♥ QUEM É INSUBSTITUÍVEL? VOCÊ! ♥


Bom dia!!!
Acabei de entrar num de meus e-mails, e me deparei com uma linda mensagem, que trago aqui para meu Cantinho. Mas antes, quero apenas dizer que recebi de uma amiga especial, que assim como eu, adoooora ler e escrever...rsrsrs E que antes da mensagem, ela escreveu assim para mim:
"Si! Mandei só pra vc porque acho que vc vai ser a única ( além de mim rsrs ) a ler tudo! bjsssssss"
Engraçado que ela mora em JF, não nos vemos com frequência, não éramos amigas de infância, não fomos tão amigas na adolescência e depois de "grandes" nos tornamos mais "próximas" (não na distância né? rsrs mas pela amizade mesmo!)
Bem, deixa eu parar de escrever senão....rsrsrsrs

"Na sala de reunião de uma multinacional o diretor nervoso fala com sua equipe de gestores. Agita as mãos, mostra gráficos e, olhando nos olhos de cada um ameaça: "Ninguém é insubstituível." A frase parece ecoar nas paredes da sala de reunião em meio ao silêncio. Os gestores se entreolham, alguns abaixam a cabeça.
Ninguém ousa falar nada.  De repente um braço se levanta e o diretor se prepara para triturar o atrevido:
- Alguma pergunta?
- Tenho sim.
- E Beethoven ?
- Como? - encara o diretor confuso.
- O senhor disse que ninguém é insubstituível e quem substituiu Beethoven?
Silêncio.....
O funcionário fala então:
- Ouvi essa estória esses dias contada por um profissional que conheço e achei muito pertinente falar sobre isso. Afinal, as empresas falam em descobrir talentos, reter talentos, mas, no fundo continuam achando que os profissionais são peças dentro da organização e que, quando sai um, é só encontrar outro para por no lugar. Quem substituiu Beethoven? Tom Jobim? Ayrton Senna? Ghandi? Frank Sinatra? Garrincha? Santos Dumont? Monteiro Lobato? Elvis Presley? Os Beatles? Jorge Amado? Pelé? Paul Newman? Tiger Woods? Albert Einstein? Picasso? Zico? etc...
Todos esses talentos marcaram a história fazendo o que gostam e o que sabem fazer bem, ou seja, fizeram seu talento brilhar. E, portanto, são sim insubstituíveis. Cada ser humano tem sua contribuição a dar e seu talento direcionado para alguma coisa. Está na hora dos líderes das organizações reverem seus conceitos e começarem a pensar em como desenvolver o talento da sua equipe, focando no brilho de seus pontos fortes e não utilizando energia em reparar seus 'erros/ deficiências'. Ninguém lembra e nem quer saber se Beethoven era surdo, se Picasso era instável, Caymmi preguiçoso, Kennedy egocêntrico, Elvis paranóico ...
O que queremos é sentir o prazer produzido pelas sinfonias, obras de arte, discursos memoráveis e melodias inesquecíveis,  resultado de seus talentos. Cabe aos líderes de sua organização mudar o olhar sobre a equipe e voltar seus esforços em descobrir os pontos fortes de cada membro. Fazer brilhar o talento de cada um em prol do sucesso de seu projeto.Se seu gerente/coordenador , ainda está focado em 'melhorar as fraquezas' de sua equipe corre o risco de ser aquele tipo de líder/ técnico, que barraria Garrincha por ter as pernas tortas, Albert Einstein por ter notas baixas na escola, Beethoven por ser surdo. E na gestão dele o mundo teria perdido todos esses talentos.  Seguindo este raciocínio, caso pudessem mudar o curso natural, os rios seriam retos, não haveriam montanhas, nem lagoas, nem cavernas, nem homens nem mulheres, nem sexo, nem chefes nem subordinados... apenas peças!
Quando o Zacarias dos Trapalhões 'foi pra outras moradas'. Ao iniciar o programa seguinte, o Dedé entrou em cena e falou mais ou menos assim:  "Estamos todos muito tristes com a partida de nosso irmão Zacarias, e hoje, para substituí-lo, chamamos: ... Ninguém ... pois nosso Zaca é insubstituível".
Portanto, nunca esqueça: Você é um talento único... com toda certeza ninguém te substituirá!
Sou um só, mas ainda assim sou um. Não posso fazer tudo, mas posso fazer alguma coisa, e da melhor forma possível. Por não poder fazer tudo, não me recusarei a fazer o pouco que posso. No mundo sempre existirão pessoas que vão te amar pelo que você é, e outras, que vão te odiar pelo mesmo motivo. Acostume-se a isso com muita paz de espírito! É bom para refletir e se valorizar!"

Uma bom final de semana pra você... e nunca esqueça que você é INSUBSTITUÍVEL!!!

'Image

16 comentários:

  1. Simone, você está certíssima! Inventataram esta de que ninguém é insubistuível e pegou a moda!
    Não é preciso citar os famosos.
    Quem sustituirá você?
    Parabéns pelo bem cuidado blog, e a dona dele é uma linda mulher.

    Carinho,
    Jorge

    ResponderExcluir
  2. Oie!!!
    Saudades do teu cantinhu miga!!!
    Passei pra desejar um bom fim de semana!!!
    Adorei a postagem passa la no meu!!!
    Bju

    ResponderExcluir
  3. Oi minha amiga, que linda esta mensagem e é a mais pura verdade.
    Somos únicos e insubstituíveis, com defeitos sim, mas muito mais qualidades.
    Beijos!!!!
    Gi.

    ResponderExcluir
  4. Jorge,
    Somos insubstituíveis mesmo, cada um com o seu talento, a sua "riqueza", aquilo que de melhor temos e fazemos! E por causa dessa "moda" a gente as vezes acaba acreditando... e se esforçando para ser aquilo que não somos...
    Obrigada pelo carinho e pelos elogios, lisonjeadores!
    Bjs e volte sempre!

    ResponderExcluir
  5. Janinha, saudade de vc por aqui tb! Pode deixar que já já te faço uma visita, tá?
    Grande beijo!

    ResponderExcluir
  6. Giiiiiiiiii, eu adoro os seus comentários amiga! E SIM temos qualidades intermináveis!!! Todos tem!!! rsrs
    Bjão

    ResponderExcluir
  7. Simone muito acertada sua postagem.
    E partilho de seu pensar, ninguém é substituível.
    Partindo-se da premissa que não somos máquinas.

    Beijos, parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Olá vim conhecer seu site belo. Parabéns por tudo. Convido a conhecer o meu site tambem. Um grande beijo e ótimo fim de semana.
    www.fadapri.com.br

    ResponderExcluir
  9. Ah, eu concordo totalmente, somos únicos e podemos fazer o melhor possível!
    Ah, e fiquei tão feliz com seu comentário! Muito obrigada pelo carinho e apoio viu! Ando demorando pra responder as visitas mas sempre passo! Volte sempre que tiver vontade assim podemos ir conversando mais.

    ResponderExcluir
  10. Hamilton, isso mesmo... não somos máquinas! Somos únicos!
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Fada Pri,
    obrigada pela visita e volte sempre, viu? Já estive visitando o site, tudo muito lindo e muita coisa legal vc disponibiliza por lá. Adorei!
    Grande beijo!

    ResponderExcluir
  12. Desabafando,
    eu é que fico muito feliz com a sua vinda aqui no meu Cantinho! E não se preocupe com esses momentos de "ausência" nos blogs amigos, porque amigos "entendem" isso... E vc é uma pessoa muito especial! Grande beijo!

    ResponderExcluir
  13. Oi Si!
    Adorei ler este post (um pouco atrasada, mas me atualizando..rsrs..) acho que precisa dele,esta frase é uma verdade e tanto

    "No mundo sempre existirão pessoas que vão te amar pelo que você é, e outras, que vão te odiar pelo mesmo motivo."

    Nem tem muito o que dizer, o texto diz por si só, mas esta frase precisei ressaltar, me amar como sou, com talentos e defeitos, isso que devo levar sempre em conta, isso é que tem valor na minha vida, as pessoas que me amam como sou, este é o verdadeiro amor, o que me sustenta e me faz seguir.

    Bjos Si (que bom voltar aqui)

    ResponderExcluir
  14. Idaaaaaa,
    que bom te ter de volta!!! Estava já com saudades, mas pelo último post da cela e do diário "vampírico", imagino e entendo sua ausência. E a justa causa: o verdadeiro amor!!! Ah... essa frase diz muito mesmo, vale mais que o texto todo! Isso é o deveria ter valor na vida de todo mundo... pena que nem todos pensem assim, né? Grande beijo!!!

    ResponderExcluir
  15. Oi meu anjo! Q saudades q tava daki! Adorei o texto, coincidentemente, recebi ele por e-mail ha algumas semanas atras, mas sempre eh bom reler essas coisas.
    Eu to em "condicional", rs, ou seja, hospital de dia e ksa a noite, a internacaum naum tah sendo direta pq eu to colaborando com o tratamento e me deram um desconto. E quem disse q eu consigo dormir em ksa? kkkkkkkkkkkkkkk
    Eu MORRO de tedio nakele lugar horrendo, tudo o q faco nakela merda eh descansar, um saco.
    Adorei a frase q a maezinha destacou, infelizmente, eu to passando por isso, tem mta gnt me odiando pelos msms motivos q alguns me amam... paciencia.
    E eu te amo dmais! =)

    ResponderExcluir
  16. Lukaaaaaaaaaaas, querido amigo, eu morro de saudade da sua visita!!!! E sei que quando vc está sumidinho tem seus motivos... se cuida, amigo!!! Vc é especial demais, e algumas pessoas devem te odiar por isso!!! kkkkkkkkkkk E paciência é uma virtude!!! E como é...rsrssrs
    Tb amo vc!!! Grande bj!

    ResponderExcluir

Ficarei muito feliz ao ler seu comentário. Mesmo que seja uma crítica, feita com educação, é bem-vinda para que o conteúdo do blog possa sempre melhorar!

Atualizações do Instagram

Subir