♥ PUTZ... EU FAZENDO "COISA FEIA" DE NOVO!!! ♥

Oi gente?! =)
Preparem-se que o post é longo... rsrsrsrs
Eu tenho problemas com resumos, quem me acompanha sabe bem disso!!!
E hoje (além do Chrome dizer que o Cantinho estava infectado com malware), eu entrei no face e havia um recado de uma blogueira que eu adoro, e quem me fez "adentrar" nesse mundo "fashion" de moda e beleza...
Sou vaidosa desde sempre, e gosto dessa infinidade de produtos de beleza que temos disponíveis no mercado. Mas quando iniciei o blog, embora mostrasse alguns produtinhos comprados por mim, o "forte" era o "escrever" mesmo... A vida cotidiana de uma mãe, esposa e então dona-de-casa. Aliás, deixar de trabalhar em prol da maternidade, foi também um dos motivos que me levou a blogar. 
Eu sempre gostei de ler e escrever. Sempre fui "chata" com o português... rsrsrs Da mesma forma que cometo "erros", como qualquer mortal!!!
Bem, daí que o blog da Juh (Tempo Fashion) eu acompanho há anos, e por causa dele "descobri" esse lado "mulherzinha" de blogar. Tomei coragem (o que a Juh ensina muito bem) e me aventurei a ir sozinha, em dia de muita chuva e frio aqui no Rio, a comparecer a festa de aniversário do Tempo Fashion:
Cheguei tímida e "sem graça". Não conhecia ninguém... embora visse e participasse de sorteios em vários blogs que lia, eu não fazia ideia de como aconteciam essas parcerias.
"Imaginava" na minha santa idiotice, batman! que as donas de blogs tinham algum parente trabalhando com publicidade, algum amigo, sei lá...
E no dia da festa, pude encontrar outras blogueiras e conversar sobre isso. Porque isso na internet não é tão "explícito" assim. 
Seria legal ter parcerias, mas embora eu escreva bem (e tenha modéstia... rsrsrs) eu não tinha esse lado "espontâneo" de solicitar alguma coisa. Nem reclamação eu gosto de fazer... que fará "pedir" alguma coisa. Acho que por isso não imaginava "pedir" parcerias. Daí, nessa festa, haviam blogueiras e empresas. E recebi alguns cartões de representantes, com seus devidos e-mails e depois, já em casa, pensei sobre o assunto.
A única parceria que eu tinha era a Merheje, porque eu participava da comunidade no orkut há tempos, e "conhecia" virtualmente de lá a Karin, que trabalhava com eles na época.
Ficava "sem graça" de escrever para as empresas... sei lá...
Enfim, a Juh é uma pessoa super alto astral, verdadeira, autêntica. Eu já gostava de lê-la (português "feio", porém com pronome oblíquo usado corretamente... rsrsrs), daí que no dia da festa pude constatar que Juh é exatamente aquilo que "mostra" no blog e nos vídeos. 
Sabe aquela pessoa que te incentiva, que te coloca pra cima? Pois é...
Tomei coragem e enviei e-mails para aqueles representantes, falando sobre o blog, explicando que até então só tinha uma parceria e tal...
Muitos pediram um "Mídia Kit" (que eu não fazia ideia do que era!!! kkkkk) E fui buscando isso também nos outros blogs.
E passado algum tempo, percebi que seria mais prático usar um "e-mail padrão" para solicitação de parcerias. Daí percorri blogs que admiro e fui "copiando" aquilo que se encaixaria com o meu Cantinho, em busca de formular um e-mail só. Passei tudo para um papel, e fui acertando dali... incluindo daqui, acrescentando, mudando algo... e claro, nem me dei conta que algumas "frases feitas" entraram na íntegra no tal e-mail. Mas... achei que não haveria problema algum. 
Dessa forma fiz meu e-mail padrão (e poucas vezes o alterei).
Mas no recado de hoje da Juh, ela questionava justamente uma parte que eu havia retirado do blog dela (aba serviços). Bem, escrevi um e-mail pra Juh me desculpando, porque a intenção não foi "copiar e mandar" algo pronto, copiado de outro blog. E não havia copiado nada "integralmente" de um blog, visto que visitei N blogs e fui pegando uma frase ali, outra acolá... algumas modifiquei, outras não... enfim... busquei sim em muitos blogs uma referência e retirei de muitos deles "frases prontas".
Bem, e a Juh, no salto como ela só, me alertou sobre esse tipo de conduta, e me permitiu ficar com o que havia copiado, embora expressasse sua opinião contrária.
Mas,  como minha intenção não foi "clonar", achei por bem reformular aquela frase que havia trazido do blog Tempo Fashion.
Me desculpei com a Juh pelo acontecido e enviei cópia do e-mail padrão alterado, para mostrar as mudanças e tal.
E resolvi fazer esse post que pode servir para ajudar outras blogueiras que ficam as vezes "perdidas" (assim como eu também ficava) em como conseguir parcerias para seus blogs e como essas parcerias funcionam de verdade. Quem quiser essa "luz", só enviar um e-mail que eu explico melhor como funcionam as parcerias e o que eu descrevo no meu e-mail que mando para as empresas quando solicito parcerias. As vezes acrescento ou tiro uma frase. E altero e atualizo sempre as estatísticas... coisas desse tipo! =)  

E existem ainda dois posts que eu gostaria de "re" apresentar para quem não os leu. Quem quiser ler sobre "redes sociais" e "clonagens", ficam as dicas:
http://www.simonealine.com/2011/11/hotlink-eu-faco.html  (por isso o título do post de hoje!!! Já fiz "coisa feia" outra vez...aff!!! rsrs)
Obrigada pelo alerta, Juh, e pela sua diplomacia, pra variar! =)

E para quem leu até aqui... um super obrigada também! =) Escrevo pacas, eu sei.... rsrsrs
Bjks!!!

11 comentários:

  1. *por favor,somente leia e nao publique meu e-mail,ok?! Agradeço

    Rosaina

    ResponderExcluir
  2. OI linda,consegui ler tudo rs
    bom, eu sou o contrario gostei do site corro atras faço minhas sugestões de parceria e as vezes da certo...mais fiquei curiosa da forma que vc faz agora me passe pode ser?
    quellp1@hotmail.com
    bjinhos linda

    ResponderExcluir
  3. Quesia,
    eu só "escrevo pelos cotovelos"... he he he falar mesmo... sou envergonhada à beça!!! =)
    Vou te mandar o "e-mail padrão" pra vc dar uma olhada. Bjks!

    ResponderExcluir
  4. Oi Ro,
    pode deixar que já não publicarei o comentário com e-mail, e vou te enviar tudo detalhadinho, tá? =)
    Bjks!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Si, gostei da sugestão. Se você puder mandar seu email padrão e algumas explicações, vou aceitar com muito prazer, pois acho que é assim que nós que estamos começando, vamos aprendendo mais um pouquinho.
    Parabéns pela iniciativa de ajudar os blogs que estão começando!

    beijinhos ;*
    Keila e Raíssa
    rayssynharosa2@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi querida, muito bom esse post.
    Qdo a gente entra na blogesfera fica meio perdia mesma. Tb sou nova por aqui e aindas estou engatinhando.
    vc falou pra quem quiser uma luz te falar, eu quero. tem como vc me msotar como é seu e-mail padrão?
    katherynne_michelynne@yahoo.com.br

    Amei seu cantinho, li os outros dois post q ta lincado e gostei muito das considerações. estou seguindo aqui.
    Bjusssss...
    almaruiva.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Bruna,
    venha mesmo, viu? Que bom que gostou! =)
    Bjks!

    ResponderExcluir
  8. Raíssa,
    pode deixar que vou te enviar o e-mail sim! =)
    Ajudar faz parte, né? O gostoso daqui é isso!!! =)
    Super beijo em todas! =)
    Obrigada pelo carinho!

    ResponderExcluir
  9. Katherynne
    Seja bem vinda! =)
    Vou te mandar por e-mil sim, pode deixar! =)
    E volte sempre, viu? Amigos são sempre bem vindos!
    Bjks!

    ResponderExcluir
  10. amiga, eu tambem quero rsrs
    eu ainda nao tenho o meu padrao sabe, nem tenho ideia de como fazer, peço algumas parcerias e muitas vezes nem tenho resposta, talves seja falta de saber me expressar melhor ne rsrs
    adrianacroches@gmail.com

    obrigada desde ja!

    ResponderExcluir
  11. Oi Dry,
    já já te mando o meu e-mail "padrão"... rsrsrs
    Tem empresa que não responde mesmo. =/
    Mas a maioria, mesmo quando a resposta é negativa, enviam uma resposta sim! =)
    Bjks!

    ResponderExcluir

Ficarei muito feliz ao ler seu comentário. Mesmo que seja uma crítica, feita com educação, é bem-vinda para que o conteúdo do blog possa sempre melhorar!

Atualizações do Instagram

Subir