LEITURINHA: O LIVRO IDEAL PARA OS FILHOTES


Oi gente linda :)


Pra quem ainda não sabe, eu tenho dois pequenos em casa. Um já nem é tão pequeno assim, agora com 13 anos, mas já me passou na altura faz tempo!!! rsrs


Se há uma coisa que eu incentivo aqui em casa é a leitura e a escrita. Porque por mais "internetês" que a gente aprenda, por mais abreviações que a vida moderna nos permita fazer, NADA se compara a um bom português, né não? Não precisa ser exímio, mas corretinho,  já tá de bom tamanho!


Toda vez que eles se interessam por um livro, a gente fica de olho numa continuação, ou numa leitura semelhante, para dar continuidade depois que o livro acabar de ser lido. Para que eles não percam o interesse. Porque não é fácil hoje, com tanta tecnologia, se prender à leitura. Tem que aprender a apreciar realmente.


Antes de compartilhar o momento da leitura com as crianças, uma das principais preocupações dos pais é verificar quais gêneros são mais indicados para cada faixa etária dos pequenos (ou dos não tão pequenos assim!!! rs). Sejam contos infantis, fábulas ou simplesmente uma história  ilustrada, é importante verificar se aquele gênero está corretamente inserido na realidade de compreensão da criança.


Para ajudar os pais nessa escolha, a Leiturinha, maior clube de assinaturas de livros infantis, mostra quais os gêneros que se adaptam a cada faixa etária.


original_leiturinha

Criada em 2014, a Leiturinha é o maior clube de assinatura de livros infantis do Brasil, promovendo o hábito da leitura compartilhada para mais de 35 mil famílias, distribuídas em mais de 3.900 cidades brasileiras. A atuação da empresa se baseia no incentivo à leitura e na curadoria dos livros, para proporcionar experiências de aprendizado e diversão em família. Mensalmente cada assinante recebe em casa um kit contendo livros - selecionados de acordo com a etapa de desenvolvimento de cada criança, uma carta pedagógica e outras surpresas, além do acesso gratuito à Biblioteca Digital - com mais de 1000 livros e vídeos.  Vamos conferir as dicas:


Até os 3 anos


Dos primeiros meses até o quarto ano de idade é um período em que já se pode introduzir gradativamente a leitura na vida da criança. É essencial criar o hábito da leitura e praticá-lo frequentemente. Assim, seu interesse é aguçado por meio de texturas, cores, sons e também pela voz de quem conta a história. Pop-ups e dobraduras são outros grandes aliados. O gênero não é nenhum segredo: os bebês gostam de livros que estimulam sua visão, audição e tato, independente do tipo de história infantil.


Dos 4 aos 6 anos


As ilustrações continuam sendo indispensáveis para esse período, mesmo sem o uso de texturas e dobraduras. Os contos de fadas e aventuras são gêneros atrativos. Procure escolher livros com poucas páginas, textos ampliados e espaçados – ou seja, livros mais lúdicos, mas ainda assim com histórias.


Dos 7 aos 9 anos


Nessa fase, a criança já está familiarizada com o hábito de ler e está iniciando a alfabetização. Essa é a época da curiosidade e da descoberta das preferências literárias do pequeno. As histórias com moral, como as fábulas, vão ajudar a ampliar a imaginação, caráter e repertório cultural da criança, além de desenvolver o seu vocabulário.


Dos 10 aos 12 anos


Suspense e muita aventura são os assuntos que mais chamam atenção entre as crianças nessa fase. É o período da pré-adolescência, no qual as ilustrações, texturas e outros recursos utilizados para os leitores mais novos já cedem espaço para textos mais complexos. Essa é a fase de reflexão, em que o pequeno procura desvendar mistérios, curiosidades e outros quebra-cabeças.


Dica para todas as idades


É claro que existem tipos de histórias que atraem mais uma criança do que outra. Além de verificar a faixa-etária e o gênero, é sempre importante valorizar o gosto da criança – que vai se desenvolvendo cada vez mais com a leitura cotidiana.


Para mais informações, acesse: www.leiturinha.com.br


Vocês gostam de ler com seus filhotes? Tem algum livro infantil de vocês até hoje? Eu tenho! Na verdade dois: O Retalhinho Branco e Nana Manor! Da minha infância, outro marcante (mas que não tenho até hoje) foi "Marcelo, Marmelo, Martelo".


Super beijo!

0 CLIQUE AQUI!:

Postar um comentário

Ficarei muito feliz ao ler seu comentário. Mesmo que seja uma crítica, feita com educação, é bem-vinda para que o conteúdo do blog possa sempre melhorar!

Atualizações do Instagram

Subir