Como calcular nossas economias


Os impactos financeiros da pandemia ainda estão rondando o nosso país. Os preços subiram, da maioria dos produtos, e os salários não acompanharam toda essa inflação. Se antes já não acompanhava, pós Covid então, nem se fala!

E a gente segue agradecendo o emprego, porque muita gente nem isso conseguiu manter depois desse período. Eu sou uma pessoa econômica (mão de vaca mesmo, vocês sabem), e vira e mexe eu compartilho minhas dicas de economia e muquiranices aqui e lá no instagram. 

Claro que, trabalhando na internet o dia todo, eu também fico caçando formas de economizar dinheiro: passeios gratuitos, descontos e promoções por aí.

E tenho tentado colocar tudo na ponta do lápis, literalmente, porque isso ajuda muito! E vale pra qualquer coisa, do pãozinho diário (tá, esse eu ainda não contabilizo) até as compras do mês. O importante é que quanto mais a gente se organiza e aprende a contabilizar, mais a gente consegue economizar. E de pouco em pouco, no final das contas, a gente economiza MUITO!

A gente tem que aproveitar que hoje em dia o celular vive na mão, e dá pra gente usar uma boa calculadora em qualquer lugar (já salva essa aí com você, #FicaAdica). Com essa calculadora dá pra gente descobrir quanto de dinheiro consegue economizar durante um determinado período de investimento, quanto investir para alcançar uma meta, tipo pagar a faculdade ou calcular uma aposentadoria (eu já estou começando a ver esse tipo de coisa, né minha gente, porque a idade chega, e isso é inevitável). 

Dizem que uma boa "regra" (pra que pode segui-la, claro!),  é tentar economizar 20% da nossa renda líquida a cada mês. Devemos gastar no máximo 50% nas necessidades e contas inevitáveis, 30% nas demais despesas e o restante, guardar! Tá certo que, quase sempre, essa conta não dá pra fechar exatamente dessa forma, seguindo essa porcentagem. Mas a questão é que, quanto mais a gente aprende a economizar e calcular as coisas, a longo prazo, isso fará uma diferença absurda! E é dessa forma que muitos sonhos se realizam: com planejamento!

Eu nunca tive muita noção de quanto precisaria economizar para poder levar uma vida mais confortável
depois de uma certa idade. Sabe aquela "preguiça" de calcular as coisas, de achar os cálculos muito difíceis? Pois é... daí quando a gente encontra uma ferramenta que ajuda nisso, a gente até se empolga. 

E no site das calculadoras ainda dá pra imprimir um cronograma de crescimento do que a gente vai conseguir poupar. Só traduzir para o português e seguir as instruções, porque ela é super intuitiva e fácil de usar. Eles oferecem gratuitamente uma variedade de calculadoras que facilitam (e muito!) a nossa vida e o nosso dia a dia financeiro.

E vocês, como tem driblado esse período e esse aumento todo? Como fazem seus cálculos e suas economias? Me contem, porque dica boa é dica compartilhada! E com dinheiro, não se brinca, se poupa! rs

Beijos da Si



0 CLIQUE AQUI!:

Postar um comentário

Ficarei muito feliz ao ler seu comentário. Mesmo que seja uma crítica, feita com educação, é bem-vinda para que o conteúdo do blog possa sempre melhorar!

Atualizações do Instagram

Subir