Como pendurar seus quadros decorativos sobre o sofá

em 30 julho 2017

Na nossa sala temos como protagonista o sofá, e embora outros elementos decorativos possam compor o ambiente, como uma mesa de centro, ou mesa de canto ou até mesmo um lindo tapete, ainda assim o que vai chamar a maior parte da atenção é a arte que você escolhe colocar sobre o seu sofá, por isso que é tão importante saber a maneira certa de pendurar seus quadros decorativos sobre o sofá, seja na forma de linhas, colunas ou uma galeria de vários tamanhos e formatos de quadros.



Meça com atenção:


Para criar um bom equilíbrio, seus quadros devem formar um tamanho que seja pelo menos 2 terços do tamanho total do sofá, se você não tem uma peça deste tamanho, basta colocar vários quadros lado a lado para ter este efeito.


O mesmo equilíbrio deve ser considerado com quadros maiores do que o sofá, para que assim sua sala não fique sobrecarregada, perdendo a oportunidade de criar um efeito de ampliação no espaço, além de diminuir a impressão de tamanho do próprio sofá.


quadros sobre o sofá-decoração-quadros-sala de estar-dois quadros na sala



Qual a altura certa?


Como regra geral, a parte de baixo do seu quadro decorativo deve estar com uma distância entre 20 a 25 centímetros do encosto do sofá, mas esta regra pode ser ampliada e melhor desenvolvida dependendo do estilo de decoração que você segue e do tipo de sofá que você possui em sua casa.


As exceções se mostram necessárias principalmente quando você estiver criando uma galeria com vários quadros e peças decorativas sobre o sofá, onde você poderá colocar as peças de maneira mais aleatória e assim criar uma conversação entre a arte na parede e os moveis ao redor. Apenas tenha cuidado ao pendurar algum quadro decorativo muito próximo do encosto do sofá para que não fique desconfortável ao sentar e machucar a cabeça.


Se você pendurar seus quadros muito no alto vai parecer que as peças estão flutuando para longe do sofá ao invés de estarem conectadas com ele, por isso é importante manter os arranjos na altura dos olhos.


quadros sobre o sofá-decoração-quadros-sala de estar



Espaçamento entre as peças:


Quando estiver pendurando um grupo de quadros decorativos, tome cuidado com o espaçamento entre eles, se não tiver atenção, a parede parecerá densa e opressiva, trazendo um peso desnecessário ao ambiente, impedindo que a decoração flua com leveza.


O espaço negativo é importante também para deixar com que as cores das paredes possam ajudar a compor de maneira criativa uma sensação visual interessante em conjunto com as imagens que existem nos quadros que você escolheu.


Mais uma vez a regra é de deixar uma distância de 5 a 10 centímetros entre os quadros, porém esta distância poderá ser alterada conforme a sua disposição dos quadros siga algum estilo decorativo, como minimalista, com mais espaço entre cada quadro, ou retrô, com o mínimo de espaço possível. O que voce pode fazer também é colocar alguns espelhos entre os quadros.


Pendurar os quadros muito longe um do outro fará com que a sua sala pareça desconectada e sem um proposito definido na decoração por isso faça um teste antes de furar suas paredes com pedaços de papel para definir claramente onde ficará cada quadro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficarei muito feliz ao ler seu comentário. Mesmo que seja uma crítica, feita com educação, é bem-vinda para que o conteúdo do blog possa sempre melhorar!



Topo