♥ SYNAGYS ♥

Oi gente?! =)
Dia desses eu recebi um recado no orkut (desses que vem pra gente e para todos os outros amigos tb...rs), mas era um pedido de ajuda para uma criança de 2 anos, chamado Levi. Eu gosto sempre de "conferir" mensagens de ajuda quando as recebo por e-mail e tal... e essa que recebi pelo orkut, também me tocou. Então, lá fui eu procurar a história e assim recebi um e-mail da Raquel, que confirmou tudo o que eu havia recebido no orkut e está aguardando e-mails de ajuda. Claro que depois de um contato, ela passa os telefones. A Raquel está ajudando um amigo (que é quem tem o sobrinho Levi), que tem SDR por ter nascido prematuro, ficou cego de um olho, do outro enxerga muito pouco e com poucos dias de vida teve que amputar um dos braços. Além de ter um atraso mental, não fala e não anda. 
A Síndrome do Desconforto Respiratório (SDR) ou VSR (Virus Sincinal Respiratório) é uma doença pulmonar geralmente encontrada em bebês prematuros que a manifestam nas primeiras horas de vida. Esses recém-nascidos clinicamente se apresentam ofegantes, com gemido à expiração, tendo suas costelas visíveis durante a respiração (por causa do esforço respiratório) e cianose (arroxeamento dos lábios e extremidades).
A SDR é uma patologia pulmonar séria e freqüente que se correlaciona com a deficiência primária (falta) de surfactante. Por isso é nescessário que os bebês prematuros tomem uma vacina chamada SYNAGIS que o governo não fornece gratuitamente, e o custo de cada dose dessa vacina é de R$ 5.000,00 reais.
 O bebê necessita de 3 a 5 doses para poder estar imune à todas as doenças recorrentes e não correr os riscos desenvolver uma doença mais grave. Para conseguir esta vacina gratuitamente, é necessário entrar na justiça e mesmo sendo um caso de vida ou morte, é demorado...
Quem puder ajudar, por favor envie um e-mail para : raquel-figueiredo@superig.com.br que ela passará todos os detalhes, ok?
Bem, eu não tenho como ajudar em dinheiro, porque sou dura e fu... deixa pra lá!!! rsrsrsrs
Mas eu procurei mais informações sobre a SDR e sobre essa vacina. Parece que SP já tem isso regulamentado e o Estado fornece gratuitamente para os prematuros de até 28 semanas. Aqui no Rio e em outras cidades ainda não. Mas é possível entrar com uma ação contra o Estado pleiteando a vacina.
Bom, visitando um outro blog, eu soube de uma história do Dr.Donovan (advogado), que entrou com a ação para o próprio filho e ganhou. Depois disso ele passou a fazer com frequência esse tipo de ação para os pais que passam por essa situação, como uma forma de ajuda mesmo, cobrando um valor simbólico como honorários, e tem tido sucesso, até hoje não perdeu nenhuma dessas ações em última instância.
O brasileiro em geral tem uma cultura de "deixar pra lá" e não brigar até o fim pelos seus direitos, pois sabe que entrar com uma ação na justiça geralmente é lento, caro, trabalhoso e o resultado nem sempre é justo... Principalmente contra o Estado! Mas fica a dica!
Seguem os contatos do advogado e sua esposa:
donovan@aasp.org.br
e também o modelo de petição (do Dr. Fábio Barletta, de Belo Horizonte): modelo_acao_Synagis.doc

0 CLIQUE AQUI!:

Postar um comentário

Ficarei muito feliz ao ler seu comentário. Mesmo que seja uma crítica, feita com educação, é bem-vinda para que o conteúdo do blog possa sempre melhorar!

Atualizações do Instagram

Subir