VISUAL DIET: O QUE ISSO SIGNIFICA?

“O que comemos afeta nossos corpos, então prestamos atenção no que comemos. O que vemos afeta nossas mentes, mas raramente nos preocupamos com o que vemos. É hora de equilibrar nossa dieta visual” diz Justin Tindall, co-criadora do projeto Visual Diet.

Essa "Dieta Visual" é um projeto de fotografia bem bacana, que conheci ontem através do Youpix. E o que isso afinal significa? Significa o conteúdo visual que uma pessoa consome voluntária ou involuntariamente por dia. E cá entre nós, esta é uma dieta bem desequilibrada! 

Comecei a falar ontem de blog por aqui, e como atuante na blogosfera desde 2007, as vezes chego a pensar que a galera na internet enlouqueceu. E pior, a gente que está aqui há mais tempo, incentivou isso de alguma maneira. Fomos pioneiros em redes sociais, e essas plataformas se proliferaram. Foi legal? Foi! Mas as crianças e jovens meio que se perderam nesse mundo. Talvez pela imaturidade natural, acabaram não sabendo lidar com tudo aquilo que nós já tirávamos de letra: o bullying, a zoação, a brincadeira... De repente ficou tão séria, a ponto de mexer com o psicológico dos mais novos. E aí eles resolveram se livrar disso inventando mentiras. Todos mentem sobre si mesmos nas redes. 

Nosso mundo é visual, somos todos criadores e consumidores nas redes sociais. Cada foto, cada selfie, cada post, é uma fonte de energia (boa e/ou ruim). Assim como numa dieta, a gente também precisa do "dia do lixo" nas redes! Ninguém mais aguenta essa perfeição que não existe, esse culto ao belo exagerado. 

Que comida digital é essa que a gente consome??? Peles tão lisas e brilhosas que parecem bonecas. Cabelos tão lindos e brilhantes que parecem de mentira. Paisagens tão exuberantes que parecem montagem. E por falar em montagem... o que não é, nas redes sociais?

Aplicativos e programas fazem de tudo: maquiagem, tiram manchas, escondem cicatrizes, aumentam ou diminuem partes, alteram estuturas, cores, tamanhos... tudo em nome da perfeição! Pra quê? Para mais curtidas? Ah sim, elas sumiram! Mas no pc aparecem normalmente. E vocês acreditaram que isso era pra melhorar a saúde mental? Ah vai... 

Esse lixo digital (que é belo, não vamos negar!), é enviado para nós, a cada segundo de cada dia. E está começando a deixar um gosto muito gostoso! Somos o que vemos e, no momento, estamos sendo envenenados visualmente, sem que a gente nem perceba. Quando percebemos, já estamos baixando mais um aplicativo, só pra tirar uma ruguinha aqui e alterar uma corzinha ali... dar uma ajeitadinha de leve no nariz, nos poros, na cintura... Precisamos abrir nossos olhos para a importância do que vemos. Precisamos de uma "dieta" mais variada e nutririva!  

No projeto "Visual Dieta", foram fotografados 15 adolescentes, que receberam suas imagens para edição, ajustes e filtros antes de serem publicadas na rede social de cada um. O resultado? Ninguém de verdade. Mesmo sendo só um batonzinho, um olho mais brilhante, uma pele mais lisinha, uma sobrancelha mais simétrica, enfim... ao menos um filtro tem que ter! 
 
A impressão que tenho é que os adolescentes de hoje não conseguem se amar exatamente como são. Precisam o tempo todo se mudar, para atender ao padrão que visualizam em suas próprias redes. Em seus celulares, na palma de suas mãos, criam versões melhores de si mesmos. E dessa forma, criam mais resistência para se aceitarem como são. Imperfeitos, como todo mundo! 

Esta é uma realidade nova e aprimorada, um mundo no qual adolescentes (ou até crianças mais jovens) podem alterar-se digitalmente dentro de segundos. É apenas mais uma razão pela qual estamos vivendo em um mundo de fome, tristeza, aumento da ansiedade e alterações diversas na auto-imagem das pessoas. Elas sempre se enxergam com defeitos, e sempre buscam disfarçar isso nas redes. A foto não pode ser publicada sem ser trabalhada antes. Parece loucura? E é, né?

Temos que pensar sobre os efeitos das redes sociais sobre nossa saúde mental, sobre a sociedade, sobre nossas escolhas. E já que estamos no mês do Setembro Amarelo, importante para as causas relacionadas ao nosso bem estar mental, mês de prevenção ao suícidio, eu tô prontíssima para pensar como podemos entrar em uma fase mais consciente, responsável, pé no chão, verdadeira. E você? *

Eu confesso que fico bem preocupada! As vezes me pego pensando que não estou mais acompanhando o mundo virtual, porque vejo minhas fotos "imperfeitas" nas redes. Mas sinceramente? É assim que eu sou. Por mais que eu queira a pele mais lisa, o nariz e a cintura mais fininhos... um app que faça isso em 5 segundos, pra mim, é um tanto quanto assustador! Isso não é disfarçar, isso é mentir! E mentiras uma hora são descobertas! Prefiro a minha realidade imperfeita. Obrigada!


Beijos da Si



* Bia Granja, YOUPIX

0 CLIQUE AQUI!:

Postar um comentário

Ficarei muito feliz ao ler seu comentário. Mesmo que seja uma crítica, feita com educação, é bem-vinda para que o conteúdo do blog possa sempre melhorar!

Atualizações do Instagram

Subir