Como dar aula online: 5 dicas para um ensino de qualidade


Mesmo quem conheceu a aula EAD no começo da pandemia já percebeu que a modalidade de aulas online chegou para ficar. Além das crianças e adolescentes que foram obrigados a migrar para o digital por conta do isolamento social, muitos jovens e adultos enxergaram na aula à distância uma oportunidade para voltar a estudar.

Então, o mercado de atuação para professor online está mais aquecido do que nunca. Entretanto, ministrar uma aula do zero em frente de um computador não é uma tarefa tão simples. Então, se você está em dúvidas sobre como dar aula online, estamos aqui para lhe ajudar!

É claro que existem divergências entre o EAD e a presencial. A relação entre aluno e professor em uma aula, por exemplo, é totalmente diferente quando ambas as partes estão separadas por duas telas de computadores.

Por isso, é muito importante que tenhamos jogo de cintura na hora de ministrar nossos conteúdos à distância e que saibamos, é claro, como dar aulas online. Se você quer algumas dicas sobre como elevar a qualidade das suas aulas, continue lendo este texto!

Passo a passo de como dar boas aulas online

É comum que, ao pensarmos em aula à distância, associamos estas produções a grandes estúdios, luzes profissionais e microfones profissionais. Mas, já podemos adiantar que nada disso garante uma boa aula online!

O segredo do sucesso de uma aula em EAD está muito mais em sua capacidade de captar a atenção dos alunos e fomentar a participação dos ouvintes do que na qualidade dos seus equipamentos.

Agora que já alinhamos esse fato e desmistificamos a aula online, está na hora de apresentar alguns passos para que você esteja preparado para ministrar uma matéria totalmente à distância, cativando seus alunos e fidelizando novos integrantes.

Arrume um cantinho para suas aulas

Para entrar no mundo das aulas online, você deve estar ciente de que o ambiente virtual torna o aluno muito mais propenso a se dispersar. Portanto, sua aula deve ser atrativa tanto na questão dos conteúdos quanto no visual.

Por isso, é recomendável que você separe um espaço da sua casa para gravar suas aulas. Este cantinho precisa ser silencioso e bem iluminado. Caso a luz não seja muito favorável, você pode investir em um abajur ou lanterna.

Também recomendamos que você coloque alguns elementos decorativos em seu cenário. Isso atrai mais a atenção do aluno do que apenas uma parede branca.

Uma dica que vai mudar a sua vida: invista em uma cadeira confortável. Você vai perceber que dar aulas em uma cadeira dura pode gerar dores agudas na coluna!

Tenha cuidado com o áudio

Essa é uma questão que também impacta na hora de chamar a atenção do seu aluno. O áudio é um elemento muito importante na aula online, já que pode ocorrer problemas de conexão, despertando, assim, toda a atenção da turma.

Portanto, recomendamos que você compre um fone de ouvido com microfone embutido ou aposte nas lapelas de áudio que ficam grudadas na roupa. Essas duas opções podem ajudar, e muito, a melhorar a qualidade do som das suas aulas.

Crie slides com carinho

Com a falta de uma lousa, muitos professores estão migrando para as apresentações de slide! Essa pode ser uma ótima alternativa para as aulas à distância, mas essa tecnologia precisa ser usada de maneira interativa e atrativa.

A ideia é que eles contenham imagens, movimento e cores. Além disso, as informações devem ser passadas de maneira precisa, mas resumida. Afinal, de nada adianta colocar textos enormes no seu slide, porque seus alunos não irão ler.

E, quem sabe, por que não colocar alguma piadinha no meio do slide? Um “meme” pode ser uma ótima alternativa para chamar a atenção do seu aluno e, até mesmo, aproximá-lo de você.

Escolha uma plataforma para dar aula online

Se no modelo presencial temos a sala de aula, no online temos as plataformas digitais! É preciso que você escolha em qual plataforma deseja lecionar. As opções são variadas e a maioria permite que você grave o conteúdo e disponibilize para seus alunos.

Incentive a participação dos seus alunos

Se você seguir os quatro passos citados anteriormente, você vai estar preparado para dar uma aula online de excelência. Mas, é claro que não podemos esquecer de um ponto muito importante de se ensinar à distância, que é a participação.

É ideal que você fomente a participação dos seus alunos, fazendo com que eles se sintam acolhidos e presentes em uma aula na qual não possui contato algum com seus colegas ou professores. Por isso, perguntas, debates e questionamentos são muito bem-vindos!

Gostou das dicas de como dar aulas online? Então, compartilhe este conteúdo com o seu colega professor ou professora que também gostariam de entrar no mundo das aulas online!

Beijos da Si

4 comentários:

  1. Conheci agora seu blog e estou amando de verdade, suas postagens são ótimas.... Sempre estou visitando e lendo tudo que você publicar aqui!

    Parabéns!

    Meu Blog: Ganhadores JF da Sorte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Marina, seja sempre muito bem-vinda! Beijos

      Excluir
  2. Muito interessante seus conteúdos ensinar passo a passo as aulas online, top demais😍❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Valeria! ♥ Tudo online tomou grandes proporções depois da pandemia, inclusive cursos e etc. Beijos

      Excluir

Ficarei muito feliz ao ler seu comentário. Mesmo que seja uma crítica, feita com educação, é bem-vinda para que o conteúdo do blog possa sempre melhorar!

Atualizações do Instagram

Subir