DIA MUNDIAL DO IDOSO


A revolução demográfica está em curso em todo o mundo. Hoje, em todo o mundo, existem cerca de 600 milhões de pessoas com 60 anos ou mais; Desse total vai dobrar até 2025 e chegará a praticamente dois bilhões até 2050 - a grande maioria deles em países em desenvolvimento.


Não é apenas nos países em desenvolvimento que o papel dos idosos é fundamental. Na Espanha, por exemplo, cuidar de pessoas dependentes e doentes (de todas as idades) é feito principalmente por pessoas mais velhas (especialmente as mulheres mais velhas); o número médio de minutos por dia gastos na prestação de tais aumentos de cuidados exponencialmente com a idade dos cuidadores: 201 minutos se o cuidador é na faixa etária 65-74 e 318 minutos se idade 75-84 - em comparação com apenas 50 minutos se o cuidador é na faixa etária 30-49 (Durán H, Fundación BBVA, 2002).


Tais contribuições para o desenvolvimento só pode ser garantida se os idosos beneficiam de níveis adequados de saúde, para os quais as políticas adequadas precisam estar no lugar. Em linha com o Plano de Acção Internacional de Madrid, a Organização Mundial da Saúde lançou em 2002 um documento "Envelhecimento Activo - Um enquadramento político", delineando suas abordagens e perspectivas para um envelhecimento saudável ao longo da vida.


Os idosos que sentem que são um fardo também podem perceber que suas vidas são menos valiosas, colocando-os em risco de depressão e isolamento social. Pesquisas realizadas por Levy et al mostram que adultos mais velhos com atitudes negativas em relação ao envelhecimento podem viver 7,5 anos menos do que aqueles com atitudes positivas. 
(Levy BR et al. Longevidade aumentada por autopercepções positivas do envelhecimento. Revista de Personalidade e Psicologia Social 2002 83 (2): 261-270)


FONTE

Graças a Deus, mamãe está melhorando a cada dia! E meus filhotes idosos estão uma fofura só:

0 CLIQUE AQUI!:

Postar um comentário

Ficarei muito feliz ao ler seu comentário. Mesmo que seja uma crítica, feita com educação, é bem-vinda para que o conteúdo do blog possa sempre melhorar!

Atualizações do Instagram

Subir