E esse "momento" já faz um tempo, viu? E já faz tempo também que eu queria escrever sobre isso... porque de repente UGC Creator virou uma febre nos perfis do instagram e do tik tok. E a maioria das pessoas segue o hype do momento sem nem entender direito do que se trata. É aquela velha história de seguir tendências, coisa que "blogueira velha" já tá cascuda de saber (e não entra nessas furadas, óbvio!).
Porra, não custa pesquisar antes o significado das coisas, mas a maioria acredita nos "gurus" que dizem que trouxeram a merda do "trabalho" pro Brasil, e pelo amor de Deus, é só traduzir pra saber que não existe trabalho algum em ser UGC!!!
*UGC, ou Conteúdo Gerado pelo Usuário, refere-se a qualquer tipo de conteúdo (textos, vídeos, fotos, imagens, etc.) criado por qualquer pessoa de forma espontânea e não remunerada. Ou seja, de onde tiraram que UGC ganha dinheiro??? Se é trabalho pago, não é mais UGC!!!
UGC não tem briefing, não tem estética, não exige cenário ou roteiro, e muito menos paga para um criador produzir conteúdo! Paga uma ação inteira de marketing, que vai gerar conteúdo espontâneo! Então, porque raios as pessoas insistem em colocar em seus perfis UGC CREATOR??? Elas estão dizendo ali que não produzem conteúdo pago!!!Se a marca quer um criador de conteúdo, ela contrata um. Acerta valores, produtos, alinha conteúdo... mas isso não é UGC, e pronto! Pesquisem, pelo amor de Deus!!!
E para as marcas que continuam querendo UGCs, beleza! Eu acredito muito no conteúdo voluntário, na compra por identificação e divulgação sem ônus, porque gostei do produto. Foi por isso que me tornei blogueira, e aqui permaneço com muito orgulho!
Se eu adoro ganhar mimos? ÓBVIO! Quem não gosta??? Faz parte de qualquer campanha com UGCs. E as marcas precisam investir na experiência dos usuários. Tem marca que faz isso com maestria. E os conteúdos genuínos virão, sem sombra de dúvidas!
Se querem se gabar de um "trabalho" na bio dos seus perfis, usem o termo CGC, que significa Conteúdo Gerado pelo Criador, e é produzido por criadores de conteúdo profissionais, sob contrato e pagamento, com foco em objetivos de marketing específicos: aumentar o alcance da marca, gerar leads, impulsionar vendas, etc. E é óbvio que a marca tem maior controle sobre o conteúdo, que está sendo pago para ser feito conforme a marca deseja, podendo direcionar a mensagem e o estilo.
Em resumo, o UGC é o conteúdo espontâneo dos usuários, enquanto o CGC é um conteúdo mais profissional e estratégico, produzido por criadores sob encomenda. Ambas as formas de conteúdo são valiosas para as marcas, mas com objetivos e estratégias diferentes. Você nunca vai ver um criador de conteúdo colocando na bio dele que ele é UGC Creator. Todo mundo é!
A minha dica de blogueira "velha" é: esse é o tipo de informação que NUNCA deve ser colocada na sua bio. Não tem por que, entende? Apenas isso!
E mais: se você "ganha dinheiro" se passando por UGC, você está enganando o seu público!
Beijos da Si 😘