♥ CULTURA ♥

Oi gente!? =)
Há tempos queria fazer esse post... Quando deixei de trabalhar fora para cuidar dos meus filhotes e me tornei uma "mãe, esposa e dona de casa" em tempo integral, o que mais ouvi foram críticas!
As pessoas arregalavam os olhos e diziam: "Mas você é inteligente... terminou uma faculdade... tem um bom emprego..." 
É... o serviço de uma dona de casa é duro, diário, sem férias, sem salário e ainda assim, tão desclassificado... coisas da humanidade! A questão é que dinheiro deve ser para se viver... e não o contrário!!! Porque de nada adianta dinheiro se você não tiver "cultura"!!! Pouco importa se você se formou, se ganhou título de "dr" e etc... Conheço muito "dr" por aí falando e escrevendo errado... inaceitável!!!
Culpa de termos uma universidade em cada esquina, bem como um colégio particular, que muitas vezes cobram mensalidades exorbitantes "para inglês ver", se é que me entendem... =/
Bem, a questão é que o ensino público já está mal visto há tempos, e muitos poucos elogios se fazem a quem os merece! =)
A desvalorização começa pelo próprio "corpo docente", que sem confiar mais no trabalho de si e dos colegas, raramente tem seus filhos matriculados numa escola da rede pública! Triste realidade!!! =/
Mas, enfim, quando as coisas "apertaram" (é, dinheiro PAGA colégio, cursinho, esportes...), eu me vi tendo que tirar o filhote da escola particular e colocá-lo na rede pública. A princípio fiquei com o pé "atrás", sem confiança mesmo... Há tanto tempo dizem que o ensino "já não é o mesmo..." E tive medo, muito medo!!!
Mas eu fui atrás... atrás de informações sobre boas escolas, aquelas que tentam manter "regras" (o que eu considero fundamental), ainda "formam", exigem uniforme, enfim... uma escola como era na minha época! Porque hoje em dia a inversão de valores é absurda:

 E não é esse tipo de "ensino" que eu gostaria de dar ao meu filho. E "pagar" mensalidade não dá esse direito a ninguém!!! 
E chegou uma hora que para não ficarmos com a corda no pescoço, essa era a decisão a ser tomada!
Pesquisei ideb, notas, fui em porta de escola na entrada e na saída para ver os "frequentadores" e etc. Enfim, fui avaliar cada escola, para que pudesse escolher a "melhor". Porque isso acontece tanto no ensino particular como no ensino público. A questão é que a administração da escola, a direção, a coordenação pedagógica e o corpo docente fazem TODA a diferença (tanto no ensino público como no particular!)
E assim, filhote foi matriculado na Escola Municipal Otávio Kelly:
Ainda bem que o uniforme "retornou ao normal"!!! Coisas de "César Maia", vai entender... eu adoro ele (sério... acho ele "doido", mas simpatizo com ele...rsrs). Mas esse uniforme "cenoura gari" era triste!!! kkkkkk Dandan quase não usou! =)
Bem, e quanto a escola não tive do que me queixar!!! NADA deixava a desejar comparando com a escola particular! Não "faltou" nada!!! Ótimo ensino, escola extremamente bem equipada, tvs enormes e dvds em cada sala, biblioteca maravilhosa, refeitório excelente e NORMAS, entendem?  rsrsrs
É isso aí... eu adoooooro criança, acho que eles precisam de carinho, atenção, chamego... da mesma forma que precisam de bronca e puxão de orelhas quando necessário!!! =/
Quando estávamos para nos mudar para o Méier, onde nasci e cresci, fiz a mesma "pesquisa de campo"!!! kkkkkkk Tenho uma escola a um quarteirão daqui, mas apesar de muito bonitinha, tem uma nota inferior a outra escola um pouco mais distante...
Todo mundo me pergunta porque coloquei ele tão longe de casa (não é "longe", mas tenho outras opções bem mais próximas). A minha resposta?
Não é porque ele está numa escola pública que eu não devo pesquisar, ir atrás da "história pedagógica", do conceito, do "perfil" tanto dos estudantes como de todo o corpo docente!
E assim, agora filhote estuda na Escola Municipal Jean Mermoz:
Fotos do primeiro passeio para o Planetário da Gávea (que eu AAAAAAmo!!!).
Deixei ele ir com meu ♥ na mão!!!! kkkkkk "Coisas de mãe" he he he
Vou editar o vídeo e colocar no youtube pra vocês verem!!! kkkkk
E novamente eu digo: NADA falta, NADA deixa a desejar! A escola tem um ensino reconhecido, boa nota, aprovação em colégios federais, e a rigidez que toda escola sempre precisou... mas muitas infelizmente, abriram mão disso!
Não entendo porque o assunto do "lado de fora" da escola pública é sempre o que o governo "não faz, não dá..." Enfim, a gente só ouve reclamações!
Sinceramente, na minha época o único material que o governo dava era o livro. Uniforme, merenda, passeios... tudo era à parte! Só os "assistidos" podiam comer no refeitório. Ou a gente comprava na cantina ou levava de casa... Hoje, as cantinas são proibidas por lei e TODOS podem comer. O uniforme é dado, o material idem... E não são só os livros não. Eu estou falando de lápis de cor, canetinha, régua, borracha, e pasmem, até a mochila. Todo mundo "igualzinho" (adoooooro isso!! rsrsrs)
O passeio aí de cima não teve nem ao menos uma "taxa simbólica" para o lanche, nada...
Ônibus de viagem, ar condicionado, lanche... tudo incluído!!!
Mas o povo? Continua a reclamar... e criticar... e o "tema" das mães na porta da escola são lamúrias...
Muitas estão ali por causa da miséria das tais "bolsas". Isso sim é vergonhoso!!! E aí, entra a "cultura" que entitulou o post!!! Isso não tem escola que dê, não tem dinheiro que pague, não tem professor que ensine sozinho...  Se você não tiver EDUCAÇÃO e CULTURA para passar ao seu filho, você não tem quase nada!!! E para isso é necessário um conjunto de coisas que vão muito além das caras mensalidades dos colégios particulares!!!
Aproveitando, fica aqui o endereço do blog da escola:
Clica pra conhecer mais um pouquinho!!! O blog é novo e aos poucos vai ganhar notorieade, tenho certeza!
Como o blog da minha amiga Del, que segunda feira vai receber prêmio e tudo do Prefeito aqui do Rio!!! Que chique hein amiga!!! Pois é, a Del é professora do município também, e além do blog pessoal "Ler com Prazer", ela criou o blog da escola:

Del, parabéns amiga, você merece!!!
Quero ver fotos dessa premiação, viu? rsrsrsrs
Bjks a todos!!!

2 comentários:

  1. Si, parabéns pela mãe dedicada que você é.
    Se todas as mães agissem assim, com certeza ajudaria a melhorar muito o ensino público, pois participando, questionando, pesquisando o melhor para os filhos, talvez as autoridades abririam os olhos e melhorariam a educação pública em nosso país.
    (Minha mamis é igual a você)
    beijos

    http://noostillo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Amiga, só agora vi esse seu post. Concordo plenamente com tudo o que vc colocou aqui. E já fui conhecer o blog das colegas . E obrigada ,com um pouquinho de atraso...Beijocas

    ResponderExcluir

Ficarei muito feliz ao ler seu comentário. Mesmo que seja uma crítica, feita com educação, é bem-vinda para que o conteúdo do blog possa sempre melhorar!

Atualizações do Instagram

Subir