#OiGente :)
Se existe a profissão? Regulamentada ou com formação acadêmica, não! Embora já tenha até circulado por aí a tal faculdade para blogueiras...
Mas e você, trabalha ou quer trabalhar com seu blog? Então, você é profissional do ramo! E como todo profissional, a gente tem que se aperfeiçoar sempre. Buscar o conhecimento contínuo, porque temos que aprender algo novo constantemente! Seguindo a nossa "série" da semana, eu publiquei ontem a apresentação que mostrei no vídeo na segunda. Então bora falar sobre cada um dos itens? Aproveita o feriadão e vai trabalhar no seu bloguito, com muito amor!!! ♥
O que é um Blog Profissional?
- Feito com seriedade e comprometimento; que preza pela ética; aquele que tem investimento; e que gera retorno financeiro.
Bem, a maior dúvida que surgiu na palestra foi no 3º item. Como posso investir se ainda não comecei a ganhar com o blog? Bem, quando eu digo investimento, não estou dizendo apenas de R$. Se você pode começar a blogar com máquina profissional para as fotos, filmagem em HD para os vídeos, e etc, etc, etc, ótimo! Mas financeiramente você pode investir o que você puder. E seja lá quanto for, o que mais vai valer aqui é o investimento que você faz num todo, entende? O tempo que você dedica vai compensar o equipamento que você não tem! ;) #ficaadica
O que faz diferença num Blog Profissional?
- Boa escrita (quer que eu desenhe? #peloamor Gentchy, linguagem de internet é uma coisa, erro ortográfico é outra, e bem diferente!!!) ; Boas imagens (foto tremida não dá!!!); Template/ layout (menos pode ser mais); Forma de contato (dá pra acreditar que ainda tem blog que você entra e não tem uma forma de contato com a blogueira???? what???? é verdade... e as vezes você entra em todas as redes que estão especificadas no blog - fan page, insta, yt... - mas e-mail ou zap zap que é bom, nada!!!); Resposta rápida (outro fator onde se peca muito! Definitivamente, se você quer trabalhar na internet, aprenda a ficar conectada, sempre! Responder e-mail 1 semana depois é o Ó); Midia Kit (ainda não tem? tá cheio de modelos pela internet para se basear, faz logo o seu! Mas o mais importante: atualize sempre!!!); Domínio próprio (porque faz diferença ser seu blog ponto com OU ser seu blog mais alguma coisa ponto com).
Como buscar parcerias para o meu trabalho/blog?
- E-mail (marketing e projetos: faça um esboço de como você pretende trabalhar, seus projetos, divulgue-se! Isso de dizer que a empresa vai atrás de você, é história! A empresa vai depois que você já se destacou de alguma forma!); Eventos (participe, sempre que possível, porque quem não é visto, não é lembrado!); Midia Kit digitalizado (sempre que possível. O meu estava no ar até poucos dias atrás, porque é uma mão na roda para as empresas. Agora, tenho que atualizá-lo mensalmente, o que torna essa disponibilidade inviável, já que a empresa pode acessar dados que não são os atuais. Mas antes, que atualizava semestralmente, estava lá no slide share!); Cartão de Visitas (imprescindível fazer e mais ainda: ter sempre na bolsa!); Telefone/WhatsApp (o ideal é que seu cartão tenha essa informação. Qual é o cartão de visitas de um profissional que não tem?).
♥
Bem, eu listei esses tópicos na apresentação como sendo os que julgo mais necessários de imediato. Mas é claro que tudo pode e deve ser adaptado, até mesmo para o que você espera alcançar com o seu blog, profissionalmente falando! ;)
O blog é seu, você pode fazer como quiser, escrever sobre o que quiser... mas se adequar ao mercado não vai lhe custar tanto assim, né? Pequenos ajustes podem fazer uma grande diferença! ;) #ficaadica
Quem tiver alguma pergunta, amanhã teremos o 5º vídeo do "Pergunta... que eu respondo!" Então, só mandar!!! ;)
Bjks!
Si, eu passei três anos deixando meu blog como "amador" ou pessoal. Depois vi que, quando começaram a aparecer convites "profissionais", eu precisava me adequar. Hoje posso dizer que, além de jornalista, sou blogueira. É possível sim pagar as contas com o blog, mas é necessário trabalho diário e muita força de vontade, porque nada cai do céu e não vem fácil.
ResponderExcluirInfelizmente meu trabalho como jornalista não me permite ir a eventos de blogueiras, e essas são oportunidades maravilhosas de ser vista.
Agora me ajuda: no meu caso que tenho uma carreira além blog, como fazer para ser vista quando a maioria ocorre dia de semana?
bjs
Pri, eu também fiquei mais ou menos isso! Meu primeiro blog era sobre Festas Infantis. Depois virou pessoal (Cantinho da Si, de tudo um pouco...) e só de uns tempos pra cá fui me enquadrando, porque via que poderia me ajudar nas contas sim, já que parei de trabalhar fora para ficar com os filhotes. E quando a gente mesmo começa a se valorizar, os outros começam a nos dar o devido valor! Os eventos são a melhor forma de se manter vista, com certeza. Porque já diz o ditado que quem não é visto, não é lembrado. Mas acredito que demonstrando seu interesse em participar quando for convidada, e mostrando que o canal está aberto, mesmo não sendo possível a presença física, também dá um resultado positivo. Porque muitas blogueiras só vão em eventos para ganhar os mimos (o que fica chato bem depois), e com certeza, não é exatamente o que se quer como divulgação: o brinde que foi dado! :/ No vídeo vou falar mais disso! Bjks!
ResponderExcluirExcelentes dicas e toques!
ResponderExcluirObrigada Sueli! Senti sua falta por aqui nos últimos dias! ;) Bjks!
ResponderExcluir