QUER QUE EU SEJA SUA MENTORA?


Recentemente eu coloquei no meu perfil do instagram (se você ainda não me segue, clique AQUI!) que sou mentora no #EBSA. E surgiram algumas dúvidas referentes a essa mentoria. 

Bem, quem já me conhece há muito tempo, sabe que eu comecei juntando grupos de amigas blogueiras para que a gente pudesse se ajudar, cada uma com sua experiência e tal. E com isso, eu fui conhecendo as mais diversas formas de trabalhar: de parcerias a contratos, de pequenas a grandes empresas, e de pequenas a grandes blogueiras. E assim, transformei aquele encontrinho no maior evento de blogueiras do Brasil. E hoje, a agência #EBSA

Muita gente me procura pedindo assessoria (que eu não faço), mas a agência faz (comercial apenas). Comercial significa que faz a ponte entre empresa e influenciador, negocia valores, faz contrato, emite nota fiscal e toda a parte burocrática da questão.

E voltando lá nos encontrinhos ou mega eventos, de lá pra cá, as redes sociais deram um boom! E bloggers se transformaram em influenciadores. E eu sempre estava ali no meio, junto de nano, micro e macro influencers. Sim, eles dominaram o que há hoje: o digital! O mundo está digitalizado. E quem ainda está fora, está sentindo isso na pele. Ainda mais nessa época de confinamento, e a grande maioria das vendas, online!

É... a internet dominou mesmo! E aqui estou eu. Diante dos desafios e percalços desse trabalho no meio digital, ajudando com a orientação para quem chegou recentemente (ou mesmo quem já está aqui há algum tempo também, mas sente que "perdeu alguma coisa"). E isso se chama mentoria. E eu queria "explicar" o que enfim isso significa, e o que eu realmente faço ou posso fazer por você!

Existem 3 figuras principais que podem guiar uma pessoa em alguma das fases do desenvolvimento humano (incluindo o digital): o professor, o coach (treinador) e o mentor.

O professor é o primeiro desses personagens: ele orienta o início da vida de qualquer pessoa, por meio de explicações objetivas. “Um dia, quando você era criança, alguém disse que era preciso olhar para os dois lados ao atravessar uma rua. Essa pessoa agiu como professora, porque transferiu conhecimentos e deu instruções para uma determinada ação”, conforme a definição de Sidnei Oliveira no livro “Mentoria: Elevando a maturidade e desempenho dos jovens” (Integrare Editora, 2015).

Já o coach ou treinador aparece na hora de colocar a teoria em prática. No exemplo mencionado, ele pegará na sua mão para atravessar a rua com você. Ele vai relembrar as instruções e acompanhar o seu desenvolvimento naquela determinada competência, isto é, andar ao seu lado, e te corrigir se necessário.

O mentor aparece num terceiro momento. Seu papel é ser um provocador. “Ele vai atravessar a rua, olhar para trás e dizer para você: ‘Vem? Se eu consegui, você também consegue’! O propósito não é mais transmitir informações e nem treinar competências, mas estimular a autonomia, isto é, fazer com que a pessoa atravesse a rua sozinha. Afinal, essa é a intenção!

E é exatamente aí que eu me encontro, há um bom tempo! Esse é o trabalho de mentoria para um Influenciador Digital, seja ele do "tamanho" que for. Números não dizem muito. Engajamento e nicho dizem muito mais (e isso a maioria percebe logo de cara). Mas o que vai fazer o sucesso de um influenciador, nada mais é que SEU PRÓPRIO TRABALHO!

A grande maioria duvida de si próprio. Esperam "viralizar" em algum momento. E buscam isso como se houvesse uma receita pronta para tal. Perdem seu tempo indo atrás de tudo que vêem e atirando como metralhadoras para marcas aleatórias no mercado. O importante é ser notado (pelo público e pelas empresas). E é nesse meio tempo que se desgastam. E a maioria, desiste!

As três figuras (professor, coach e mentor) são complementares e não é raro que se fundam em um mesmo indivíduo, às vezes. E não querendo me gabar (modéstia à parte), eu me fundi muito bem! E pode ler sem o N também! kkkkkkk Porque eu não me importo quando as pessoas dizem que eu sou trouxa de indicar pessoas que trabalham com suas redes ao invés de ME indicar para um determinado "trabalho ou parceria". Veja bem, cada um tem uma forma de se realizar. E eu me realizo muito vendo o sucesso alheio, e sabendo que fui uma "faísca" que seja ali!

Mas voltando ao nosso assunto, o grande diferencial do mentor está no fato de ele funcionar como uma referência para você — uma pessoa que você lembrará, para sempre, como alguém que mudou a sua vida profissional. E isso não tem preço!

Não, eu não vou te ensinar uma receita de bolo, porque ela não existe para a internet (nem mesmo para canais de culinária! rsrs). A única coisa que eu posso te dizer é que tudo o que você quiser colher, primeiro você tem que plantar. E depois, você tem que regar, que cuidar.... porque se não, não chega a lugar algum!

A experiência é o que melhor define um mentor. Um mentor sempre será alguém que passou por uma vivência ligada à demanda do mentorado. Então, se o que você quer é trabalhar nas suas redes sociais, eu posso te dizer que acompanho todas elas desde o início de cada uma... até aquelas que nem existem mais, eu acompanhei! kkkkk

Isso não quer dizer que sou alguém excepcionalmente bem-sucedida quanto ao número de seguidores na internet! Aliás, vendo minhas redes você pode ter a certeza que eu me dei foi muito mal nesse quesito kkkkkkk 
E é exatamente por isso que tenho “cicatrizes”, isto é, aprendi na pele como é estar naquela situação que você está prestes a experimentar: independente do fim da sua história! E posso te garantir: nem sempre também é legal ser uma webcelebridade. Nunca se esqueça que tudo tem seu preço! E a cobrança por ser macro, é maior também.

Dito isso, o mentor verdadeiro também não é apenas um veterano com boas histórias para contar. Ele precisa buscar formação especializada, e precisa estar em constante evolução e crescimento, porque um dia parado na internet, é muito! Ele precisa se atualizar constantemente, e continuar acompanhando os passos do que se propõe a fazer. É aquele: "faça o que eu digo, não o que eu faço!"  Afinal, ele não é um religioso seguindo os passos de Jesus. Ele é um ser humano como você, que apenas aprendeu NA TEORIA E NA PRÁTICA, o melhor e o pior caminho para se chegar ao destino que todo mundo que entra no digital quer: se destacar nas suas redes. E isso não tem a ver apenas com números. Por que você acha que muitas marcas me procuram para indicar um influenciador ou para trabalhar diretamente com elas? Porque confiam no meu trabalho de apontar com profissionalismo, e não pela minha amizade. Já diz o ditado: "amigos, amigos... negócios a parte!"

Eu não indico sempre as mesmas pessoas, não indico pela amizade que tenho, e nem ME indico para todo e qualquer trabalho. Indico porque sei avaliar de acordo com a sinergia da marca e da campanha, o que a empresa espera. E cada trabalho é uma oportunidade de que eu - como "mentora" que me disponho a ser - possa avaliar como alguém se sai na prática de verdade. Trabalhar para uma marca é muito mais do que postar fotos nas suas redes pessoais. É se preocupar (por mais que pareça que despretensiosamente) com toda uma estética de imagem, de texto, de combinação, de padrão e compatibilidade. NÃO, eu não posso fazer isso por você. Ninguém pode! VOCÊ vai se destacar quando aprender a trabalhar corretamente, e traçar seu caminho baseado num hábito. E só quem pode criar esse hábito, é você! Seja ele gravar vídeos, escrever, fazer stories diariamente, montar um evento, um curso...tem que ser o SEU hábito. E é você que tem que estar atento a imagem que quer passar: a de quem realmente trabalha com suas redes (e pode agregar a uma marca) ou apenas postar como todo mundo faz... 

O vínculo entre mentor e mentorado pode se tornar forte, e é comum que o laço nunca se rompa totalmente. Nada impede que a relação possa continuar ao longo dos anos, embora normalmente com encontros bem mais espaçados entre si. E é aí que eu me vejo de novo, porque essa é a minha vivência na internet! É esse vínculo que eu construí por todo esse tempo que não tem preço! Eu já ajudei tanta gente ao longo desses anos, que antes mesmo de fazer esse post, eu já tinha sido mentora de muitas pessoas. Sinto que ajudei com que elas alcançassem seus objetivos (ou até mesmo mudassem os seus planos no meio do caminho kkkkk). Eu sei que as encorajei, e isso é simplesmente maravilhoso! ♥ 

Não é raro que um mentor perceba, em algum momento do processo, que o seu mentorado na verdade busca o trabalho de um psicólogo, e então precisa encaminhá-lo para esse tipo de profissional. E olha, no meio digital, é o que mais tem!!! As pessoas se perdem muito na internet. E eu indico uma psicóloga que conhece bem esse meio também: porque já foi sócia de uma grande agência de influenciadores. Cabe dizer aqui: o mundo dá voltas, ou aquela máxima da internet - entendedores entenderão! rs

Mas que bom que o mundo não para, e a internet também não! Porque só o tempo pode dizer muita coisa sobre as pessoas. Além dos influencers que se perdem, e precisam de ajuda psicológica para não desistirem da internet (ou desistirem de si mesmos, por acharem que não são capazes), vejo gente que chegou ontem na internet, e quer sentar na janela. E pior: coloca até em bio de perfil social que é "sênior" na coisa, mas não passou nem do "júnior". Falta muito para ser "pleno", que fará sênior!!! Resumindo: mal aprendeu, já quer ensinar!

Claro que todo mundo pode ensinar alguma coisa que aprendeu, mas peralá... montar negócio, dizer que ensina o "be-a-bá" porque leu um e-book ou fez um curso na área, é foda! É preciso muito mais que isso. É preciso vivência! E isso eu posso dizer que tenho, e muito!!! E não é por causa da minha idade apenas. É pelo meu tempo de internet mesmo e por tudo o que acompanhei nela, desde que ela começou aqui no Brasil! Aff...me senti um museu agora! Mas é verdade. Eu tenho na internet o tempo que a internet tem no nosso país!

E sim, tenho um orgulho danado disso! Que conselho eu posso dar para quem chegou depois e se encantou com esse mundo digital: tem espaço pra geral! Mas fuja de aprender com quem não tem a menor propriedade para ensinar e falar sobre o assunto! 

E pelo amor de Deus: pesquise quando for buscar qualquer coisa que seja! Busque a história, o caminho, o mentor e o mentorado... recolha todo tipo de informação que puder. E precisando de ajuda, pode contar comigo. Mas não esqueça: quem FAZ acontecer, é VOCÊ! E se você NÃO quer ler, estudar e praticar, sinto dizer, mas NUNCA vai aprender a fazer! Então, boa sorte e que o seu "viral" aconteça! É a única coisa que posso te desejar.

Super beijo da sua mentora (alguns me chamam de "mãe")...
Simone Aline

40 comentários:

  1. Caaaraaacaaa que texto foi esse! Li 2x,sensacional! Posso ser tua filha?! Rsrsrsrs
    Obrigada por compartilhar isso com todos!!! Paaaraaabéns! Beijos Sí (Si Voa Balão)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha quase xaráááááá!!! rrsrsrs Claro que pode! Na verdade você já é! ha ha ha O carinho é recíproco e você sabe que pode contar comigo sempre! Super beijo

      Excluir
  2. Fiquei muito feliz em ler seu post e me encorajou mais ainda a continuar com o meio digital! Ando sem saber o que fazer realmente nesse meio. Vejo o trabalhos de outros influências e tento usa-los como inspiração, mas claro sempre sendo original, mas aí que tá. Ser original é muito difícil e acredito eu que não impossível. Ainda estou decidindo que tipo de conteúdo eu me sentiria bem em fazer e espero que eu consiga saber logo. Eu gosto de falar sobre tudo, porem nao sei como fazer um conteúdo específico, por conta dessa ampla fontes de informações. Espero conseguir crescer no meio que mais amo, que é o meio digital! Obrigado Simone Aline !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Igoooooor, é você!!! QUando li pensei na hora: geminiano! Porque eu sou bem assim: quero falar de tudo ao mesmo tempo! rsrsrs Mas quando você falou que era virginiano, eu vi que realmente só podia ser... para se cobrar tanto assim! Não busque a perfeição sempre, porque seu trabalho já é muito bacacna, de verdade! Apenas siga em frente. No caminho, você vai decidindo cada coisa. Super beijo

      Excluir
  3. Aaaaaaaaa que post lindo ��
    Espero aprender muito contigo.
    Mais já aprendi uma coisa, não desistir .. isso Jamais ��.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suh, isso aí! Estamos aqui para nos ajudar, e pode contar comigo sempre! Mas essa vontade de segruir em frente (e mesmo diante das dificuldades) continuar persistindo, é o que faz toda a diferença não só na carreira digital, como em qualquer área que a gente escolha! Super beijo

      Excluir
  4. Si, adorei saber a diferença entre professor, coach e mentor. Você ja me ajudou tanto.. a pouco tempo mudei umas coisas no blog necessarias, como por assinatura nos posts e outras coisas de html que não manjo e fiz com uma profissional que você indicou. E realmente, tem muita gente ai oferecendo cursos e sei la o que sendo que a gente sabe que não é isso tudo.. pesquisar é a palavra chave!

    Saudades ��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, aos pouquinhos a gente vai ajeitando tudo. Sinto uma saudade daquele época que eram só os blogs mesmo... no máximo Orkut! kkkkkkkk Agora é tanta rede social que eu fico até perdida... mas sempre me atualizando, porque não tem jeito! Vejo gente chegando agora, não entendendo nada de nada, e dizendo que manja muito... E o pior??? Muita gente acredita! Aff... as pessoas não buscam referências, acreditam em todas as propagandas e posts patrocinados que aparecem em suas TL's! Pesquisar é tudo mesmo! Bjs

      Excluir
  5. Me adota tb? Quero te chamar de mãe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Biaaaaaa, fique a vontade! Pode chamar sempre que quiser! Será um prazer! ♥ #JuntosSomosMelhores Super beijo

      Excluir
  6. Como amei ler esse post !
    Criei um blog faz anos , porém eu mudei , mudei muito , quando um assunto estava agradando aos leitores , para mim já não fazia mais parte daquela fase .
    Ler esse post me incentivou ainda mais a me posicionar sobre os assuntos que fazem parte de mim é levar eles com transparência, com carinho , como sempre fiz .
    Amei de verdade! 💕

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ohwn Cecília, que bom! Não se prenda a escrever ou falar sobre o que já não se identifica mais... A vida muda, as pessoas mudam, os interesses mudam. Ser transparente é o melhor que pode fazer. E as pessoas que acompanham um blog, estão ali não apenas pelo assunto em si, mas pela amizade e carinho criados por você, pela sua forma de escrever... Carinho se sente nas palavras. Muito sucesso, conte comigo! Super beijo

      Excluir
  7. Que texto incrível Simone,
    (eu li com a sua voz, RS)
    É desse texto que eu precisa ler, mostrando que somos capazes, mas com um passo de cada vez, eu estive com você pessoalmente 3 vezes e as 3 vezes aprendi muito com você, obrigada pela explicação, obrigada por compartilhar isso com todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pina, que alegria poder passar alguma coisa para nossos amigos. Pessoas são sempre as conquistas mais importantes da vida! ♥ E dar as mãos, encorajar, alegrar... é tudo o que a gente pode e deve fazer pelos outros! Todos são capazes do que quiserem. Super beijo

      Excluir
  8. Eitaaaa que texto hemm 👏👏👏
    Você já sabe da história kkk então não preciso nem repetir né 😅😅 O quanto o Simone Aline, Klaus e
    EBSA mudaram minha vida na internet 😍 Só tenho que agradecer por tudo e por todas as oportunidades 🙏 Estava muito desanimada com essa face que estamos vivendo, mas lendo esse texto me deu um enorme ânimo🤩 Minha eterna mentora que adoro tanto 😘💕💕

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caroooooool sua linda! Não desanime nunca, porque seu trabalho é incrível e sua força de vontade de sempre caprichar em tudo, faz muita diferença! Sabe que pode contar comigo sempre que precisar! #JuntosSomosMelhores é no que eu acredito, e você sabe disso! ♥ Super beijo

      Excluir
  9. Ahhh Simone que lindo 🥰eu amei ler cada palavra,me emocionei,em alguns momentos tive vontade de chorar em outros me vi sorrindo🤗 você é maravilhosa🌹 obrigada por compartilhar seu conhecimento com tanto amor🥰

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joice, obrigada pelo carinho e pela mensagem. Fico feliz em saber que gostou! E saiba que pode contar comigo no que precisar. Desde que nos conhecemos em um dos cursos do #EBSA, você só tem melhorado cada dia mais! Todo o seu conteúdo, suas fotos, legendas... o trabalho em si, só tem ficado melhor! ♥ Conte comigo sempre! Super beijo

      Excluir
  10. Você falou no storie naquele dia que era grande e tal... Vou te falar, quando acabou fiquei querendo mais! Que lindo Post, Si! Ameiii e vc não existe!!! Lendo esse post me motivou ainda mais, mesmo com todas as porradas da vida (tudo dando contra) e lendo isso (essa hora da noite) me deu mais ânimo! 😍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Liliiiiiii, imagino sua rotina... bem sei como se sente! Ô se sei... mas não desanime não. Aproveite o que tem para produzir mais e mais (e nunca o inverso). A gente acaba se deixando levar mais pelo lado negativo das coisas (ou cansativo mesmo). Só temos que aprender a mudar o olhar, focar no que ganhamos (e não no que perdemos). E sempre que precisar, estarei aqui! ♥ Beijos

      Excluir
  11. Que post maravilhoso. Sem dúvida vc tem história, tem respeito na blogosfera. (Toria Mix)

    ResponderExcluir
  12. Que post maravilhoso. Realmente vc tem história. Tem respeito na blogosfera.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tória minha amiga, muito obrigada pelo carinho! ♥ Super beijo

      Excluir
  13. Que post maravilhoso! Realmente vc tem história e respeito na Blogosfera. Obrigada por tudo Simone Aline.Vitória (Toria Mix)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada também pelo seu carinho e amizade Vitória! Beijos

      Excluir
  14. Si que bela reflexão sobre o assunto!
    Já te considero uma grande mentora não só minha, mas também de muita gente.
    Não é a toa que saio do litoral de SP pra ir pro EBSA, já aprendi e aprendo muito com você.
    Você sempre será sempre a nossa mãe das blogueiras.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ohwn Camila, muito obrigada pelo carinho! ♥ Que possamos aprender uma com a outra sempre! Super beijo

      Excluir
  15. Que texto maravilhoso, Si! Saiba que minha vida e minha visão sobre marketing de influência mudou desde quando eu pisei no EBSA9 até hoje. (foi meu segundo EBSA, mas esse foi transformador). Apesar de já te acompanhar na internet, o projeto Embelleze dos Sonhos nos aproximou e eu refleti sobre o trabalho e mudei muito. Sem dúvida nenhuma você é minha mentora e mãe digital!(inventei) hahahaha Meu trabalho ganhou um rumo, uma direção e eu realmente me encontrei no tipo de conteúdo que quero fazer! Você não só merece sucesso e reconhecimento, mas merece ter todos os seus sonhos e desejos realizados, pois ajuda muita gente! Um grande beijo e o meu MUITO obrigada! Tamo junto sempre! S2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aliceeeeee, fico muito feliz em poder ajudar. E acho seu trabalho maravilhoso, de verdade! Você faz conteúdo de qualidade e isso faz toda a diferença! ♥ Tamo junto sempre sim, sempre que precisar (além de estarmos pertinho de verdade!!! kkkkkk). Então já sabe: qualquer coisa, só gritar! Super beijo

      Excluir
  16. Você realmente tem talento para a escrita Simone. Escreveu um texto longo mas tão bem construído que a gente lê fácil sem cansar e ainda fica um gostinho de quero mais no final.rs
    Realmente estar na internet desde o começo aqui no BR te dá muita propriedade pra falar,trocar,orientar os menos avisados, e fazer isso pelo prazer de sentir que ajudou aquela pessoa a "atravessar seus medos" é uma qualidade que me faz admirar você nesse meio. Tu és raridade mulher!
    Tô louca pra essa fase pandêmica passar para eu poder debutar no EBSA10 e quero que você seja nossa mentora por muitos e muitos anos.
    Valeu mãe 💋
    Ass: Fernanda Duarte

    ResponderExcluir
  17. Você realmente tem talento para a escrita Simone. Escreveu um texto longo mas tão bem construído que a gente lê fácil sem cansar e ainda fica um gostinho de quero mais no final.rs
    Realmente estar na internet desde o começo aqui no BR te dá muita propriedade pra falar,trocar,orientar os menos avisados, e fazer isso pelo prazer de sentir que ajudou aquela pessoa a "atravessar seus medos" é uma qualidade que me faz admirar você nesse meio. Tu és raridade mulher!
    Tô louca pra essa fase pandêmica passar para eu poder debutar no EBSA10 e quero que você seja nossa mentora por muitos e muitos anos.
    Valeu mãe 💋

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Fernanda! Eu AMO escrever! Fico feliz em ajudar, sinto uma pontinha de "orgulho de mãe" cada vez que vejo alguém se sobressaindo com seu próprio trabalho, e lembro que dei uma dica, um empurrão, uma ajuda de alguma forma... isso não tem preço! Doida pra isso tudo passar logo e poder, enfim, planejar o #EBSA10 de novo! SUper beijo

      Excluir
  18. Que texto maravilhoso ..
    Estou no meu início como criador de conteúdo mas eu estou mega animada.. E com o que li só me deu mais incentivo ainda 😍
    Estou chegando agora e quero ficar RS
    Prazer meu nome e Evelyn Algárvio ..bjo grande .. gostaria muito de conhecer o seu trabalho e poder participar de algum encontrinho 😍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja muito bem-vinda Eve! ♥ Fique a vontade para conhecer meu trabalho e leve para si o que achar melhor e necessário! Mantenha seu coração firme nos seus sonhos, e no lado bom da internet! ♥ Fique de olho nos encontrinhos, a gente sempre divulga com antecedência! SUper beijo

      Excluir
  19. Descobri esse blog na madrugada e já estou simplesmente apaixonada conheci só pelo Instagram mais aqui é bem mais profundo essa mulher toca a gente com palavras que Deus já quero ser sua filha rsrsrs como eu precisava desse combustível mudou o meu domingo! Bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja muito bem-vinda! Fico feliz em ter lhe animado para a blogosfera! ♥ Super beijo

      Excluir
  20. NOSSA! Que texto Maravilhoso! Imaginei vc falando cada palavra do texto! Incrível sua jornada!! TE ADIMIRO AINDA MAIS! MAMÃE 😍❤

    ResponderExcluir
  21. Lendo no seu texto deu para ver que você é uma mulher maravilhosa e mãe de muitas que você nem gerou parabéns.

    Topa ser minha mãe também? 😅😅😅

    ResponderExcluir
  22. Só pude saber da sua existência hj. E que sorte a minha. Que texto! Nossa! Só fez reacender em mim, o desejo de lutar, continuar e vencer. Muito obrigada. Quero ser sua filha, me adota por favor ����❤️

    ResponderExcluir

Ficarei muito feliz ao ler seu comentário. Mesmo que seja uma crítica, feita com educação, é bem-vinda para que o conteúdo do blog possa sempre melhorar!

Atualizações do Instagram

Subir