QUANDO NÃO SER MÃE É A OPÇÃO

Oi gente linda! :)


Diariamente eu recebo muitos releases, dos mais variados assuntos... Eu dou preferência aos assuntos que não sejam fofocas e famosos. E consequentemente, isso me leva a ler as mudanças mundiais, lutas vencidas, e as mudanças de comportamento. Aliás, comportamento e pessoas são meus assuntos preferidos!!!


Ontem ou anteontem, li um artigo sobre o "Essure", já ouviram falar?


Essure  é um método contraceptivo permanente e irreversível. Consiste em um dispositivo macio e flexível feito de aço inoxidável, revestidos por uma capa de níquel-titânio. Com cerca de quatro centímetros de comprimento e espessura de um fio de cabelo (semelhante a pequenas molas).


essure3Essure1
Inserido pelo canal vaginal até o útero e, dele, até o local de implante, por meio de um aparelho extremamente fino, denominado histeroscópio. O procedimento é rápido e não necessita de anestesia. Permite que a mulher, rapidamente, volte a executar suas atividades normais sem repouso.

A ação leva cerca de três meses para que as tubas uterinas sejam completamente bloqueadas, portanto, é importante a utilização de pelo menos um método contraceptivo durante esse período. Este produto não contém hormônios e, dessa forma, não altera o ciclo menstrual da mulher.


As mulheres têm conseguido, ao longo dos anos, conquistar mais espaço no mercado de trabalho e boas posições em grandes empresas. A educação formal e a globalização influenciaram essa conquista. Durante muito tempo, o preceito de “casar e ter filhos” eram características socialmente atribuídas à mulher. Hoje, ao contrário, o desejo de priorizar a ascensão profissional substitui a opção por ser mãe em muitas mulheres. Eu, particularmente, sempre tive o sonho de me tornar mãe. Planejava pelo menos uns 6 filhos, talvez 8. Confesso que a opção de parar no segundo filhote foi mais financeira mesmo. É difícil criar filhos, financeiramente falando. rsrsrs


Porque a gente sempre quer dar o melhor para eles. E o mundo está cada vez mais caro. E não estou falando de itens extras não... estou falando só do basicão mesmo: moradia, comida, vestuário... Porque se colocar o lazer e a modernidade na ponta do lápis, dá vontade de chorar, né não????


No calor do Rio de Janeiro, por exemplo, uma noite de 40º, sem ar condicionado, é algo quase insuportável. Pelo menos 2 ventiladores em cima, e um no teto!!! kkkkkkkk


Um dia no cinema, com apenas meus 2 filhotes, já não sai por menos de R$ 80 reais (sem ser no fim de semana e com combo família de pipoca, que já é pra economizar!!! rsrsrs).


Mas isso NUNCA me fez pensar na opção de não ter filhos. Antes de tê-los, eles já eram desejados à frente da realização profissional e financeira. Deixaria qualquer coisa para vivenciar a maternidade. E confesso: não me arrependo. Faria tudo de novo! Porque olha... VALE A PENA!


Hoje em dia, conforme mostram os estudos, e conforme a gente vê por aí também, a maternidade acaba sendo empurrada para frente em nome da liberdade e do trabalho e, quando a maioria atinge o ápice profissional aos 40, sente que o momento para ser mãe já passou. E esse é o motivo que leva grande parte das mulheres a procurarem maneiras definitivas de contracepção como a laqueadura cirúrgica, um dos métodos mais conhecidos. E o tal "essure" acabou chegando como uma alternativa minimamente invasiva, que é a laqueadura por via histeroscópica.
O procedimento, apontado como “padrão ouro” na Europa e Estados Unidos, é simples e não exige internação, incisões ou anestesia, bem como o afastamento das atividades. Trata-se de um microimplante macio e flexível, de apenas quatro centímetros, em titânio e níquel (materiais que apresentam excelente compatibilidade com o organismo) que, introduzido pela vagina através de um equipamento extremamente fino (histeroscópio), é colocado em cada uma das tubas uterinas. O método é realizado em cerca de 5 minutos.

Nas semanas seguintes ao procedimento, o corpo trabalha em conjunto com os microimplantes na formação de uma barreira natural que impede o espermatozoide de chegar ao óvulo. Por esse motivo, durante os três primeiros meses, é preciso que a mulher continue utilizando outra forma de contracepção, até ser confirmada a oclusão por meio de radiografia.


Confesso que não sei muito bem o que pensar sobre essa opção. Mas acho que se a mulher decide que não quer ter filhos, me parece uma opção segura para fazê-lo, e super prática. Achei o método interessante para quem opta por esse estilo de vida: sem filhos!


Filhos... mudam a nossa vida para sempre! Pra mim, é um amor que não se compara a nenhum outro, e que nos torna seres humanos melhores, a cada dia! Mas claro que isso não funciona assim para toda mulher. Se funcionasse, não teríamos mães matando filhos, abandonando, dando para adoção. Esse é um sentimento que tem que estar DENTRO da mulher, e não imposto pela sociedade ou pela família. Cada um tem sua vida, e cabe ao próprio optar por vivê-la de modo pleno.


Para mim, a plenitude de uma mulher, inclui os filhos! E se minha condição financeira tivesse permitido (porque agora já não adiantaria mais... rsrs), eu teria muitos deles! "Porque o amor é a única coisa que cresce, a medida que se reparte!" Mas como grifei, essa foi a minha opção. E opções não são regras!


E vocês, já ouviram falar desse procedimento? O que acharam dele? Qual a sua opção para a vida? Me contem!


Bjks!

2 comentários:

  1. Eu nunca tinha ouvido falar dessa opção, achei bem legal pelo fato de não precisar se recuperar como na cirurgia.
    Eu não faria porque sempre quis ter filhos mas também dou muito valor a carreira profissional, queria ser a melhor maquiadora a melhor designer a melhor YouTuber e realmente equilibrar todas essas coisas é difícil demais. Quero me estabilizar financeiramente e depois pensar em engravidar.
    Mas quando eu tinha 12 anos eu já tinha planejado ter 4 filhos antes dos 30! Hahaha

    ResponderExcluir
  2. Pro, eu também planejava os filhos desde que ainda nem tinha beijado na boca!!! kkkkkkkkkkk Sei lá, sempre foi um desejo bem maior que todos os outros. E eu abriria mão de realizar qualquer outro, para me tornar mãe! ♥ Mas acho que tem que ser opcional mesmo. Não é porque eu sentia essa vontade, que toda mulher tem que sentir. Achei também o procedimento bem bacana pra quem opta por isso! Bjks e sucesso nas carreiras (e com os futuros filhotes também!!! rs)

    ResponderExcluir

Ficarei muito feliz ao ler seu comentário. Mesmo que seja uma crítica, feita com educação, é bem-vinda para que o conteúdo do blog possa sempre melhorar!

Atualizações do Instagram

Subir