PROFISSÃO: BLOGUEIRA!

em 20 novembro 2014

#OiGente :)


Se existe a profissão? Regulamentada ou com formação acadêmica, não! Embora já tenha até circulado por aí a tal faculdade para blogueiras...


Mas e você, trabalha ou quer trabalhar com seu blog? Então, você é profissional do ramo! E como todo profissional, a gente tem que se aperfeiçoar sempre. Buscar o conhecimento contínuo, porque temos que aprender algo novo constantemente! Seguindo a nossa "série" da semana, eu publiquei ontem a apresentação que mostrei no vídeo na segunda. Então bora falar sobre cada um dos itens? Aproveita o feriadão e vai trabalhar no seu bloguito, com muito amor!!! ♥


love


O que é um Blog Profissional?


- Feito com seriedade e comprometimento; que preza pela ética; aquele que tem investimento; e que gera retorno financeiro.


Bem, a maior dúvida que surgiu na palestra foi no 3º item. Como posso investir se ainda não comecei a ganhar com o blog? Bem, quando eu digo investimento, não estou dizendo apenas de R$. Se você pode começar a blogar com máquina profissional para as fotos, filmagem em HD para os vídeos, e etc, etc, etc, ótimo! Mas financeiramente você pode investir o que você puder. E seja lá quanto for, o que mais vai valer aqui é o investimento que você faz num todo, entende? O tempo que você dedica vai compensar o equipamento que você não tem! ;) #ficaadica


O que faz diferença num Blog Profissional?


- Boa escrita (quer que eu desenhe? #peloamor Gentchy, linguagem de internet é uma coisa, erro ortográfico é outra, e bem diferente!!!) ; Boas imagens (foto tremida não dá!!!); Template/ layout (menos pode ser mais); Forma de contato (dá pra acreditar que ainda tem blog que você entra e não tem uma forma de contato com a blogueira???? what???? é verdade... e as vezes você entra em todas as redes que estão especificadas no blog - fan page, insta, yt... - mas e-mail ou zap zap que é bom, nada!!!); Resposta rápida (outro fator onde se peca muito! Definitivamente, se você quer trabalhar na internet, aprenda a ficar conectada, sempre! Responder e-mail 1 semana depois é o Ó); Midia Kit (ainda não tem? tá cheio de modelos pela internet para se basear, faz logo o seu! Mas o mais importante: atualize sempre!!!); Domínio próprio (porque faz diferença ser seu blog ponto com OU ser seu blog mais alguma coisa ponto com).


Como buscar parcerias para o meu trabalho/blog?


- E-mail (marketing e projetos: faça um esboço de como você pretende trabalhar, seus projetos, divulgue-se! Isso de dizer que a empresa vai atrás de você, é história! A empresa vai depois que você já se destacou de alguma forma!); Eventos (participe, sempre que possível, porque quem não é visto, não é lembrado!); Midia Kit digitalizado (sempre que possível. O meu estava no ar até poucos dias atrás, porque é uma mão na roda para as empresas. Agora, tenho que atualizá-lo mensalmente, o que torna essa disponibilidade inviável, já que a empresa pode acessar dados que não são os atuais. Mas antes, que atualizava semestralmente, estava lá no slide share!); Cartão de Visitas (imprescindível fazer e mais ainda: ter sempre na bolsa!); Telefone/WhatsApp (o ideal é que seu cartão tenha essa informação. Qual é o cartão de visitas de um profissional que não tem?).



Bem, eu listei esses tópicos na apresentação como sendo os que julgo mais necessários de imediato. Mas é claro que tudo pode e deve ser adaptado, até mesmo para o que você espera alcançar com o seu blog, profissionalmente falando! ;)


O blog é seu, você pode fazer como quiser, escrever sobre o que quiser... mas se adequar ao mercado não vai lhe custar tanto assim, né? Pequenos ajustes podem fazer uma grande diferença! ;) #ficaadica


Quem tiver alguma pergunta, amanhã teremos o 5º vídeo do "Pergunta... que eu respondo!" Então, só mandar!!! ;)


Bjks!

4 comentários:

  1. Si, eu passei três anos deixando meu blog como "amador" ou pessoal. Depois vi que, quando começaram a aparecer convites "profissionais", eu precisava me adequar. Hoje posso dizer que, além de jornalista, sou blogueira. É possível sim pagar as contas com o blog, mas é necessário trabalho diário e muita força de vontade, porque nada cai do céu e não vem fácil.
    Infelizmente meu trabalho como jornalista não me permite ir a eventos de blogueiras, e essas são oportunidades maravilhosas de ser vista.
    Agora me ajuda: no meu caso que tenho uma carreira além blog, como fazer para ser vista quando a maioria ocorre dia de semana?

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Simone Aline21/11/2014 13:10

    Pri, eu também fiquei mais ou menos isso! Meu primeiro blog era sobre Festas Infantis. Depois virou pessoal (Cantinho da Si, de tudo um pouco...) e só de uns tempos pra cá fui me enquadrando, porque via que poderia me ajudar nas contas sim, já que parei de trabalhar fora para ficar com os filhotes. E quando a gente mesmo começa a se valorizar, os outros começam a nos dar o devido valor! Os eventos são a melhor forma de se manter vista, com certeza. Porque já diz o ditado que quem não é visto, não é lembrado. Mas acredito que demonstrando seu interesse em participar quando for convidada, e mostrando que o canal está aberto, mesmo não sendo possível a presença física, também dá um resultado positivo. Porque muitas blogueiras só vão em eventos para ganhar os mimos (o que fica chato bem depois), e com certeza, não é exatamente o que se quer como divulgação: o brinde que foi dado! :/ No vídeo vou falar mais disso! Bjks!

    ResponderExcluir
  3. Sueli Stutz Pereira30/11/2014 20:32

    Excelentes dicas e toques!

    ResponderExcluir
  4. Simone Aline01/12/2014 06:06

    Obrigada Sueli! Senti sua falta por aqui nos últimos dias! ;) Bjks!

    ResponderExcluir

Ficarei muito feliz ao ler seu comentário. Mesmo que seja uma crítica, feita com educação, é bem-vinda para que o conteúdo do blog possa sempre melhorar!



Topo