A VERDADE DAS CAIXINHAS TETRAPAK

Oi gente linda :)


No final de Fevereiro eu fui convidada para participar de um evento promovido pela Tetra Pak, para mães e pais influenciadores digitais, com informações mega bacanas sobre as caixinhas e uma palestra sobre alimentação saudável. Porque a gente sempre se preocupa com o melhor para os nossos filhos, né? E a vida atual nem sempre nos permite tirar a fruta do pé e fazer um suquinho na hora! ;)


O evento aconteceu no Club Med Rio das Pedras e essa foi a galera que esteve presente: Amanda Britto (Starving), Bruna Lara (Gordinha de Alma - vale o questionamento: "Senhor, porque eu não sou assim???),  Camilla Falcão, Carol (Catarina Brinca), Chris Ferreira (Inventando com a mamãe), Glaucia Sioli, Ih Carioquei!, Julia (Tem delícia na cozinha), Priscila (Aventuras Maternas), Paula Souza e Prosa de Mãe.


grupo tetrapakevento tetra pak-caixinhas-club med-rio das pedras-influenciadoras


Assim que chegamos ao Club Med fomos recepcionados com um delicioso coffee break e em seguida tivemos um bate-papo com a nutricionista Beatriz Botéquio, da Equilibrium Consultoria, para falar sobre as propriedades dos sucos 100% e tirar dúvidas sobre todos os sucos! O objetivo era mostrar ao grupo, através de pesquisas, o quanto é importante o consumo de frutas in natura na nossa alimentação. E o que acontece com elas quando vão para as caixinhas. E claro, explicou a diferença entre os sucos, que quando chegam no mercado, a gente percebe mais no preço, entendem? Acho que na cabeça da maioria das pessoas, o questionamento é sempre de que talvez uma marca cobre mais caro por causa da quantidade de suco e de água que outra marca. Mas no fundo, a maioria nem sabe a diferença dos sucos 100%, com néctar da fruta, refresco e em pó.


evento tetra pak-caixinhas-club med-rio das pedras-influenciadoras


Suco de frutas 100% não tem adição de açúcares (apenas o da própria fruta), nem de sódio, nem de nada! É um suco como feito em casa, só que na caixinha!!! Contém apenas ingredientes naturais e é obtido com a fruta madura.


Suco com néctar da fruta é a mistura da fruta (50 a 15%, dependendo da fruta) com água e na maioria das vezes, com açúcar também. Pode haver a mistura de estabilizantes e conservantes, dependendo da marca.


Refresco é aquele normal que a gente usa a fruta, acrescenta água e adoça a gosto. Se for industrializado, pode variar entre ter 30 até 5% apenas da fruta!!!


E o suco em pó, que a gente já sabe que pode até não conter NADA da matéria-prima vegetal em sua composição. Além de conter uma séria de aromatizantes, conservantes, corantes e etc.


Depois do nosso bate-papo com a nutricionista, conhecemos mais das caixinhas com Fernanda Miguel, engenheira de alimentos da Tetra Pak, que mostrou os processos de pasteurização e a tecnologia das embalagens longa vida. Lembrei dos tempos de faculdade, quando tínhamos que fazer os cálculos de caixas desse tipo. Putz!!! Porque tem sempre aquele cliente que quer "inventar" alguma gracinha que no desenho dele é super simples, no cálculo pra que tudo se encaixe é que a gente toma!!! #OdeioFísica Mas não vou falar de física hoje, nem de como nem Freud explicaria porque raios eu fiz isso!!! rsrsrs


Portfólio de embalagens


Voltando ao assunto caixinha, a conversa foi super interessante (porque não tinha os cálculos, óbvio). Fernanda falou sobre todo o  sistema de envase, maquinários especiais e sobre a própria caixinha:


Equipamento de embalagenscaixinha tetra paktetra


A caixinha é como a "casca" das frutas: protege e mantém todas as características naturais! A tecnologia asséptica é usada em embalagens longa vida, e são formadas por 6 camadas de materiais (papel, polietileno e alumínio), criando uma barreira protetora que impede a entrada de luz, água, ar e micro-organismos.


Porque tudo o que o consumidor quer é um produto 100% natural, sem conservantes, mas que tenha junto a praticidade da vida moderna. Graças a esse sistema, os alimentos líquidos podem ser embalados, distribuídos e armazenados sem necessidade de refrigeração, ganhando um prazo de validade médio de seis a doze meses. Isso e maravilhoso! Além disso, esse processo minimiza as alterações nos alimentos e, assim, eles chegam até a casa da gente com a qualidade que outros métodos de conservação não conseguem manter. Demais, né?


Além da preocupação com cada detalhe das embalagens, diminuir os impactos climáticos é um importante compromisso da Tetra Pak com o mundo. Até 2030, eles esperam reduzir a emissão de gases de efeito estufa nas operações em até 40% e esse número chegará a 58% até 2040. Essas são metas de redução de impactos climáticos aprovadas pela Science Based Targets (para saber mais, leia o comunicado na íntegra:http://bit.ly/2k3HvO9). É muito legal ver uma empresa se preocupando com o todo, né? Minimizar o consumo de energia e reduzir o lixo durante a produção também é muito importante para nós. Nas fábricas, a porcentagem de resíduos reciclados é de 98% em Monte Mor e 99,6% em Ponta Grossa. Esses números incluem até mesmo o óleo de cozinha gerado nos restaurantes. Muito bacana!


Adorei conhecer um pouco mais da empresa. Porque a gente não faz ideia realmente de como as coisas funcionam na prática, não é verdade? E de quanta coisa bacana por trás do pouco que a gente vê, a empresa realmente faz e participa!


evento tetra pak-caixinhas-club med-rio das pedras-influenciadoras


Depois das palestras nós almoçamos. Preciso dizer que o restaurante é mega, e simplesmente tem de TUDO. Mas quando eu digo "de tudo", é de tudo mesmo: de comida italiana a churrasco, de japonesa à mexicana. Vale ressaltar para as mamães que havia ainda uma parte especialmente para as que tem bebês ainda: com todo um aparato fantástico: leites especiais, soja, cabra, nan, nestogeno, ninho, farinha láctea, sustagem e etc, etc, etc, um fogãozinho, microondas, água filtrada, liquidifidor... Mas gente,  eles não esqueceram de NADA, de verdade! Fiquei impressionada.


evento tetra pak-caixinhas-club med-rio das pedras-influenciadorasevento tetra pak-caixinhas-club med-rio das pedras-influenciadoras


Aliás, impressionada com o clube todo. Porque é muito bacana, e tem atrações diversas, para todas as idades. Depois do almoço nós ficamos com o dia livre, para aproveitar cada espacinho delicioso do local. Gravei um vlog rapidinho, e aproveitei pra fazer uma colab com a linda Paulinha (que já está gravidinha de novo!!! ohwn... ).  Aperta o play pra ver um pouquinho de tudo o que rolou:



E amanhã tem a colab lá no canal, com 5 dicas de verão da Paula Souza. ;)


Bjks!

3 comentários:

  1. Mt bom Si, adorei o vlog, sempre fico com o pé atrás com esses sucos 100% da fruta, mas é bom saber que esses são mais confiáveis, aqui em casa suco é um problema, se for de caixinha Ricardo bebe, mas se ele ver fazer suco da fruta ele não bebe de jeito nenhum.
    adorei o post, me ajudou muito.
    super beijoos!

    ResponderExcluir
  2. Pois é Val... e ainda tem uns que usam o açucar da maçã (ou seja, já não é somente "natural de uma fruta"), e sim, misturado com a sacarose da maçã. Tem alteração no gosto também. ;) A palestra foi super esclarecedora. Super beijo!

    ResponderExcluir
  3. Que delícia de evento! Adorei saber que a caixinha preserva todos as propriedades naturais do suco, isso é ótimo!
    www.preservesuasraizes.com

    ResponderExcluir

Ficarei muito feliz ao ler seu comentário. Mesmo que seja uma crítica, feita com educação, é bem-vinda para que o conteúdo do blog possa sempre melhorar!

Atualizações do Instagram

Subir