisei ontem que o #VEDO não seria apenas de terror, e seria de muita conversa. Então, fecharia ele com uma make bapho dela!

Mas infelizmente, o dia foi bem complicado. Pela manhã, só pude ir para a casa dos meus pais depois que deixei filhotinho acordado, medicado e assistindo desenho. Klaus ficou deitado também. E voltei já pra cozinha, pra fazer o almoço, porque filhote mais velho chega da escola e vai pro treino de basquete.

Segunda já temos uma correria habitual por aqui… mas hoje, ela foi ainda mais intensa, porque as tarefas foram alteradas no decorrer do dia! Complicado, né?

E família está em primeiro lugar pra mim. Então, nada de #VEDO no canal. Porque hoje não terei condições mesmo, de gravar e editar, e postar… Essa semana papai tem a última consulta de rotina pós cirurgia, mamãe tem exames de laboratório pra fazer. Então, melhor não arriscar começar e parar. Se no primeiro dia já não vai dar, é um aviso, né? E a gente tem que aprender a ouvir esses avisos. Faço o que der, como der!

Só queria passar por aqui pra contar o que aconteceu, caso alguém tenha ido no canal, e não tenha visto nada de novo por lá!

Super beijo,

Apenas alguém feliz! 🙂

E que acredita que #juntassomosmelhores ♥