COZINHAR É CUIDAR COM AMOR

"Cozinha da Si: aqui, o melhor tempero
         é o AMOR!!!"         

O segredinho de toda receita: é o amor com que ela é feita! Nunca se esqueça desse ingrediente! Cozinhar é mágico, terapêutico, lúdico... sempre tem uma novidade, sempre tem uma saída, pode sempre ser alterado, modificado, melhorado... Toda receita tem um Q pessoal e intransferível... rsrsrs E tem aquele cheirinho, que de longe, a gente sabe distinguir o que ou quem o faz... como um perfume, inconfundível, único, porque em cada prato há um cheiro próprio, assim como em cada mão um jeito de fazer a mesma receita!
E há também aquela mistura de ingredientes, que as vezes faz a gente fazer aquela cara de nojo, pensando em como vai ficar o sabor final... é aquela culinária regional!
Tenho um amigo israelense, que um dia visitando o Brasil, disse que queria fazer umas coisinhas para nós (amigos brasileiros) comermos. Me deparei com uma mistura de "abacate com mostarda", isso mesmo! Horroroso! Mas agradou a alguns amigos, em especial, o amigo que o fez!!! rsrsrss Ele também fez uns docinhos (que agora não lembro o nome), que mais pareciam pequenos ninhos, e tinham um gosto (lá longe...rsrsrsr) de mel. Parecia que estava comendo umas palhas açucaradas, bem fiiiiiinas... rsrsrsrs Mas agradaram a alguns outros também!  Paladar, cada um tem o seu, e com o tempo, aguça, refina, exige... O meu, por exemplo, é completamente "canibal". Folha pra mim é no meu jardim, lá sim elas tem graça, ficam lindas... Eu até queria gostar de comer mais verde, mas... Eu AMO carne, e vaca come verde, então, como indiretamente, não é mesmo???? rsrsrss Já passei dos 30, e meu corpo agradeceria muito por uma alimentação mais saudável. Mas o que fazer se as melhores coisas a se comer engordam??? Controlar a boca é uma coisa que ainda estou em treinamento... rsrsrsrrs
E os doces então? Sempre ficam ainda melhores quando recebem um belo leite condensado por cima, ou misturado... tanto faz! Chocolates, trufas, mousses, tortas, merengues, compotas... AMO! Sou uma formiguinha... rsrsrsr Acho que por isso não bebo nada com álcool... porque ele corta justamente o açucarado que eu adoro... por exemplo, o vinho, por mais doce que seja, não é doce pra mim... agora, suco de uva, ou xarope (melhor ainda!)...rsrsrsrs A única bebida que eu já elogiei na vida foi "amarula" (Deus, aquilo é delicioso!!!!), com muito gelo... fica uma delícia. De resto, nenhuma, nenhuma mesmo me agrada! Sou da "geração coca-cola" (e dos refrigerecos também) e amo cocktail de frutas (sem álcool rs).
E o que dizer do creme de leite? Acresenta um sabor M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O em qualquer doce ou salgado!  Sem palavras...
Gosto mesmo de "comida básica", aquela tipicamente mineira, caseira, que pelo cheiro dá vontade de colocar no prato... E um belo churrasco, aliás, amo churrasco!!!
As  minhas preferêcias para o café são: o café, claro...rsrsrs forte, cheiroso, quentinho, feito na hora... não dá pra resistir! Um pão quentinho, com manteiga ou requeijão...delícia!!! Outras opções: pão de queijo, nescau gelado ou chocolate quente, biscoitos cream cracker, amanteigados, bolo de fubá (amo! sem erva doce, please!!!)
No almoço: O básico arroz com feijão é uma delícia. E por falar em feijão, classifico em primeiro lugar o tropeiro (amo!), depois todos os outros (branco, fradinho, mulatinho, manteiga, etc) e por último o preto. Adoro bife com fritas, frango com batatas coradas, carne seca com abóbora, quiabo com angú (messsssmo!!!), a famosa "jardineira" (amo!), strogonoff com batata palha (sou louca!), dentre tantos outros pratos... Massas eu como, algumas com gosto (nhoque, bolonhesa), mas não tenho nenhuma "tara" especial por lasanhas ou pizzas, saboreio-as apenas...
Peixes e frutos do mar em geral, argh!, não sou chegada a nenhum, e dificilmente me agradam, gosto deles no mar mesmo...
Sobremesas: gosto delas antes da refeição, bem doces, mousses, pavês, tortas, todas em geral prefiro de chocolate (amo!), doce de leite e leite condensado à frutas. Gosto de fruta tirada do pé ou gelada!
Bem, é isso... Vou estar sempre colocando receitas aqui, ok?  Até breve!

7 comentários:

  1. Boa tarde querida amiga Simone!

    Tudo bem com você?
    E aonde eu consigo achar os meus selinhos? rsrs...
    Procurei e não achei :( Me ajuda?
    Hummm... Fruta tirada do pé é uma delícia! Principalmente pêssego ^^

    Muito Obrigada pelo carinho deixado na
    CASINHA DAS GIFS!
    Tenha um ótimo restinho de semana!
    Um forte abraço... TATIANA BERTOLIN

    http://casinhadasgifs.zip.net

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde querida amiga Simone!

    Tudo bem com você?
    Mais aonde estão os mimos para eu pegar?
    Não consegui achar :(
    Amo frutas tiradas do pe também ^^ Principalmente pêssego =D

    Muito Obrigada pelo carinho deixado na
    CASINHA DAS GIFS!
    Tenha um ótimo restinho de semana!
    Um forte abraço... TATIANA BERTOLIN

    http://casinhadasgifs.zip.net

    ResponderExcluir
  3. Vamos com calma porque se tratando de Blogspot eu não sou muito boa, rsrs...

    Olha Si... Eu ainda não sei criar páginas internas no blogspot!
    Para ficar mais organizadinho essa sua parte de postagens anteriores, ficaria legal fazer uma página para cada post! Assim como eu faço lá na Casinha.
    Só que isso, teria que ser para mais tarde, pois uma amiga ficou de me ensinar e ainda não nos encontramos no msn!
    Iframe é quando você clica em algum ítem do blog e ele abre na área de postagem. Igual na Casinha! Se você clicar em "Gifs", elas irão aparecer aonde eu posto, entendeu?
    Não sei se o Menu seria uma boa opção! Já viu lá na Casinha aonde diz: "Passado"? Acho assim legal porque também não ocupa tanto espaço no blog, né? Quanto menas coisa e menos movimento, mais leve fica um blog ^^

    É normal ficarmos anciosas com o início! Temos que ter paciência que tudo dará certo e aos pouquinhos você vai aprendendo, tá? Estou aqui pra isso =D

    Beijocas... TATIANA BERTOLIN

    http://casinhadasgifs.zip.net

    ResponderExcluir
  4. Aline flaBASQUETE28/10/2009, 17:50

    siiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
    QUE FOME!!
    Tá demais aqui, vou devorar alguma coisa já, já.
    daqui a pouco poderemos formar um formigueiro porque sou igual a você FORMINGUINHA!!
    Sou idêntica vc no quesito bebida!!Me pergunto até hoje como podem classificar um vinho como "doce"?!ECA!!! Agora um coquetel de fruta sem álcool....hummmmmmm, delícia. Se vier bem geladinho parece até milkshake!
    o melhor da cozinha são as possibilidades!!Uma pitadinha a mais, um tempero diferente é capaz de fazer maravilhas e inovações criativas!!
    quanto a questão da carne....sim, elas são deliciosas!! O problema é que hoje em dia fico com peso na consciência, então, cortei!!
    amiga, vc é uma cozinheira de mão cheia e não só na cozinha, mas na vida como um todo!
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Amiga, você sempre gostou de cozinha, né? Sempre foi a que de todas nós inventava receitas, criava coisas gostosas, sempre foi de dar inveja, Si... Será que por isso fiquei encalhada????? he he he Dizem que marido a gente prende pela boca não é? Bjão

    ResponderExcluir
  6. Morri de rir ao ler. Como você sempre conseguiu manter esse corpo comendo como vc come???????? Além de cozinhar bem, sempre foi boa de garfo! Sabe do que lembro? De quando pediu para seu pai fazer um banco para vc poder alcançar a pia e lavar a louça. ashaushauhuahsuahsuahsua

    ResponderExcluir
  7. Ninaaaaaaaaaaa,
    nem acredito que esteve aqui!!!!! Caramba, amiga, foi-se o tempo em que comia de tudo e nada me engordava...rsrsrsrs Agora tenho que me controlar sim, senão já viu, né? É o raio da idade...rsrsrsrs E vc lembra de cada coisa... Eu sempre gostei de tudo na cozinha, até lavar louça, mesmo! Poderiam inventar um esmalte a prova d'água! uau! Que máximo!
    Bjks e volte sempre, amiga!!!

    ResponderExcluir

Ficarei muito feliz ao ler seu comentário. Mesmo que seja uma crítica, feita com educação, é bem-vinda para que o conteúdo do blog possa sempre melhorar!

Atualizações do Instagram

Subir