HOME OFFICE: A TENDÊNCIA PÓS-PANDEMIA

Depois de quase 2 anos enfrentando uma pandemia, e ainda com tanta novidade envolvendo o Covid-19, ainda estamos nos adaptando a várias realidades diferentes, né?

Trabalhar em home office já era há muitos anos o meu trabalho "oficial", mas sempre enfrentei olhares atravessados e ouvi piadinhas sobre a produtividade e eficiência profissional. Como se quem trabalhasse em casa, trabalhasse bem menos. É... e aí veio a pandemia, e todo mundo teve que aprender a dividir o tempo dentro de casa mesmo. E todo mundo percebeu o quanto é necessário organização e foco, além de ter que trabalhar duro, mesmo estando em casa.

O tempo passou... aos poucos todo mundo foi aprendendo a lidar com o novo normal, e os escritórios, cada vez mais, seguem a tendência de ter salas com um tamanho reduzido, já que o crescimento do home office ganhou espaço. Muitas empresas dos mais diferentes setores perceberam como a produtividade dos colaboradores é a mesma ou até maior em casa, ao mesmo tempo em que elas reduzem seus custos. \o/ 

Em casa a gente acaba esticando um pouquinho o horário (sem custar hora extra pra empresa), adianta sempre o serviço, acaba produzindo mais... e ao mesmo tempo, mais feliz. Porque pode levantar da cadeira a hora que quiser sem ter que dar satisfação, pode tirar um cochilo no meio do expediente, pode comer em qualquer horário, pode trabalhar descabelada e até de pijama... 

Uma coisa que cresceu demais durante a pandemia, foi a construção de condomínios com tudo dentro, notaram? Ninguém quase se preocupa mais com o bairro ou ao que seu prédio está próximo. O importante é que dentro dele, tenha padaria, mercadinho, lazer, tudo junto! Assim como não há mais a necessidade de estar próximo ao trabalho, aos grandes centros comerciais. É home office, galera! E isso é maravilhoso! Juntar num imóvel seu lar e seu escritório, ao mesmo tempo, é tudo de bom!

Quem juntou um dinheirinho antes da pandemia, pode aproveitar a hora, porque o mercado imobiliário continua firme e forte, e os imóveis estão com bons preços e os juros estão mais baixos. \o/ Ah, se eu pudesse e meu dinheiro desse... rs Eu me mudei no início do ano, porque pagar aluguel estava surreal para o orçamento. A casa aqui é própria, mas ainda não é a "minha casa". É a casa dos meus pais, e consequentemente, das minhas irmãs também. E sei que elas irão querer vender depois. Então, embora tenha saído do aluguel, ainda não me sinto dona de um investimento realmente meu (o que não me permite e nem me anima investir mais do que o mínimo que eu possa!).

Uma das maiores dificuldades de quem deseja contratar um empréstimo, comprar, financiar ou até mesmo alugar um imóvel é a burocracia em torno desses processos. Dentre esses acordos burocráticos, a gente pode precisar de fiador, pode optar por operações de crédito, e até mesmo a hipoteca (não tão comum aqui no Brasil).  O importante é a gente tentar calcular ao máximo os gastos, para evitar surpresas no meio do caminho, e poder planejar a longo prazo essa vida de "lar doce trabalho"! 😍 Nesse site aqui, tem uma calculadora que pode ajudar nesses cálculos, pra ninguém ficar em apuros. Embora ela seja do Reino Unido (e os valores originais estejam em Libras Esterlinas), a matemática é igual no mundo todo, e a gente pode só converter a moeda pra REAL depois, pra ter uma base de preços, de juros, de amortização mensal ou anual,  e etc. E o site ainda tem muitas outras que podem ser bem úteis também, como a calculadora de refinanciamento. Outra boa pedida pra quem precisa renegociar algum imóvel. 

O importante é a gente se programar, lembrando inclusive do cenário pandêmico, e estar atento a boas oportunidades. Eu vou continuar de olho em tudo, porque a gente tem que ficar ligado em oportunidades, não é mesmo? E aproveitar que me livrei do aluguel, para respirar um pouco, e correr atrás do sonho da casa própria ainda! Uma hora vai! 

Beijos da Si


0 CLIQUE AQUI!:

Postar um comentário

Ficarei muito feliz ao ler seu comentário. Mesmo que seja uma crítica, feita com educação, é bem-vinda para que o conteúdo do blog possa sempre melhorar!

Atualizações do Instagram

Subir