♥ PROJETO PEDAGÓGICO: MACACOS ME MORDAM! ♥

em 20 março 2014

Quem me acompanha, sabe que tenho 2 filhos que estudam na Rede Municipal. Sou mãe representante do CEC e participo ativamente de tudo na escola dos filhotes. Já fui parar até no portal Rio Educa ;)
Numa família de professoras (inclusive eu, porém não atuante!), acabo me envolvendo em muitos projetos também. E recentemente conheci o projeto "Macacos me Mordam".
"Macacos me Mordam" é um projeto educativo a ser utilizado dentro das salas de aula , inicialmente nas escolas públicas, abordando temas de conflitos raciais.  Surgiu a partir da "Semana do Macaco", campanha criada pelo empresário Celso Athayde nas redes sociais, para tratar a questão do pejorativo macaco utilizado para se referir aos negros. A partir daí quatro "loucos": Veronica Marcilio, Thiago Rodrigues, Fernanda Moreira e Tatiana Scabio, apoiados pela CUFA e por Celso Athayde, fundaram este projeto para discutir o racismo de forma lúdica e informativa dentro do espaço escolar, tentando assim transformar os rumos do sistema de ensino do Rio de Janeiro.
Engraçado como nós não percebemos o quanto uma criança negra, desde muito cedo, associa a imagem do "preto" a algo ruim, e consequentemente, se sente assim também. Se uma pessoa faz algo de errado, vai para a lista "negra", para o quarto "escuro"...
Quando a criança está suja, dizemos que ela está "negra"... e por aí vai...
O dia-a-dia da criança é feito por frases feitas, que inconscientemente a discriminam. 
Enfim, e ser chamado de "macaco" é uma rotina que precisa ser mudada.
Até porque existem macacos de N cores!!! ;)
macacos de todas as cores, discriminação, ofensa, racismo,
Eu, sinceramente, nunca consegui entender muito bem porque colocaram o macaco para tentar "ofender" outra pessoa... =/
Mas a questão é que quem chama o coleguinha assim, tem mesmo essa intenção. E quem ouve, se sente realmente ofendido. E essa realidade precisa ser mudada!
Pra quem quiser acompanhar o projeto ou levar para sua sala de aula:
Bjks!


Simone Aline, Blogueira S.A., fashionblogger, beautyblogger, consultório virtual



QUER DE$CONTO$ EM MAQUIAGENS, ROUPAS, SAPATOS E COSMÉTICOS?
CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSAS LOJAS PARCEIRAS!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficarei muito feliz ao ler seu comentário. Mesmo que seja uma crítica, feita com educação, é bem-vinda para que o conteúdo do blog possa sempre melhorar!



Topo