MENSTRUAÇÃO SAUDÁVEL

Menstruação Saudável, isso existe???  Sim, claro! Não a minha, que sempre foi irregular e confesso: não vejo a hora desse incômodo mensal acabar! Mas a boa notícia é que bons hábitos e remédios naturais são o caminho para tornar esse momento ameno.  E enquanto o momento da menopausa ainda não chega, o melhor é amenizar os desconfortos, e passar por esses períodos menstruais  da forma mais tranquila possível. Afinal, mores, ela acontece mensalmente! rsrs


menstruação saudável- menopausa-menstruar

Os períodos irregulares não são um problema grave ou irreversível, porém, muitas mulheres sofrem com o atraso da menstruação em diversos meses ao ano e isso pode deixá-las tensas e angustiadas. Outros problemas que podem incomodar são fortes cólicas e alterações de humor. Graças a Deus, nunca tive cólicas muito fortes, e elas só começaram a aparecer após a primeira gestação. Na idade mais jovem, eu nem sentia quase nada. Mas tive amigas que recorriam a compressas e se reviravam de dor durante esse período. Tendo em seu conhecimento poucos recursos e hábitos naturais para lidar com esta fase, elas acabavam apelando para remédios fortes que traziam diversos efeitos colaterais imediatos e a longo prazo.
Neste artigo separaram alguns hábitos saudáveis e alimentos naturais que podem ajudar nesta fase. Por se tratar de atitudes naturais e não havendo qualquer restrição para sua saúde, vale a pena testar e ver como o seu corpo se adapta, afinal cada organismo pode reagir de forma diferente.



Hábitos no dia a dia para uma menstruação mais tranquila:
menstruação saudável- menopausa-menstruar


#1 - Faça exercícios ou ao menos uma boa caminhada.
Tenha sempre um lembrete na agenda ou em algum aplicativo sobre a data prevista para vir a sua menstruação. Antecedendo alguns dias faça exercícios ou ao menos estacione o carro um pouco mais longe para fazer boas caminhadas, porém o recomendado é praticar esporte regularmente. Durante as cólicas nada mais convidativo do que ficar de repouso, porém andar lhe fará bem mesmo enquanto sentir dor. Fonte: menstruacaoeciclos.com


#2 – Durma mais tempo
Durante a TPM muitas mulheres sentem forte sono. Sendo o seu caso ou não, dormir mais antes e durante a menstruação lhe ajudará a passar por esta fase mais tranquilamente.


#3 – Programe sua agenda para atividades menos stressantes
Menstruação e stress não são aliados. Nesta fase, quanto mais stress maior poderá ser a dor. Claro que vivemos em um ambiente que propicia altas cargas de stress, mas com planejamento podemos amenizar ou até eliminar aquelas atividades que nos deixam mais tensos.



Alimentos saudáveis e naturais que ajudam no ciclo menstrual:
alimentação saudável-menstruação


Alimentos que DEVEM ser consumidos: 

- Banana e aveia, sendo ricos em vitamina B6 ajudam a aliviar dores musculares;


- Milho, castanhas e nozes, ricos em vitamina E, ajudam a diminuir o sangramento e aliviam as dores;


- Vegetais verdes escuros (brócolis, couve e espinafre), ricos em cálcio, são fortes aliados para o alívio das cólicas e diminuem o inchaço;


- Amêndoas, semente de girassol e abóbora, além de ricos em vitamina E possuem magnésio, sendo aliados também na diminuição da dor;


- Laranja, uva e acerola, ricas em vitamina C, são antioxidantes e diminuem o processo inflamatório.


Alimentos que NÃO DEVEM ser consumidos:


- Açúcar e farinha branca: alimentos refinados pobres em vitaminas e ricos em carboidratos de alto índice glicêmico, não contribuem para uma vida saudável no geral e aumentam o processo inflamatório.


- Carne vermelha, pães doces, bolos e doces industrializados: Quanto maior a ingestão de gorduras saturadas e hidrogenadas mais os hormônios ficarão desequilibrados, aumentando o processo inflamatório e as contrações do útero.


- Enlatados, presunto, salsichas: quanto mais sódio maior a retenção de líquido, aumentando o inchaço.


- Chá mate, chá preto e café: a cafeína presente nestas bebidas, por ser estimulante, pode piorar as dores.

0 CLIQUE AQUI!:

Postar um comentário

Ficarei muito feliz ao ler seu comentário. Mesmo que seja uma crítica, feita com educação, é bem-vinda para que o conteúdo do blog possa sempre melhorar!

Atualizações do Instagram

Subir