SPOILER BIOPARQUE DO RIO E MAIS 1001 LEMBRANÇAS

O BioParque do Rio é o nosso antigo Zoo, aquele zoológico que embora deixasse os animais não tão bem cuidados assim, a gente amava visitar na infância! Pega o café, que o papo vai ser longo aqui... 

O jardim zoológico era um dos meus passeios preferidos com papai quando eu era criança. Papai AMA natureza, e eu herdei isso dele! Mato, bichos, água, enfim... eram os passeios que eu mais amava fazer. E na maioria das vezes íamos sozinhos, porque mamãe nunca gostou, e minhas irmãs iam uma vez e já estava bom. Eram os meus programas preferidos: só admirar a natureza e a vida mesmo! Não importa se já fomos na semana anterior, no dia anterior até! kkkk Se papai quisesse ir no zoo no sábado e no domingo, opa, eu ia amarradaça!!!

Na minha infância, os meus passeios preferidos eram:
- Quinta/Zoo
- Parque Florestal no Grajaú 
- Floresta da Tijuca
- Pavilhão de São Cristóvão (com feira de animais e fazendinha)

Ahhh, que delícia! Eram os melhores passeios! Aquele cheiro de terra, de mato, de bosta... kkkkkk Sério, eu amava! Eu AMO, até hoje! Papai dizia que o Macaco Tião podia ser visto andando de mãos dadas com seu tratador no zoológico, mas eu nunca vi... Fico imaginando um chimpanzé assim, de pertinho... de mãos dadas, um abraço!!! Ain, que sonho!!!

Desde quando conheci meu esposo, Klaus sempre chamou esse tipo de passeio de "programa de índio". Quando namorávamos, ele fazia isso muito a contragosto anualmente!!! kkkkk E depois que nos casamos e tivemos filhos... ahhhhh, era minha desculpa levar os meninos!

Mas os filhotes cresceram.... e daí veio também a concessão do zoo, o descaso,  morte  e sumiço de animais... tudo o que vinha acontecendo de anos pra cá, eu simplesmente nunca mais fiz esse passeio. E depois da concessão ganha na justiça pelo Grupo Cataratas, vieram mais obras, e eu comecei a acompanhar mais pela internet. E aí veio a pandemia e atrasou tudo! 

Mas assim foram os últimos dois anos pra mim: acompanhando conforme dava, pela internet mesmo. Vira e mexe eu falava alguma coisa nos stories. Confesso que parecia um sonho: um local que preservasse a natureza das espécies, e nos fizesse entender o ambiente deles (afinal, a casa ali é deles, e ficarem enjaulados sem muitos cuidados para nos "divertir" era cruel demais). 

Eu estava na contagem regressiva para a inauguração desse novo conceito de zoo: na verdade, um centro de conservação da biodiversidade!  E agora tem um projeto para sócios (e claro que eu me tornei uma! rs). Sendo sócio a gente paga um valor anual (cerca do dobro do valor de um ingresso apenas), e podemos ir o ano todo!!! Uau!!! Super vale a pena. A gente pode viver toda essa experiência única durante 365 dias, e ainda contribuímos para a pesquisa e conservação das espécies do BioParque, dentre outras diversas vantagens exclusivas. Tipo essa:


Olha euzinha aí com um sorriso de orelha a orelha (tamanha minha felicidade), indo conhecer e registrar tudo de pertinho, antes mesmo da inauguração!!! Ahhhhh, que alegria! Eu queria ser uma Embaixadora do BioParque ♥ Porque eu estudei Física ao invés de Veterinária??? Nem Freud explicaria isso!!! Me sinto uma anta! kkkkkk

Desde que virou o ano, eu estava ansiosíssima para as obras enfim, terminarem. Eu não via a hora!!! E claro, me tornei sócia assim que pude, e hoje fui com a família conhecer de perto todas as mudanças para a reabertura oficial, que vai acontecer na próxima segunda-feira dia 22/03/2021:

Os recintos do BioParque são as divisões de ambiente para cada grupo de animais que moram por lá. Todos os espaços são os mais fiéis possíveis aos habitats naturais de cada espécie, desde o material utilizado na construção até a vegetação que preenche o ambiente, contribuindo assim para a saúde e o bem-estar de cada animal presente no BioParque do Rio. Ohwn... tô apaixonada!


IMERSÃO TROPICAL
Dentre os diversos recintos do BioParque do Rio, esse talvez seja o recinto com maior interação com a biodiversidade.
A Imersão Tropical é um show das aves e pequenos mamíferos que estão por lá. A sensação é de entrar em um pedaço da mata atlântica, entrando em contato direto com mais de 40 espécies de animais dos mais variados ecossistemas tropicais.
Todos os animais desse recinto fazem parte de projetos de conservação do BioParque do Rio, dentre eles, destacam-se ícones da nossa fauna, como o Mico-leão-dourado, Arara-Azul-Grande e a Ararajuba.

VILA DOS RÉPTEIS
O termo “réptil” deriva da palavra “reptare”, do latim, que significa “rastejar”, termo usado para designar animais como serpentes, tartarugas e crocodilos. São animais de pele grossa que se rastejam e utilizam o calor para balancear sua temperatura corpórea.
Sem teto e com janelas de vidro, seu espaço foi pensado para que recebam a luz solar da melhor forma. Fato curioso sobre essa área é que grande parte dela foi reaproveitada com o espaço orgânico que já existia, recebendo apenas os ajustes necessários para receber da melhor forma possível os rastejantes.

CARNÍVOROS
Assim como a IMERSÃO TROPICAL, todos os animais que estão nesse local fazem parte exclusivamente de projetos de conservação.
Aqui trabalhamos com dois programas: o de reprodução e reintrodução de pequenos felídeos da Mata Atlântica e o de Conservação Latino Americana do Urso de Óculos!
Esses programas promovem um dos pilares fundamentais para o BioParque do Rio: a conservação das espécies!


REIS DA SELVA
O esperado recinto dos Reis da Selva promete ser um dos maiores interesses do BioParque do Rio, ele será moradia das 3 maiores espécies de felinos do mundo.
Seu espaço foi pensado para que esses grandes caçadores consigam manter seus instintos naturais, já que são mais ativos à noite. Louca para começarem os passeios noturnos. Será que a gente vai poder fazer "virada"??? 


ASIÁTICOS
A Ásia possui um dos territórios mais extensos do planeta, e o mesmo pode se dizer de sua biodiversidade.
Esse recinto é criado para os diferentes tipo de animais e suas características, nele mora mora uma das maiores estrelas do BioParque: A Elefanta Koala. 


FAZENDINHA
Aqui você e sua família podem conhecer e se aproximar de animais típicos de fazendas. Queremos que todos entendam a importância de cuidar da natureza, mesmo que hoje em dia estejamos cada vez mais próximos dos centros urbanos.


CERRADO
Esse recinto recria o Cerrado, ou a savana brasileira, como também é conhecida.
Presente nas cinco regiões do país, ele é uma reserva de biodiversidade com diversos animais exclusivos dessa região que estão ameaçados de extinção.


ILHA DOS PRIMATAS
Neste recinto você encontrará os animais mais próximos dos seres humanos.
Com muita inteligência e velocidade, neste recinto é possível ver os primatas livres, pulando de um lado para o outro, uma experiência incrível. E sério, a gente vê de pertinho mesmo, eles "soltos". Dá vontade de pular com eles... é maravilhoso! AMO primatas

               

SAVANA AFRICANA
Ela é o lar dos maiores e mais emblemáticos animais terrestres do planeta, o que a torna um dos principais ecossistemas da região e do mundo!
A Savana também é conhecida pelos seus longos períodos de seca seguidos por temporadas de chuva. Aqui você terá a oportunidade de conhecer espécies que sobrevivem a situações extremas e que povoam nosso imaginário desde crianças.


Vem conhecer todos esses recintos com sua família. Vai ser um passeio delicioso, tenho certeza! Por aqui, todo mundo adorou! E ainda escolhemos uma muda da Mata Atlântica para plantarmos! 

O BioParque do Rio está com toda a estrutura de ponta para garantir a segurança, limpeza e alimentação. E nesse momento estão atendendo todas as especificações de segurança devido ao Covid:

‍👱👩👪 Capacidade de visitantes reduzida;

😷Uso obrigatório de máscara;

🌡 Sistema de triagem na entrada;

💬 Circuito sinalizado para evitar aglomerações;

🧴 Totens de álcool em gel espalhados por todo o parque.

Boraaaaaa!!! Já já estarei lá de novo. Vou levar papai para matar a saudade e aproveitar tudo o que ele mais ama, e que me ensinou a amar também!!!

Beijos da Si

Veja o vlog também:

8 comentários:

  1. Adriana Rosas Moura22/03/2021, 00:54

    Que saudade levei muito minha filha e depois ia no museu.Vou programar para visitar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai amar Dri, está mais lindo do que nunca! Um passeio maravilhoso! Beijos

      Excluir
  2. Meu Deus !
    O menino mais velho está muuuuuito alto e Marcelo André do seu tamanho! O tempo voa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voa e bem rápido!!! Não é igual avião não, é igual foguete.

      Excluir
  3. Boa noite. Eu estive no BIO PARQUE RIO no sábado dia 28 /05 e gostei muito tiramos muitas foto meu netinho João Lucas de 5 aninhos adorou se divertiu muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As crianças adoram. Bem, e nós também, né? ♥

      Excluir
  4. O BIO PARQUE RIO está muito lindo.

    ResponderExcluir

Ficarei muito feliz ao ler seu comentário. Mesmo que seja uma crítica, feita com educação, é bem-vinda para que o conteúdo do blog possa sempre melhorar!

Atualizações do Instagram

Subir