♥ e-LIXO ♥

Oi gente?! =)
Bom dia!!!
Vocês sabem onde descartar materiais eletrônicos????
Lixo-eletrônico não são apenas os SPAM’s recebidos em nossa caixa de entrada dos e-mails!!!! =) Equipamentos eletrônicos que não possuem mais utilidade, são lixos eletrônicos também, chamados de e-lixo! 
Com a rápida modernização das tecnologias, os aparelhos tornam-se ultrapassados em uma velocidade assustadora. No Brasil, por exemplo, o tempo médio de uso de um celular é inferior a 2 anos, de um computador são 4 anos nas empresas e 5 nas residências.
Pilhas, baterias, celulares, computadores, eletrodomésticos, cd’s, dvd’s, lâmpadas e muitos outros, contaminam o solo, a água e trazem danos ao meio ambiente e à saúde se não descartados em locais adequados. Grande parte destes resíduos são reutilizados em equipamentos novos ou reciclados em outros produtos.

E-LIXO MAPS é uma iniciativa do Instituto Sergio Motta em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Trata-se de uma ferramenta de busca, desenvolvida para o mapeamento e cadastramento de postos de coleta e reciclagem de lixo eletrônico em todo Brasil.
Através da busca, o acesso a estes postos de descarte fica muito mais fácil. Uma vez que o sistema funciona de maneira muito simples:
Basta acessar o site do E-LIXO MAPS, inserir o endereço completo, o tipo de e-lixo que deseja descartar e clicar em “buscar postos de coleta”. Associando as informações à plataforma do Google Maps com o Banco de Postos, o sistema mostrará as opções disponíveis cadastradas próximas ao endereço pesquisado.
O Banco de Postos conta com o cadastramento contínuo de novos estabelecimentos para atender a demanda de necessidade da população. É um processo delicado, uma vez que respeitamos um sistema logístico para seleção, análise e aprovação dos postos.
Inicialmente, o Projeto estava focando em mapear, cadastrar e disponibilizar postos de coleta localizados na cidade de São Paulo. Porém, a demanda de busca, interesse e necessidade da população, tornou obrigatória a expansão de cobertura e ampliamos nossa pesquisa e esforços. Aos poucos atingiremos todas as regiões do Brasil.
E-LIXO MAPS propõe uma relação horizontal de troca com a população. Grande parte dos postos surgem a partir de indicações dos usuários do site.
O impacto ambiental de centenas de milhares de computadores, baterias de celulares, incontáveis milhões de cd’s e dvd’s que são descartados todos os dias é enorme. Não se pode negar os ganhos que a informatização e as telecomunicações agregaram à sociedade nas últimas décadas, mas também não se pode ignorar a emergência de pensar de forma criativa e crítica sobre o impacto do e-lixo na vida cotidiana do planeta.
Faça a sua parte. Usufrua do E-LIXO MAPS.
Bjks!

Fonte: DAQUI
Imagem: DAQUI 

2 comentários:

  1. Olá Simone!
    Ajuda do BLOGGER!
    O seu caso é fácil de resolver segue o link:
    Veratecajuda
    Abraço e um bom final de semana!

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post Si!
    Sempre temos dúvidas de onde descartar alguns materiais eletrônicos que podem ser até reciclados.

    beijinhos ;*

    http://noostillo.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Ficarei muito feliz ao ler seu comentário. Mesmo que seja uma crítica, feita com educação, é bem-vinda para que o conteúdo do blog possa sempre melhorar!

Atualizações do Instagram

Subir