♥ SUSTENTABILIDADE E MODA: TEM A VER? ♥

CLARO!
Prova disso é a EcoFashion!
Desde que a idéia começou a "fervilhar" na minha cabecinha "fértil", eu tenho lido bastante a respeito.
E tenho visto muita coisa legal, embora o "tchan" da coisa seja justamente o "inverso": ENCARECER o produto! Porque quando as grandes empresas se propõem a "ajudar", EU ACHO que deveriam arcar com isso, não passar o gasto para o cliente, entendem? Claro que reformular toda uma estrutura gera transtornos, baixa na produtividade (inevitável) e consequentemente menor arrecadação financeira. Mas as empresas poderiam pensar lá na frente... que fosse pelo "marketing" mesmo, de "ganhar" o cliente através de uma AÇÃO VOLUNTÁRIA cujo resultado seja melhorar o MEIO DE TODOS!!! Afinal, cuidar do meio ambiente é uma coisa que tem que ser divulgada o tempo todo... e tem que ser incentivada sempre!
Por exemplo:
A H&M fez a coleção Garden Party, com materiais reciclados, sutentáveis e com baixo impacto ambiental, como poliéster reciclado, linho e algodão orgânicos. A iniciativa foi legal, e embora a  marca seja de "fast fashion", e continue lançando  CENTENAS de outras peças de materiais sintéticos, destinadas ao consumo rápido, que irão levar mais de 200 anos para se degradar no meio-ambiente, fez uma "pequena parte"!!! 
Olha, claro que é "alguma coisa", mesmo sendo pouco... Eu mesma, em casa, poderia fazer muito mais pelo planeta, e as vezes, não o faço!!! Simples assim!!! Seja por educação, por hábito mesmo... enfim, eu sei que poderia fazer mais... Então, não vou criticar empresas que de repente, lançam UM produto "ecológico" enquanto continuam fazendo MIL prejudiciais ao meio ambiente. Mas acho sinceramente que é possível a sustentabilidade e a moda andarem juntas SIM!
O triste da moda é o fato das grandes redes varejistas estarem intimamente relacionadas à contratação de mão-de-obra barata em países em que os direitos trabalhistas não são respeitados, com salários irrisórios, semi escravidão e outros "detalhes" que rodeiam os trabalhadores, globalmente!!! Aliás, esse é um outro assunto, vamos deixar para o próximo post da moda! =)
A Levi’s com a linha “Water Less”, reduziu o consumo de água no processo final do denim até 96%. Enquanto uma calça jeans tradicional necessita de 42 litros de água para a lavagem, este novo processo inclui um tratamento de ozônio para reduzir esse montante. Ou seja, utilizando o mesmo material consegue-se cuidar do meio ambiente! Tá bom, fazem o restante TODO da pior forma, mas são anos e anos AGINDO da mesma forma. Imagina investir uma vida em alguma coisa, e depois de tudo pronto, alguém falar que está tudo errado??? É difícil, não é? Então, acho que a gente tem que criticar com "consciência" que nem sempre fez ou faz o nosso melhor também!
Aos poucos, estamos vendo um crescimento pela moda "eco-friendly" e também a preferência por roupas feitas de fibras naturais (biodegradáveis e recicláveis), muito mais duradouras e menos poluentes do que suas contrapartes sintéticas.
E agora o que me chamou atenção foi o Tênis Ecológico da OAT Shoes:

Dentro da filosofia dos R´s, a marca lançou um "tênis sustentável", que após usar, você pode plantá-lo para nascer uma árvore!!!
Os tênis são feitos com material biodegradável e possui sementes embutidas em cada pé, para que depois de usá-los, você possa plantá-los!!! Owh, que fofo!
No nosso país essa tendência  começou a surgir entre as mais conhecidas marcas de roupa. O porquê do crescimento LENTO desta moda não é a falta de sensibilização dos consumidores, mas o alto custo desses produtos e as dificuldades dos processos de produção.
Mas a gente pode chegar lá... todo mundo pode!
E AJUDAR NUNCA SAI DE MODA!!!


4 comentários:

  1. Bom dia Simone

    O importante é que alguma coisa já está sendo feita. Concordo que está mais devagar do que deveria, mas...

    Hoje tem ESPACO DAS ARTES, espero vc lá.

    Bjoooooooooooo............

    http://amigadamoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Kinha, sua presença alegra meu cantinho!!!
    Já estive olhando...rsrs Lindos os chinelos que apresentou por lá! Nooooossa, difícil até de escolher um só! Mais tarde volto, ok?
    Bjks

    ResponderExcluir
  3. Olá Si, vim t agradecer a visitinha.
    Seu blog é show. Muito lindinho e organizado...PARABÉNS!

    Bjokss
    http://www.fadasmaquiadas.com

    ResponderExcluir
  4. Patricinha,
    obrigadaaaaa!!! Eu estarei te visitando sempre...rsrsrs Tem muita coisa legal por lá também. Aqueles carimbos eu achei o máximo, e num preço legal! Estou doida para comprar os meus! Bjks e volte sempre!

    Carol,
    parabéns pelos 2 aninhos de blog. Voltou já festejando, né? Obrigada pelo convite. Já já passo lá pra pegar meu selinho participativo. Bjks

    ResponderExcluir

Ficarei muito feliz ao ler seu comentário. Mesmo que seja uma crítica, feita com educação, é bem-vinda para que o conteúdo do blog possa sempre melhorar!

Atualizações do Instagram

Subir