PROGRAMAÇÃO DE CEMITÉRIO

Quem me conhece há muito tempo sabe que eu tenho uma "visão da morte" muito serena. Reajo bem à perdas. Fico triste? Claro! Perder amigos e parentes gera na gente um sentimento profundo de saudade. Mas vamos ao título do post: a programação de cemitério em dias especiais. 

Eu acho bacana valorizar momentos ao lado das pessoas, porque a gente nunca sabe quando será o último. Mas temos a certeza que ele chegará, pra todo mundo! Essa é a única certeza absoluta que temos na nossa vida: a de que todos vamos morrer! he he he

Mas morrer não significa nada além da vida eterna (para os cristãos assim como eu). Caramba, então porque se martirizar com a dor da perda? A saudade por si só já é um tantinho dolorosa... mas deve ser amenizada pelo amor, pela certeza de que um dia nos reencontraremos. Enfim... se você acredita que a vida não termina com a morte da carne, basta pensar que um dia estaremos todos juntos de novo!

Não tenho o menor problema em ir em velórios, enterros e cemitérios... Aliás, uma coisa que tenho vontade é de fazer tanatopraxia e necromaguiagem, só me falta dinheiro. Mas não vontade! Um dia ainda vou fazer. Acho tão bacana "enfeitar o defunto", sabem? Não estou falando de deboche não, mas entendam: o corpo, fisiologicamente falando, precisa de um cuidado de preparo para esperar até que o morto não seja mais visto (enterrado ou cremado). E mantê-lo com uma boa aparência traz uma certa paz maior para quem fica. Posso vestir, maquiar, mexer, já disse que não tenho medo de mortos (tenho só de vivos! rs). 

E também acho mega bacana as tradições de cada local para com os mortos. Dia de Finados é feriado nacional, e aqui no Brasil, a gente não "comemora" esse dia. Sim, é um dia triste, claro! Mas a ideia de relembrar e homenagear os que já se foram, é de uma certa forma, acalentador! Nesse último dia 02 de novembro, fui ao cemitério onde meus avós maternos foram enterrados, e onde mamãe e papai vão todos os anos nesta data. Quando nova, eu cheguei a ir algumas vezes, com vovó para visitar o vovô, e depois com mamãe, para visitar a vovó :( É triste? É saudoso... mas não me sinto trisste em visitar mortos. Me sinto feliz por estar viva e lembrando deles. Significa que foram especiais, importantes, e que seja lá onde estiverem agora, estão cientes que não foram esquecidos!

Mas nunca soube que os cemitérios tinham programação nesse dia! E sim, tem muita coisa bacana! 
A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé, multidão e atividades ao ar livre
Eu participei de uma revoada de bolas (com uma mensagem linda de um grupo de apoio aos familiares que perderam seus entes queridos). Assisti orquestras e músicos em vários pontos diferentes, participei de uma missa. E peguei duas programações. É o dia inteiro de homenagens! Achei tão bacana e tão bonito!

Tem várias cerimônias, apresentações e até workshops. Me encantei, sério! :)

E ano que vem estarei ainda mais participativa. Aliás, vale ressaltar um evento que fez parte da programação especial de finados do Cemitério da Penitência:

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e óculos
A imagem pode conter: 15 pessoas, pessoas em péA imagem pode conter: 8 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e atividades ao ar livreA imagem pode conter: 8 pessoas, pessoas em pé e atividades ao ar livre
Um passeio cultural noturno. Caracaaaaaa, que demais!!! Já imaginaram ir num cemitério a noite? Assustador? Não... a visita é guiada por funcionários, por um historiador e vários artistas que fazem um verdadeiro espetáculo histórico.  Deve ser muuuuuuuuito bacana, e lógico que estarei lá no ano que vem. Esse ano esse passeio foi dia 31/10, dando início a uma programação especial que só terminou no dia 02/11. Uau!

Quem topa esse passeio??? Bora???

Beijos da Si.

0 CLIQUE AQUI!:

Postar um comentário

Ficarei muito feliz ao ler seu comentário. Mesmo que seja uma crítica, feita com educação, é bem-vinda para que o conteúdo do blog possa sempre melhorar!

Atualizações do Instagram

Subir