♥ ENTREVISTA: THAI QUANG NGHIA!!! ELE É O CARA!!! ♥

Oi gente!? =)
Desde que comecei a fazer as entrevistas aqui no cantinho, eu deixei claro que iria trazer sempre alguém que eu admirasse.  Mas confesso que muitas vezes eu gostaria de entrevistar alguém que admiro à beça (como o entrevistado de hoje), e simplesmente por "vergonha" não envio um e-mail perguntando se toparia uma entrevista e tal... 
Pois é... as vezes a gente imagina pessoas assim "distantes"... E aí elas se mostram ainda mais solícitas e gentis que muito "zé ninguém" por aí... Jeito feio de falar, eu sei... desculpem! Só pra ressaltar que alguns, assim como o meu entrevistado, tem simplesmente o que merecem na vida, por serem pessoas tão maravilhosas!!! =) Quer conhecer meu entrevistado de hoje?

Com vocês o fundador e presidente da Góoc: Thai Quang Nghia!!! 
A história dele é mais que interessante e apaixonante! Uma história que tem como referência: "alma oriental, mente ocidental e corpo brasileiro"!!! =)
Ele enfrentou adversidades enormes para construir sua empresa, e espera tornar o Brasil a referência do mundo em sandálias de pneu reciclado (SPR)!!! 
Com 21 anos, Thai Quang Nghia fugiu de barco da Guerra do Vietnã. Ficou três dias à deriva até ser resgatado por um navio da Petrobrás. Soube que São Paulo era a terra das oportunidades e seguiu para a capital paulista. Instalou-se na Igreja do bairro Glicério (região central da cidade), no abrigo da Cruz Vermelha. “Eu tinha direito a meio salário mínimo oferecido pela ONU (Organização das Nações Unidas)”*
A vida seguiu. Quatro anos depois, com domínio do português, Nghia passou em Matemática na Universidade de São Paulo. “Passei pelo grupo Monteiro Aranha, Unibanco. Trabalhava de madrugada como operador de mainframe e estudava de manhã. Isso só foi possível porque contava com o apoio de uma família vietnamita, com a qual eu contribuía mensalmente, e em troca, recebia refeições e acomodação”. *
A família tinha uma fábrica de bolsas. Os negócios pioraram e a empresa fechou. Para pagar os empréstimos que o hóspede tinha concedido, deram-lhe 800 bolsas. Passou a vender de porta em porta, para pequenas lojas na 25 de Março. Era o típico sacoleiro. “Negociava as peças diretamente com as varejistas, ofertando preços vantajosos para eles e para mim, já que não existia a figura dos atravessadores”.*
Surgia, assim informalmente,o grupo Domini, que abriu quatro lojas no centro de São Paulo. Em 1993, criou as sandálias Yepp, que significa ‘originalidade’ (em vietnamita), baseada no modelo de sandália que Nghia e seus conterrâneos vestiram durante a vida e ao longo da guerra entre Estados Unidos e Vietnã do Norte: um tipo de papete simples e resistente.
Mas foi por meio de uma parceria com a Avon, em 1998, que passou a vender bolsas e sandálias por catálogo. Nghia substituiu a marca Yepp por Góoc, que quer dizer ‘raiz cultural’. A mudança de nome trouxe também mudanças estruturais na empresa. As sandálias passaram a ser confeccionadas com borracha de pneus reciclados.
Os pneus são reciclados e vulcanizados e transformaram-se nas solas das papetes. As tiras são feitas das câmaras dos pneus e não são coladas, mas encaixadas na sola do calçados, o que permite que elas sejam recombinadas.*

Agora vamos as perguntinhas, para vocês conhecerem um pouquinho mais do Thai!!! =)

1) Como surgiu a ideia de usar pneus para a fabricação de sandálias? Foi em uma pesquisa que fiz no Vietnã, sobre as sandálias de pneus usadas na guerra  contra  os franceses e americanos. Vietnamitas lutaram no mato, não tinham recursos, e aproveitaram os pneus dos comboios que capturaram.

2) Quando chegou ao Brasil, "cego-surdo-mudo", pensou que não conseguiria vencer? O que passava na sua cabeça nos momentos de "desespero"? Perdi tudo: família, laços sentimentais, língua materna, estudos , culturas, comidas... mas ganhei um único valor: A LIBERDADE.
3) De lá pra cá alguma coisa mudou nos seus ideais da empresa? Éramos uma empresa sem muitos recursos financeiros, atualmente as coisas mudaram e estamos bem financeiramente, ainda mais agora com o projeto Goóc 2014 investimos muito. Mas ainda faltam recursos para prosseguir nossa missão, mas acredito que  o trabalho será continuado pela próxima geração da família, minha filha.
4) Já pensou ou pensa em trabalhar com outros materiais reciclados nas fábricas? Só o tamanho do impacto ambiental provocado pelos pneus por ano, já precisaríamos de mais 10, 100, 1000 Goócs para conseguir equilibrar o consumo de carro, pneus e fabricação de sandálias no Brasil. Focamos nesta única missão.
5) Em relação a família vietnamita que o acolheu em SP, alguém ainda mantém contato com você? Na verdade, eu ajudava a família, levava-os para exames “pré-natal”, dentistas, médicos... como se fosse um assistente social (voluntario!). No final, ajudei a pagar as passagens para a família migrar para Franca em 1992.
6) Quando você decidiu que era hora da empresa estar no mundo virtual também? A Goóc tem muito conteúdo, história real, e o melhor canal para conversar nossos clientes são as redes sociais.
7) O que você faz questão de fazer você mesmo, na empresa, na internet e na vida? 
NA EMPRESA: A criação: de conceito, produtos, comunicação, “contador de historia”.
NA INTERNET: Me comunicar com consumidores pelo facebook, twitter, blog. 
NA VIDA: Deixar um legado, uma NOVA CATEGORIA de calçado verde para o Brasil.  
NA FAMILIA: educar as próximas gerações sobre “ Primeiro o Bom Coração e depois Boa Cabeça”, a persistência, superação, o perdão, o senso da comunidade...
8) Porque trocou o nome das sandálias de Yepp para Goóc? Tinha uma loja no Rio que registrou o nome 3 meses antes de nosso registro, precisamos mudar o nome conforme a norma de INPI.
9) Como foi receber a notícia e acompanhar o incêndio numa das fábricas (Brotas, Out/2011)? Um choque como para qualquer um,  mas acredito  em Deus: Ele fechou  uma porta para abrir muito mais outras oportunidades para Goóc. Temos mais maneiras agora para nos conectar mais intensamente com público, mercado, desenvolvimento... em vez de mergulhar dentro da sua própria fábrica.
10) Fale-nos um pouco sobre planos e projetos para frente... na empresa e na vida! O Mais importante de tudo: ”PROJETO GOOC 2014” queremos que o Brasil seja  referência mundial de sandália de pneu reciclado. Queremos incentivar o uso deste tipo de sandália para diminuir os resíduos de pneu, matéria-prima para fabricar novas sandálias, chinelos...
As "rapidinhas":
Idade :54
Apelidos: Thai
Estado do coração (antigo "civil"...rsrs): casado
Signo: sagitário
Cor: verde
Comida: tacaca (norte, de belém)
Bebida: chá
Filme: “sem saída”
Livro: "tao te king”
Música: “lobo”
Moda : personalidade
Esporte: corrida
Animais: esquilo
Família: ancestral
Filhos: “primeiro bom coração e depois boa cabeça”
Deus: força exterior que aportamos
Religião: guia de conduta, convivência
Política: volátil
Maior qualidade: perdão
Maior defeito: apressado
Uma saudade: escola
Um sonho já realizado: filhas formadas
Sonho para o mundo: nova categoria de sandália 
Você não sai de casa SEM: livros

E aí, pessoal? Gostaram? Ele não é o máximo? =)
Quando o Fabiano, responsável pelo marketing da empresa, disse que o "dono" aceitaria uma entrevista aqui para o cantinho, pensei: "Sei... vai mandar umas perguntas e respostas prontas, que deve ser igual pra todo mundo!" E esperei... Mas fui surpreendida com o fato de poder enviar minhas próprias perguntas!!! Ohw, que fofos!!! Fiquei "toda boba"!!! =)
Thai, obrigada pela sua gentileza! Quem dera metade do mundo fossem pessoas como você!!! Desejo cada vez mais sucesso a Goóc e que antes de 2014 o objetivo de ser referência mundial em SPR seja alcançado!!! =)
E vocês? Já conhecem os produtos da marca? Se sim, então é só clicar aí pra curtir:

E pra quem ainda não conhece, vale a pena acessar o site da Goóc (http://www.gooc.com.br) e ver as coisas lindas que eles fazem. E ainda ajudando o planeta!!! BINGO!!! =)
Quem dera toda empresa se preocupasse em reutilizar 1 produto assim... uau!!! Tudo de bom, né?
E querem saber mais uma coisa muito legal????
Vamos ter sorteio por aqui... já já conto mais pra vocês, ok? Aguardem!!! =)
Quem quiser ficar por dentro de promoções, outros sorteios e novidades da marca, é só seguir no twitter: @Gooc_oficial

Bjks!!!

Um comentário:

  1. Que legal Si!
    Não conhecia a marca. E sabendo da história dá mais vontade de conhecer.
    Pessoa batalhadora ele.
    Parabéns aos dois.
    Bjos

    ResponderExcluir

Ficarei muito feliz ao ler seu comentário. Mesmo que seja uma crítica, feita com educação, é bem-vinda para que o conteúdo do blog possa sempre melhorar!

Atualizações do Instagram

Subir