#BEDA11: ÉTICA E PROFISSIONALISMO DE BLOGUEIRAS

#OiGente :D


Hoje o #BEDA é um pouco reflexivo... rsrs Puxa a cadeira, pega o café, e bora prosear! ;)


Tenho visto pela internet tanta coisa ruim que daria um livro inteiro... kkkkk Mas é verdade! É tanto pessimismo, tanto especialista, tanto crítico... meu Deus! Um punhado de coisas que poderiam ser bacanas, que poderiam acrescentar algo na vida de alguém, indo apenas para o buraco, por orgulho, por estrelismo, por falta de... aliás, FALTA de um tudo pela blogosfera!!! Mas eu acredito mais no que HÁ, do que no que FALTA! Prego o bem, planto o bem... e o resto??? VEM!!! #SimplesAssim E se não vem, amém também! Porque Deus livra do que não presta!!! ha ha ha


Bem, eu acredito muito na união, na soma pela divisão, no acrescentar para fazer a diferença! E é exatamente essa "força" que os blogs tem, que eu tento sempre passar aqui e nos encontrinhos que organizo ou participo.


Daí, no último sábado, eu fui convidada pela Lucineide, do blog Negra Lu, para um bate-papo sobre blogar, sobre transformar o blog em trabalho, e como se tornar profissional nesse meio. Claro que eu topei, porque o melhor da vida é a gente compartilhar cada aprendizado, e aprender mais e mais... #JuntasSomosMelhores  ♥


encontrinho-encontro de blogs-encontro de blogueiras-imperator-blogueira sa


O evento aconteceu no Imperator (o cinema que eu ia na minha infância, que hoje em dia é um Centro Cultural, cheio de atrações bacanas), e que é super pertinho aqui de casa. ;)


Algumas empresas apoiaram e participaram do evento: Soft Hair, Sannabell, Lola Monteiro, Mary Kay, e ainda contou com um workshop de maquiagem da linda Larissa Vieira, do blog Com batom e tudo!


Infelizmente eu não pude ficar até o final, porque já tinha um outro compromisso. Mas adorei poder conversar um pouco com todas (falei pacas, pra variar!!! kkkkk), e até o maridão e fã nº1  acabou palestrando também... rsrsrs ~FOTO ROUBADA DA MARI ~


blog meu universo-foto reprodução-meu fã nº1

Bem, quanto as perguntinhas que fizeram, eu posso destacar alguns tópicos, que talvez possa servir para várias blogueiras também:


- Para se organizar, basta um planner?


NÃO! Até porque, de nada adianta você escrever no seu planner, e não cumprir! Melhor do que colocar num calendário o que se espera fazer, é colocar em prática algo que nem sequer estava marcado pra fazer!!! Ou seja: é importante você anotar as coisas para não esquecer: ideias, posts, inspirações... mas sempre que tiver um tempinho, um dia de folga, separe tudo o que tem para resenhas, fotografe, escreva... deixe seus posts "no forno", assim como os vídeos. É sempre bom ter uma carta na manga, para os momentos de dificuldade nos inesperados do dia-a-dia. ;)


- Como funcionam as parcerias? Por quanto tempo duram? Como renovar?


Bem, parceria é via de mão dupla! Tem que ser bacana para os dois lados: blogueira e empresa! E para isso é necessário se criar um relacionamento. Pediu ou recebeu proposta de parceria? Pergunte, tire suas dúvidas com a empresa, seja clara também sobre sua forma de trabalho... dê retorno do que foi acordado previamente. Mantenha a empresa informada sobre o seu trabalho. TUDO tem que ser estipulado e ACORDADO entre AMBAS as partes. Não existe empresa te OBRIGAR a postar algo: um evento, um kit, uma resenha... enfim, seja o que for, a empresa tem que ficar ciente que o blog é seu trabalho, e resenhas podem ocorrer espontaneamente, ou NÃO! ;)


- Se não gostei, não escrevo? Só devo falar coisas boas?


Essa até tem um pouquinho no vídeo. Eu não acho que deva haver mentiras. Mas acho que deve se ter bom senso na hora de falar ou escrever sobre um produto, serviço, evento ou seja lá do que for. Porque tudo tem um limite, certo? Pense da seguinte forma: "se eu fosse a pessoa sobre o que eu estou escrevendo ou falando, gostaria de ler ou ouvir isso?" Pronto! Se você não gostaria de ler algo a seu respeito ou sobre a sua roupa, a sua make ou o seu trabalho sendo falado de uma determinada forma (grosseira as vezes até...), NÃO FAÇA ISSO COM AS PESSOAS OU EMPRESAS ALHEIAS! Converse, exponha sua opinião para a outra parte em questão. Lembre-se: é um RELACIONAMENTO! Seja com outro blog, um produto ou uma empresa! Por trás do que quer que seja, são PESSOAS! E respeitá-las é o primeiro passo para ser respeitado também! 


- Empresas que "cobram" resenhas, que dão prazos para você postar alguma coisa, que "exigem" algo antes mesmo de serem parceiras. Como agir?


Recentemente tivemos um caso desse, que cheguei até a publicar no face (sem citar nomes, claro!). E o anúncio no instagram da empresa era "fofo" #sqn, dizia mais ou menos assim: "QUEREMOS SER PARCEIROS DO SEU BLOG. PUBLIQUE ESSA FOTO NUMA REDE E NOS ENVIE UM E-MAIL QUE VAMOS SELECIONAR BLOGUEIRAS PARA SEREM PARCEIRAS DA NOSSA MARCA!"


UAU, hein?!?!?!? Divulgação gratuita para a tal empresa, que no mesmo dia teve mais de 300 publicações de sua marca e seu produto... de blogueiras ansiosas (e ingênuas), que acreditaram que aquilo pudesse ser uma "oportunidade". Oportunidade de quê???? De fazer propaganda gratuita, para uma empresa que não respeita o trabalho de uma blogueira, e que visou de imediato APENAS a sua própria publicidade! Como ser parceira de uma marca assim???? Que começa esse relacionamento querendo impor e se aproveitar de tantas pessoas??? Não caia nessa, pelo amor de Deus! Na dúvida, pergunte. Converse com outras blogueiras. Saiba qual será a "SUA" parte nessa parceria. E lembre-se: ela tem que ser bacana para os dois lados, S-E-M-P-R-E!!!


As empresas mandam presskits, mimos e presentinhos para iniciarem um relacionamento com os blogs. Dar continuidade a este relacionamento, é opção da blogueira. E depois desse primeiro passo, NADA se torna obrigação. TUDO deve ser combinado e acordado por ambas as partes, entende? Pense num relacionamento mesmo... você e a empresa! Não se sinta pressionada, obrigada a fazer uma postagem, a publicar uma foto, uma resenha... enfim...esse relacionamento é livre, e para que seja duradouro, é necessário sinceridade, delicadeza e entendimento!!! Agradeça, mostre se quiser, fale se quiser... e aos poucos, esse relacionamento vai ficando mais "sério"! Como em qualquer relacionamento! ;)


Enfim... é mais ou menos isso: pensar antes de agir, respeitar os outros para ser respeitado, regar sua grama e deixar de se preocupar com a do blog vizinho, e depois disso... colher os frutos de seu trabalho! SENDO e tendo boas parcerias, tudo flui, tudo se encaixa, tudo se completa!


Quer ver um pouquinho do encontrinho? Aperta o play:




Bjks!

badge_post_01

9 comentários:

  1. Mariana Pampolha11/08/2015, 16:01

    Awwwwwwwn que linda, usou a foto que eu tirei hahaha
    Amei ir ao encontrinho e saber mais um pouco com você, é sempre bom ouvir de quem entende do assunto.
    Beijocas e até os próximos encontrinhos! <3

    ResponderExcluir
  2. Lilian Carnot11/08/2015, 18:54

    Puxa vida, vc falou a mais simples e pura verdade, profissionalismo é o que nos faz crescer de forma honesta, sinceridade com ética é tudo que precisamos.
    Dicas, Truques e Segredinhos!

    ResponderExcluir
  3. Isso aí Lilian... se todas pensassem dessa forma, a blogosfera só teria brilho!!! ♥ Mas a gente tem que fazer a nossa parte, né? Então... bora trabalhar honestamente, com dignidade, respeito e muita ética! E sucesso para nozes!!! rsrsrs Bjks!

    ResponderExcluir
  4. Sim Mariiiiiii!!!! ♥ Eu também amei o encontrinho e o nosso papo! ;) Que venham muitos pela frente! Super beijo e obrigada pelo carinho!

    ResponderExcluir
  5. Simone, você o Klaus são nota 10! Parabéns pelo trabalho! =D

    ResponderExcluir
  6. Simone, você e o Klaus são nota 10! Parabéns pelo trabalho! =D

    ResponderExcluir
  7. Dicas valiosas, como sempre né Si?
    Mais sucesso pra ti.

    bjOO


    Blog Breshopping da Dany
    SORTEIOS Breshopping da Dany SORTEIOS
    Instagram: @breshopping_da_dany
    Twitter: @brechodanylins

    ResponderExcluir

Ficarei muito feliz ao ler seu comentário. Mesmo que seja uma crítica, feita com educação, é bem-vinda para que o conteúdo do blog possa sempre melhorar!

Atualizações do Instagram

Subir